Por Que o CDI é Mais Baixo que a Selic ?

Por Que o CDI é Mais Baixo que a Selic ?

Andre Prado  | 26.05.2020 16:38


Para quem trabalha no mercado financeiro ou se interessa um pouco mais, o fato de que a taxa Selic é um pouco maior do que a do CDI não é novidade. Entretanto, muitas pessoas, inclusive do mercado, não sabem ou nunca procuraram o porque dessa diferença.

Vamos começar explicando o que é cada taxa e sua função. Existem dois tipos delas, a over e a meta. A Selic Over (de Overnight) nada mais é que a taxa média ponderada e ajustada dos emprestimos de curto prazo com a garantia de Títulos do Tesouro Nacional entre instituições Bancarias, sendo que no ano é conhecida como Taxa selic anual.
A Meta é estabelecida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), que se reúne acada 45 dias para avaliar, entre outras coisas, em que direção a taxa de juros básia do país vai seguir (Selic).
O CDI (Certificado de Depósito bancário) é a média das taxas de negócios interbancários registrados na Cetip (Centro de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados), que tem como parâmetro a Selic Meta. Ele serve como base para remuneração ativos de renda fixa oferecidos pelos bancos como CDB e Compromissada, que pagam porcentagem do CDI, alem de ser usado como base para alguns tipos de Swap. É importante lembrar que nesses emprestimos os bancos emprestam o seu próprio recurso afim de captar ou doar dinheiro no mercado.

Agora que já sabemos o que é cada taxa e como funciona vamos falar sobre o risco delas. A Selic tem risco Governo (baixo ou zero), motivo pelo qual é chamado de taxa básica de juros e é calculada pegando como base os financiamentos diários de títulos publicos. Ja o CDI incorpora o risco de títulos privados. Porem, no mercado, o CDI é a principal referência de carteiras e ativos, sendo de interesse dos bancos remunerar seus clientes com uma taxa mais baixa, além disso os bancos são remunerados por ativos que são referenciados pela Selic, o que daria um up ainda maior nessa diferença, dando ao banco uma remuneração extra. Atualmente essa diferença está em 0.1%, mas, historicamente, essa diferença ja foi maior.

Andre Prado

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.