Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Por Que o CDI é Mais Baixo que a Selic ?

Publicado 26.05.2020, 16:38
Atualizado 09.07.2023, 07:32


Para quem trabalha no mercado financeiro ou se interessa um pouco mais, o fato de que a taxa Selic é um pouco maior do que a do CDI não é novidade. Entretanto, muitas pessoas, inclusive do mercado, não sabem ou nunca procuraram o porque dessa diferença.

Vamos começar explicando o que é cada taxa e sua função. Existem dois tipos delas, a over e a meta. A Selic Over (de Overnight) nada mais é que a taxa média ponderada e ajustada dos emprestimos de curto prazo com a garantia de Títulos do Tesouro Nacional entre instituições Bancarias, sendo que no ano é conhecida como Taxa selic anual.
A Meta é estabelecida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), que se reúne acada 45 dias para avaliar, entre outras coisas, em que direção a taxa de juros básia do país vai seguir (Selic).
O CDI (Certificado de Depósito bancário) é a média das taxas de negócios interbancários registrados na Cetip (Centro de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados), que tem como parâmetro a Selic Meta. Ele serve como base para remuneração ativos de renda fixa oferecidos pelos bancos como CDB e Compromissada, que pagam porcentagem do CDI, alem de ser usado como base para alguns tipos de Swap. É importante lembrar que nesses emprestimos os bancos emprestam o seu próprio recurso afim de captar ou doar dinheiro no mercado.

Agora que já sabemos o que é cada taxa e como funciona vamos falar sobre o risco delas. A Selic tem risco Governo (baixo ou zero), motivo pelo qual é chamado de taxa básica de juros e é calculada pegando como base os financiamentos diários de títulos publicos. Ja o CDI incorpora o risco de títulos privados. Porem, no mercado, o CDI é a principal referência de carteiras e ativos, sendo de interesse dos bancos remunerar seus clientes com uma taxa mais baixa, além disso os bancos são remunerados por ativos que são referenciados pela Selic, o que daria um up ainda maior nessa diferença, dando ao banco uma remuneração extra. Atualmente essa diferença está em 0.1%, mas, historicamente, essa diferença ja foi maior.

Últimos comentários

Entendi o que é, mas não o porquê da taxa DI ser 0,1 abaixo da Selic Meta. Existe alguma convenção sobre o assunto ou cálculo?
Era a minha duvida também. Vi algo relacionado dizendo o seguinte.  "se o CDI fosse maior que a Selic, os bancos optariam por vender seus títulos públicos e gerar caixa em vez de pegar empréstimos por meio do CDI, por tanto, é determinado que fique a baixo da SELIC a 0,10."  Mas, essa informação obtive em outro site. gosto de ler mais de 1 artigo para ter certeza da informação.
Fala André, muito bom seu artigo! Só para entende melhor, então, não faz nenhum sentido aplicar em um produto atrelado ao CDI? pois além do "risco banco" ser maior do que o "risco governo", os bancos nem te remunerar o suficiente para compensar esse risco, pelo contrário, aumentam ainda mais seu Spread, está correto?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.