Poupança Cresce Mesmo em Cenário Econômico Fraco

Poupança Cresce Mesmo em Cenário Econômico Fraco

Toro Radar  | 24.08.2018 09:15


A caderneta de poupança, tradicional instrumento para reservas monetárias futuras, registrou pelo quinto mês seguido captação líquida positiva. De acordo com o Banco Central, os depósitos superaram os saques da poupança em R$3,748 bilhões no mês de julho.

Na comparação com o mesmo período no ano passado, o saldo foi de R$2,336 bilhões. Este é o maior valor para um mês de julho desde 2014.

O presente resultado denota que as famílias estão conseguindo reestruturar as suas finanças, mesmo em um momento de atividade econômica que caminha a “passos lentos”, assim como a retomada gradual do mercado de trabalho brasileiro.

Vale frisar que, de acordo com o último Relatório Focus, a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é de 1,49% neste ano, taxa bem abaixo da qual era esperada no início de janeiro, quando mercado financeiro estimava crescimento de 2,70%. O primeiro semestre de crescimento aquém do esperado, o cenário externo turbulento, principalmente no que diz respeito à guerra comercial e à recente crise na Turquia, o impacto da greve dos caminhoneiros, ainda que em curto prazo, e o cenário eleitoral incerto são os principais influenciadores para a projeção vigente.

Com a manutenção da taxa básica de juros - a taxa Selic - no atual patamar de 6,50% a.a., a remuneração da caderneta de poupança continuará em 70% da taxa de juros ao ano, o que resulta em 0,3715% ao mês. No acumulado do ano, a poupança rendeu 2,70%, valor menor do que a inflação no mesmo período (2,94%).

Apesar da importância histórica que a caderneta de poupança sempre teve na vida financeira dos brasileiros, o cenário atual requer investimentos melhores para proteger o poder de compra das famílias e sua capacidade de acumular dinheiro para o futuro.

É neste ponto que entram várias opções de investimentos de renda fixa. Não é necessário nenhum simulador de rendimento da poupança para identificar que o mercado financeiro oferece diversas alternativas à caderneta.

Com os mesmos benefícios - segurança, liquidez e praticidade - investimentos como CDB, LCI, LCA e LC entregam rendimentos significativamente maiores comparados a essa modalidade de investimento. Para começar, basta se informar, traçar seus objetivos e colocar seu dinheiro para render.

Toro Radar

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+