Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Presente do Irã Após Ataques à Arábia Saudita: Oposição de Trump a uma Guerra

Publicado 20.09.2019, 10:53
Atualizado 02.09.2020, 03:05

A propensão de Donald Trump de dizer uma coisa e deixar seu governo fazer outra tem sido um presente para o Irã depois do ataque à Arábia Saudita, já que o presidente dos EUA garantiu a Teerã que não realizaria qualquer ação militar, apesar das demandas de alguns oficiais na Casa Branca.

Logo após o histórico ataque da última semana à infraestrutura petrolífera da Arábia Saudita, Trump deu a entender que o Irã era o principal suspeito. Mas também deixou claro que não queria entrar em guerra com a República Islâmica.

Teerã está se aferrando a essa posição do presidente norte-americano, enquanto Mike Pompeo, Secretário de Estado dos EUA, busca apoio internacional para punir o Irã pelo ataque.

Malicioso, Irã Coloca Pompeo contra Trump

A malícia do Irã ficou patente na quinta-feira, quando o Ministro de Relações Exteriores, Javad Zarif, tentou promover a discórdia entre Pompeo e Trump, descrevendo o secretário de estado como parte de um grupo de desertores na Casa Branca, cuja intenção era instigar o presidente a entrar em uma guerra que ele não precisava.

Por um momento, foi possível quase que desculpar Zarif por soar como um aliado de Trump, que estava ajudando o presidente a se precaver contra inimigos em seu próprio gabinete.

Embora não tenha feito menção a qualquer outro nome, Zarif deu a impressão de estar citando o grupo de desertores que era liderado pelo ex-assessor de segurança nacional de Trump: John Bolton. O presidente demitiu Bolton no início deste mês, depois de discordar com a maioria das suas recomendações que incitavam uma batalha contra o Irã.

Crise saudita estranhamente aproxima Trump e Irã

Por mais absurdo que possa parecer qualquer companheirismo verdadeiro entre eles, a aversão de Trump a uma guerra estranhamente fez com que ele se tornasse a melhor esperança do Irã na atual crise envolvendo a Arábia Saudita. A verdade é que, enquanto a vontade dos sauditas é extinguir seu pior inimigo da face da terra, Trump quer mantê-los vivos.

Desde que o presidente suspendeu um ataque de mísseis contra o Irã em junho, ao perceber que seria uma resposta desproporcional à derrubada de um drone norte-americano por Teerã, as autoridades da República Islâmica descobriram que Trump se tornava cada vez mais previsível.

Alguns dias antes do ataque de 14 de setembro contra a Arábia Saudita, Trump estava tentando convencer o Irã a se sentar à mesa de negociação para que as sanções ao país pudessem ser suspensas, enquanto se planejava um novo acordo nuclear entre ambos. O resto do seu governo, enquanto isso, se dedicada à campanha de infligir o “máximo de dor” ao Irã através das sanções, outra política à qual Trump recorre sempre que a diplomacia com Teerã falha.

Gráfico Semanal WTI - Powered by TradingView

As sanções norte-americanas contra o Irã estão em vigor desde novembro do ano passado, depois que Trump retirou unilateralmente os Estados Unidos de um pacto nuclear global firmado com a República Islâmica pelo seu antecessor, Barack Obama. Em seguida, ele exigiu que o Irã renegociasse esse acordo com seu governo. Teerã se recusou a fazer isso, provocando uma escalada nas tensões no Oriente Médio desde então.

John Kilduff, sócio do hedge fund de energia Again Capital, de Nova York, afirmou:

“Os iranianos encontraram em Trump alguém que podem manipular, já que ele tirou da mesa a opção de um ataque, permitindo que eles façam o que quiserem, com risco mínimo."

Trump, por sua vez, anunciou na quarta-feira que havia ordenado ao Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que aumentasse “significativamente” as sanções contra Teerã, depois de parar abruptamente de acusar o Irã pelo ataque à Arábia Saudita.

Os rebeldes Houthis do Iêmen reivindicaram a autoria do ataque, dizendo que haviam utilizado drones para atingir o complexo de processamento petrolífero de Abqaiq e o campo de petróleo de Khurais, tirando temporariamente de produção 5,7 milhões de barris, ou 5% da oferta mundial diária. Pompeo, no entanto, declarou que evidências encontradas pelos EUA mostram que as armas foram disparadas do sudeste do Irã.

Troca de farpas entre Pompeo e Zarif

Ao visitar a Arábia Saudita na quarta-feira, Pompeo provocou o líder supremo do Irã, ao afirmar que “as impressões digitais do Aiatolá haviam colocado em risco o abastecimento mundial de energia”. Ele também chamou o ataque de “ato de guerra” e buscou apoio para formar um grupo internacional para deter o Irã.

Zarif respondeu com sua própria retórica inflamada no Twitter:

“’Ato de guerra’ ou INCITAÇÃO à GUERRA? Remanescentes do #Time_B (+aliados ambiciosos) tentam enganar @realdonaldtrump para uma guerra.”

Ele também prometeu uma “guerra total” como represália aos supostos crimes de guerra cometidos no Iêmen pela Arábia Saudita e os EUA. Os Houthis dizem que os ataques aéreos sauditas no Iêmen, auxiliados pela inteligência e o suporte logístico dos EUA, mataram indiscriminadamente milhares de civis inocentes.

Zarif disse ainda em seu tuíte:

“Para seu próprio bem, devem pedir a Deus para que não recebam o que estão buscando. Ainda estão pagando muito barato pela guerra do Iêmen que arrogantemente não quiseram terminar há 4 anos."

Arábia Saudita ainda pode se vingar do Irã

Apesar da aposta do Irã de que o ataque à Arábia Saudita poderia passar incólume, uma reportagem do Washington Post no início desta semana sugeriu que Riad estaria planejando um contra-ataque à refinaria de Abadan no Irã, uma das maiores do mundo, ou à ilha de Kharg, maior instalação exportadora de petróleo da República Islâmica. Ataques nesses dois locais impediriam que o país islâmico processasse e vendesse petróleo de forma significativa.

Outros alvos incluem locais de lançamento de mísseis, bases ou outros ativos pertencentes à Guarda Revolucionária Islâmica, unidade militar de elite do Irã, acusada de realizar grande parte das operações paramilitares do país contra adversários externos.

A reportagem disse ainda que a Arábia Saudita poderia realizar ataques com a inteligência dos EUA, atingindo recursos de vigilância, sem que os EUA disparassem qualquer arma. Isso estaria em linha com as observações de Trump no início desta semana de que estaria “a postos” para responder ao Irã, mas “não pronto para uma guerra”.

Últimos comentários

e com isso bora apostar na PETR3 E 4 ?! KKKKKKK
Hj as guerras são mais no blá blá blá de interesses. Quando tudo parece berar o caos, as coisas aos poucos vão se resolvendo. Nesse meio tempo uns perdem, outros ganham, mas como diria nossa ex presidente: ninguém ganhou, ninguém perdeu, na verdade todo mundo perdeu...
kkkkkkkkk
Me parece que o EUA não é mais a super potência mundial no que tange a guerra e está quase perdendo o posto na economia para a China. Será que isso foi se concretizando no governo Obama?Por outro lado não é inteligente iniciar uma guerra com o Irã quando se está em outra econômica com a China. Certamente o Brasil é aliado dos EUA se preparem brasileiro quem sabe no futuro próximo iremos a guerra de fato. Quem não tem herdeiro é bom ir fabricando... rs
A maior e única superpotencia do Mundo, faz o que bem entender. Esse trelelê, irão render bilhões em contratos. Um único Porta-aviões Norte-Americano acabaria com o Irá...
Se Trump espremer mais o Irã com sanções, o Irã vai à guerra sem dúvida! o primeiro sinal já foi dado.
Como disse Putin.." a Defesa america nao é tao boa quanto parece " aonde estavam sistemas de defesa americanos durante os ataques? drones cortando o pais sem serem abatidos... o alvo poderia muito bem ser o principe saudita ou as bases americanas.
É incrível como a 'imprensa' se sente tão "desconfortável" em Trump não ter ido a guerra contra o Irã, que por um segundo eu imaginei que esses esquerdopatas eram todos pacifista, e agora estão torcendo pela Guerra.
o nível de hipocrisia dessa mídia esquerdista está ao rubro
presente?
presente?
É confortável ao presidente americano deixar a porta aberta ao Irã e indiscriminadamente aplicar sanções sem estabelecer um diálogo mais formal por vias diplomaticas inclusive. A exceção que o presidente resolve tudo via twitter numa evidente “crise diplomatica” e política de portas fechadas quando não há interesse aos EUA. Esses “pequenos atritos e provocações” bélicas vem em boa hora para os objetivos eleitoreiros do presidente americano. Seu publico eleitor tende a crer que a política anti-terrorismo está a todo vapor ao passo que retira o foco da crise diplomatico-comercial com a China. Até onde há verdade sobre o ataque se o acusado (Irã) sequer teve chance de se manifestar. Ademais a vitima (Arabia) está com olhos para outro suspeito Iemen. A Arábia se beneficiou da alta da comodite. Como este ataque de drone teve êxito? Até as eleições americanas o que tem para hoje é isso. A propósito a Russia está bem neutra, pois a suspeita de envolvimento na politica americana surtiu efeito
Antigamente, as guerras eram no canhão, missil, metralhadora. Agora basta um twitte
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.