Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Previdência Pessoal Complementar montada com investimentos em Títulos Públicos.

Publicado 22.10.2020, 08:26
Atualizado 09.07.2023, 07:32

No Brasil, a cultura de aderir a Fundos de Previdência sempre foi muito gritante, provavelmente por uma deficiência de conhecimentos de Educação Financeira por grande parte da população.

Ao longo desses anos nos quais eu venho atuando, percebi que os interessados em planejar a sua aposentadoria sequer sabem que existem diversas formas de fazer isso sem ter que "pagar" uma taxa de administração e outros encargos. Julgam que somente uma institução financeira, seja banco ou corretora, pode fazer a gestão dos seus aportes visando sua terceira idade.

Nesse artigo, venho comentar que é possível, por exemplo, fazer aportes mensais em Títulos Públicos, obtendo excelentes resultados no longo prazo e com um produto que tem um risco de quebra muito reduzido em relação aos demais.

Abaixo, segue um vídeo no qual ensino como fazer isso. Na descrição dele disponibilizei uma planilha de simulação e uma apostila feita com base em materiais disponíveis no site do Banco Central, da B3 (SA:B3SA3) e do Tesouro Direto.

Espero que gostem.

Forte abraço!

Últimos comentários

Sabe além!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.