Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Qual Será a Próxima Grande Evolução da Moeda?

Publicado 28.02.2021, 04:45
Atualizado 09.07.2023, 07:32

"Nossa, na minha época..." Quantas vezes a gente já não se pegou falando, ou pelo menos pensando isso, quando vemos algo que hoje é normal e antigamente, funcionava de forma completamente diferente ou sequer existia? Isso vale para praticamente tudo o que existe ao nosso redor, nas mais diferentes frentes. 

Vou citar aqui alguns exemplos: nos carros, a direção hidráulica era um "luxo" desnecessário. Câmbio automático idem. Hoje, você imagina algum carro top de linha sem os dois equipamentos? Em alguns países nem existem mais carros manuais à venda. Já dentro das nossas casas era comum as famílias que tinham apenas uma televisão, sempre na sala. E o tamanho da tela? Quando grande, era de 24 polegadas. A chegada das telas de 29, ainda nos modelos de tubo, foi uma grande revolução. Hoje, uma TV de LED com 32 polegadas é considerada pequena. Quem tem mais de 30 ou 35 anos com certeza em algum momento da vida já gravou fitas no rádio. O processo era uma tarefa quase artesanal. A pessoa era obrigada a ficar ouvindo o rádio por algumas horas até começar uma música que merecia destaque na fita. Levantava correndo de onde estava, apertava o "REC" o mais rápido possível e desligava ao final da música. Discos de vinil, Fitas K7, CDs. Disquetes, DVDs, Blu Ray, Fita VHS, filme de câmera fotográfica, locadora de filmes. Tudo isso foi substituído pelo Spotify (NYSE:SPOT) (SA:S1PO34), Netflix (NASDAQ:NFLX) (SA:NFLX34)e cia. Um smartphone básico de hoje tem 10, 100, 1.000x mais capacidade, memória e recursos do que equipamentos caríssimos e específicos de algumas décadas atrás.

Quando o assunto é dinheiro, a coisa também não é muito diferente. Lá atrás, antes das notas, cartões e PIX, o fluxo era inteiramente feito a partir de trocas. Duas facas por um arco e flecha, um bezerro por 50 quilos de café e assim por diante. A palavra salário, por exemplo, vem do SAL, pois os imperadores romanos costumavam pagar seus soldados com esta especiaria. À medida que as civilizações foram aumentando de tamanho e de complexidade esse tipo de operação passou a ser cada vez mais difícil. Imagina a dor de cabeça para vender um terreno, por exemplo, por 200 bois. E se o vendedor não quisesse 200 bois? Teria que achar alguém que quisesse, e em troca receberia digamos 100 toneladas de soja. Mais uma vez, o que fazer com 100 toneladas de soja? Em algum momento, as pessoas perceberam que precisavam de algum item mais simples de ser armazenado e que funcionasse como "coringa". 

Nasceram daí as primeiras moedas, feitas de metais preciosos. Ouro, prata, cobre. O valor que elas tinham estava diretamente ligado à escassez, pois não era simples achar esses metais na natureza. Então, na situação citada acima, para vender um terreno, em vez de trocar por 200 bois, a troca era feita por duas mil moedas de ouro, por exemplo. Com as moedas, a população passou a ter poder de escolha. Durante muito tempo, esse sistema fez sentido e isso permitiu que as sociedades seguissem evoluindo e crescendo.

Mas, novamente, chegou um ponto onde esse sistema deixou de ser prático. Como transportar quilos e mais quilos de ouro? E como proteger esse montante inteiro? Daí surgiram os primeiros bancos e com eles, o papel moeda. O banco nada mais era do que alguém que se responsabilizava pela custódia desses metais (ouro, prata) e em troca, emitia títulos/cartas que tinham o valor equivalente, possibilitando assim viajar agora com alguns papéis no bolso, as notas e não mais com quilos de moedas. 

Quando o mundo começou a se digitalizar, a evolução chegou também ao dinheiro. Surgiram os cheques, que na prática representam uma nota de valor "aberto", onde o portador pode escrever qualquer valor. Veio também o cartão de crédito, onde o banco dá um voto de confiança ao cliente e paga ao lojista, antecipadamente. Os próprios cartões também evoluíram muito, sendo bem diferentes hoje do que eram antes. As primeiras máquinas eram 100% analógicas, e era preciso folhas de carbono para copiar os dados do cartão para um recibo onde o comprador assinava. Depois a assinatura passou a ser no papel impresso pelas máquinas mais modernas. Aí veio o chip, que abandonou as assinaturas, trocando-as pelas senhas. E nos últimos anos, os pagamentos por aproximação onde você sequer precisa estar com o cartão físico, se tiver os dados no celular ou no smartwatch.

O Bitcoin é o próximo passo. E mais importante: ele não é apenas uma nova "versão" do dinheiro. O Bitcoin é uma revolução financeira. Pela primeira vez, uma pessoa não precisa de bancos para enviar dinheiro para um amigo, esteja ele na esquina ou do outro lado do mundo. Pela primeira vez, os Governos e Bancos Centrais não detém o poder na emissão de uma moeda. 

Em 2020, acompanhamos os Bancos Centrais do mundo inteiro imprimindo bilhões de dólares, euros e reais sem que esse dinheiro tenha sido gerado em troca de algum bem, produto, serviço ou valor agregado. Sabemos o que isso vai gerar: inflação. O dinheiro impresso só tem valor se ele for conquistado e gerado em troca de algo que tenha também gerado algum valor de fato. Se não fosse assim, seria muito simples resolver todos os problemas de pobreza do mundo. Bastaria imprimir notas de dólar e distribuir livremente. Mas, uma vez que o mundo estivesse inundado de dólares (ou qualquer outra moeda), as pessoas passariam a comprar e consumir muito mais. Não haveria alimento, roupas e bens para todos e os fabricantes seriam obrigados a aumentar o preço. E é desta forma que nasce  a inflação! 

É por isso que o Bitcoin se difere das moedas fiduciárias. Sua emissão é 100% previsível, programada e reduzida com o passar do tempo. Hoje são criados, aproximadamente, 6 Bitcoins a cada dez minutos. Daqui a 3 anos, serão 3. Em 10 anos, menos de 1 e assim por diante. Isso torna o Bitcoin uma moeda deflacionária, que sempre tende a valer mais por conta da lei de oferta e demanda.

É impossível prever o futuro e para onde as coisas vão evoluir. Como serão os carros daqui a 50 anos? Teremos humanos vivendo em Marte até o final do século? A China passará os EUA como país dominante na economia nos próximos 20 anos? Ninguém sabe. Mas uma coisa é certa: o Bitcoin e as moedas digitais vieram para ficar. Isso não quer dizer que eles seguirão se valorizando eternamente. Mas quer dizer que cada vez mais as pessoas irão se acostumar com a ideia de que existe uma moeda digital, que não é emitida por Governo nenhum e que é 100% descentralizada. Seja por amor à tecnologia, seja por necessidade técnica ou por uma oportunidade de investimento, não faz mais sentido não ter um pouco do seu dinheiro guardado em Bitcoin.

Bernardo Teixeira é CEO da BitcoinTrade, corretora especializada no mercado brasileiro de criptomoedas.

Últimos comentários

tive o prazer de presenciar a chegada do homem a lua, e depois de tanta coisa legal aqui estou vendo o Bitcoin, uma moeda eletrônica e que uma certeza os governos irresponsável não vão conseguir fazer com que a menina dos olhos do economista adoeça de inflação, este talvez seja o maior trunfo
parabéns pelo artigo, agora é ensinar os próximos passos e torcer para que o governo não interfira via tributação.
Olá Bernardo Teixeira, excelente dissertação sobre as CRIPTOMOEDAS. Infelizmente um pequeno PERCENTUAL, manuseia este tipo de negócios.É que eu falo:Quem saiu na frente está aí colhendo os frutos. Sou formado em Mercado de Capitais, a leitura no o meu contexto é primordial.Acompanhar os noticiários do MUNDO. Ter aquela visão bacana do que acontece e tão logo fazer as transações necessárias.Comecei a te seguir. Bons negócios.
Excelente texto para explicar porque devemos investir em criptomoedas. Eu reservo 5% da minha carteira para esses ativos. Parabéns
npxs moeda de futuro quem tem um dinheiro sem compromisso pra longo prazo pode acreditar que vai se dar bem. dobrei meu capital em menos de 2 meses
Com entrada das grandes empresas e instituições, jurava que o Bitcoin iria deixar de ser uma pirâmide digital e sem lastro. Mas pelo visto, vai continuar a ser um jogo do bicho sazonal. Pra comprar em Outubro e vender em Janeiro. Até que todas as criptos forem substituídas por moedas estatais e continuarem só para Nerds e bandidos, como era em 2013...
excelente matéria. parabéns. muito útil.
Excelente texto, muito bem escrito. Conheci o btc e as criptos em 2018 e uma pequena parte do meu dinheiro é aplicado nesses ativos.
Ótima materia. Qual seria o melhor par, por exemplo para o Etherium? Sempre virtual/dólar?
acho que é sempre no par que melhor lhe servir aos seus propósitos.
A evolução do sistema monetário programável está se adequando às necessidades. Agora é possível aportar cryptos em poupanças e investimentos nas Exchanges Descentralizadas e obter rendimentos superiores aos do sistema financeiro tradicional. As cryptomoedas têm desafios tecnológicos e facilidades de seu uso pelo cidadão, desafios de regulamentação. O uso como meio de pagamento depende ainda estabilidade de valor (câmbio), muita critica e desacreditamento existe, sim é verdade, o uso como moeda depende de um câmbio suave ao longo fdo tempo e ocorrerá com uma Crypto que tenha volume de mercado e esteja em fase bem desconcentrada, ainda surgirá uma solução... e estão surgindo algumas propostas promissoras. O que realmente importa nas Cryptos é não estar atrelada ao Estado e principalmente o cidadão ter outras opções de crédito em relação a Bancos. Pode coexistir com as moedas digitais estatais...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.