Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Quando é a Hora de Vender um Ativo Financeiro?

Publicado 14.01.2021, 08:51
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Uma das perguntas que sempre recebo nas redes sociais é quando vender um ativo financeiro. Dada a frequência desse tipo de dúvida, vale a pena falarmos um pouco mais desse assunto.

Alguns investidores, sobretudo iniciantes, têm uma ideia errada sobre a estratégia buy and hold. Eles acreditam que ela estratégia se trata de comprar um ativo e esquece-lo para sempre, o que é equivocado.

Na verdade, consiste em adquirir ativos de qualidade e “segurá-los” para o longo prazo, de forma a se beneficiar com os rendimentos e valorizações que os papéis por ventura apresentarão no futuro.

Adotando essa estratégia, os investidores acabam minimizando os custos com corretagens e emolumentos, além de evitarem venderem seus ativos nas crises, quando normalmente a cotação das ações estão em baixa.

No entanto, às vezes surgem situações que nos fazem ter que tomar a decisão de venda.

A primeira delas, e talvez uma das mais importantes, está relacionada a perda da vantagem competitiva de longo prazo da empresa investida. Isso acontece periodicamente, como foi o caso, por exemplo, de jornais e estações de televisão. Ambos costumavam ser negócios fantásticos, até o surgimento da internet, que mudou o paradigma da audiência.

Ao buscar empresas para investir no longo prazo, certamente o que ninguém deseja é adquirir companhias com vantagens competitivas questionáveis.

O segundo momento está relacionado à alocação de capital. Como sabemos, o capital é finito, motivo pelo qual as empresas devem competir pelo nosso dinheiro. Dessa forma, quando encontramos empresas excepcionais a um preço melhor, o que às vezes acontece, acabamos optando por vender ativos para melhor alocar o nosso capital.

Há algum tempo, recomendei a meus assinantes a venda de uma empresa varejista, justamente por esse motivo. A ação tinha se valorizado muito em pouco tempo, diminuindo muito sua margem de segurança, enquanto outras empresas estavam com preços melhores e qualidades semelhantes.

Por fim, o último momento para vender acontece quando a cotação da empresa perde a racionalidade e fica em um valor extremamente elevado. Nesse caso, a cotação da companhia excede em muito as suas realidades econômicas de longo prazo.

E o potencial econômico de longo prazo de uma empresa, quando a cotação das ações atinge a “estratosfera”, é sentir o efeito da “gravidade”. Com o tempo, o mercado acabará trazendo a cotação de volta a um patamar realista.

Infelizmente, alguns investidores acabam não observando esses métodos, vendendo seus ativos porque seu preço subiu demais ou porque acreditam que ele cairá. Não preciso dizer que essa é uma ótima maneira de perder dinheiro.

Pior ainda acontece quando os investidores são obrigados a vender na crise, quando a cotação está nas mínimas históricas. Em geral, esse movimento é feito por aqueles que negligenciam a importância de se ter uma reserva de emergência que possa ser usada em crises.

Últimos comentários

A B3 deveria se chamar jockey Club B3 kkk
Para mim foi de grande valor este artigo, sou novata e toda matéria esclarecedora eu recebo e agradeço.
Para mim foi de grande valor este artigo, sou novata e toda matéria esclarecedora eu recebo e agradeço.
Artigo extremamente esclarecedor . Parabens Thiago.
Suno recomendou venda da ezetec, sem perder fundamento. Motivo: preco esticado. O preco triplicou nesse periodo.
Poderia ter caido rapido tambem. Acho que a analise feito foi só pelo racional. Faltou o componente emocional do mercado. Um deles é o famoso FOMO. O outro é o pessoal que segue recomendacao e nem sabe porque. Resumo: dificil saber a hora de vender.
poderia cair também e forte 💪
gostaria de saber a opinião de vocês sobre fazer realizações de preços e vender somente os lucros ?
sem sentido, se ai aplicar e der negativo vai perder o lucro já feito..se der stop quando zerar lucro.. ai é não perder. mas vender lucro que pode gerar mais lucro cada ficar positivo não tem lógica. abraço
Claro que faz sentido! Vender parte as posições 50% a 80% põe no bolso hora que cair um pouco a cotação, comece a comprar aos poucos para não acilar muito o preço de entrada e continuará a buscar up side do papel.
poderia reformular está pergunta, não?
gostaria de saber a opinião de vocês sobre fazer realizações de preços e vender somente os lucros ?
Não acrescenta nada ao senso comum.
A mim sim, amargo.
Eu separo uma parte da minha carteira pra fazer trade (buy and hold), mas existe uma parte na qual acredito q a ação irá valorizar a longo prazo, principalmente os IPOs, essas costumo segurar e vendo só em situações específicas.
eu vendo na residência e compro no suporte em gráfico diário, simples assim com menos riscos e menos ganhos mas constante
Se o ativo financeiro em questão for a Magazine, já tá passando da hora de vender. O negocio ao fica naquele bom é velho voo de galinha e não sai do lugar.
Era a Petz
Continuo com PETZ3 e não me arrependo.
vai se arrepender em breve
Parabens pelo artigo. Linguagem simples e direta em todos os fundamentos.
Por isso aplico a partir de R$1,00 nos fundos de ações do BB por setores da economia e os especialistas escolhem as empresas. É importante ter estratégias sensatas de investimento, para que as pessoas não tenham de se tornar gestoras de seus próprios portfólios. Nós não fazemos cirurgias em nós mesmos. Chamamos médicos para fazê-las para nós. Com o nosso dinheiro, deveria acontecer a mesma coisa. Vários renderam esse mês + de 20% e recebe em D3 e IR eles descontam na fonte.
Tenho posições em uma empresa desde 2013, Até hoje ela está me dando 690%, e com potencial de crescimento no mercado que atua, fora outras com 500%,400% e todas com espaço para crescerem ainda mais! Não vejo necessidade de sair!
texto consciente. 👏
Tenho posições que já valorizaram 170% e não penso em sair a não ser pra realocar. Mesmo assim, pensando nos fundamentos destas empresas sempre as vejo preocupadas em gerar mais e mais lucros e resultados. Resumindo, não vejo motivo algum pra sair
Isso mesmo!!Em time que está ganhando e potencial para crescer não se mexe!!
 Por isso aplico a partir de R$1,00 nos fundos de ações do BB por setores da economia e os especialistas escolhem as empresas. É importante ter estratégias sensatas de investimento, para que as pessoas não tenham de se tornar gestoras de seus próprios portfólios. Nós não fazemos cirurgias em nós mesmos. Chamamos médicos para fazê-las para nós. Com o nosso dinheiro, deveria acontecer a mesma coisa. Vários renderam esse mês + de 20% e recebe em D3 e IR eles descontam na fonte.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Hora de vender ações no Brasil é agora, já e sempre já. Pegue o que sobrou, se sobrou e aplique em qualquer bolsa estrangeira numa boa Stock ou ETF e seja feliz.
Pelo visto temos alguém que realizou prejuízo em meados de março de 2020 por aqui.
cala a boca porra va vc e seu 1 real pros quinto vem fazer marketing de banco aqui zé
Estranho, chama um especialista para cuidar do dinheiro, mas esta em um site investimento, comentando uma noticia sobre venda de ativos. Esses vários que renderam mais de 20% não são tão vários não. Mas vários renderam bem (bem mesmo) menos que isso.
Hora de vender é quando atinge seu preço alvo, que deve estar estabelecido no momento da compra por cada investidor.
Eu comprei Locaweb por 23,70. Vendi a 45,00. Foi o meu "preço alvo". Mas talvez não levei em consideração outras questões, e fui "prematuro" em vender. Hoje ela bateu máxima histórica, chegando ao patamar de 104,50 🥺
Sinto te informar mais aquilo é uma bela bolha. Sinceramente é melhor vc ficar longe da locaweb para não ter choro depois.
Cliquem nos 3 pontinhos ali e denunciem esse Pedro como spam
Sabias palavras
Dinheiro investido , é dinheiro que está sobrando , não vendo nada que não me entrega 35% de lucro em pelo menos 20 meses.
Pega o maior economista de Havard, ele ainda vai perder e vai ganhar dinheiro no ibov. Assim, como qualquet investidor. Não existe fórmula ideal, infelizmente.
Não disse nada, muito embora goste muito do autor, onde estão as equações ?. Lucro na bolsa é basicamente especulativo e a hora de vender é sim subjetivo, uma dança de cadeiras e música, o último a sentar se f..... Fundamentos apresentam correlação com o valor de uma empresa, mas não é 100%. Hora de vender é subjetivo como o autor sugere, uma vez que não propôs nenhuma equação ou algoritmo. A hora de vender é na hora que se verifica lucro, pequeno ou grande, pois se nunca se tem prejuízo progressivamente se acumula capital. Assim como um prejuízo pequeno ao invés do grande - quando se erra e vai se errar em algum momento - também é tão importante quanto. Talvez equações acerca do padrão de compra e venda do investidor, vinculado a uma análise de mercado, cruzando os dados do desempenho do investidor possam determinar, em média, se o investidor historicamente vende/compra cedo ou tarde, de forma a corrigir sua forma de investir.
Concordo integralmente com vc!!!
Aos ansiosos recomendo consulta ao terapeuta, nunca ao agente de investimentos.
ótimo artigo!!
boa! é isto aí...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.