Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Rali de Final de Ano nas Ações da Bolsa de Valores

Publicado 20.12.2019, 09:33
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Para quem trabalha como gestor, trader, analista de investimentos, consultor ou até mesmo para os amadores do mercado de renda variável, todos sabem que existem diversas formas e métodos de analisar o mercado, principalmente o mercado de ações.

Algumas pessoas gostam de utilizar métodos de análise gráfica, outros preferem análise fundamentalista ou análise quantitativa. Não existe método certo ou errado, mas existe o método que funciona para você, para o seu perfil, para o seu horizonte no que tange prazo e apetite por risco.

Dentro desses métodos e estratégias, existe uma técnica muito interessante, porém pouco conhecida, que leva em conta a sazonalidade dos mercados. Essa técnica é mais comumente utilizada no mercado de ações e commodities.

Existem especialistas na área que garantem conseguir resultados satisfatórios com a simples observação de movimentações dos preços, em determinadas fases do ano ou do mês.

Pessoalmente, já ouvi falar de sazonalidade no daytrade, sazonalidade semanal, sazonalidade mensal e tudo que você pode imaginar.

Mas, sendo bem sincero, não costumo operar muito com esse “feeling”.

No entanto, sou obrigado a admitir que existe uma estratégia sazonal que sempre me impressionou e que sempre funcionou muito bem. Me refiro ao método sazonal do “Rally” de final de ano do mercado de ações.

Ibovespa ano de 2019:

Ibovespa em 2019

Entendendo o método sazonal no mercado de ações

Alguns vão discordar do assunto do nosso artigo de hoje. Para essas pessoas eu digo que eu também já fui cético com essa estratégia. Mas já diz uma famosa e antiga frase que: contra fatos não há argumentos! E para comprovarmos as palavras deste artigo, basta olhar para um gráfico do IBOV com mais de 20 anos. Recomendo que caso queira tirar a prova real, não olhe apenas o gráfico diário do IBOV no ano de 2019, pois esse ano simplesmente confirma como verdadeiro o método sazonal de final de ano.

As regras para o nosso estudo de hoje são bem simples e o método também. A estratégia diz que o mercado de ações (pode ser o IBOV mesmo) sobe de 7% a 10% nos últimos 3 meses do ano!

Ibovespa em 1999:

Ibovespa em 1999

Mas isso tem uma regra.

Esse “final do ano” começa a ser contado no último dia de setembro e tem prazo máximo para fechamento até o último dia de pregão do ano, para atingir o alvo da movimentação positiva, mencionado acima. Se realizar um estudo estatístico, poderá chegar a um nível de acerto de até 75% das vezes, isso levando em conta os dados dos últimos 20 anos.

E sabe o que é mais interessante? Mesmo nos 25% das vezes que esse método não funcionou, não foi sempre que o IBOV terminou na “zona de prejuízo máximo”.

Na verdade, nos únicos 5 anos que não conseguimos bater o alvo mínimo de 7% ou 10% – em 2 desses 5 anos, o IBOV terminou positivo acima de 2% no último dia de pregão do ano. Em 1 único ano desses 5, ele terminou no 0x0 e apenas dois deles foram os piores.

Ibovespa em 2017:

Ibovespa em 2017

Dentro desses dois piores anos, um deles terminou o ano 2.000 com pouco mais de 4% negativo. E o pior ano, você sabe qual foi? O ano da crise “subprime”, isso mesmo, o ano de uma das piores crises mundiais envolvendo os Estados Unidos desde 1929, 1937 e 1973 e 2001 na bolha da internet. Nesse ano de 2008, acredito que nenhum método sazonal pudesse estar fazendo sentido, a não ser o método brilhante do Benjamin Graham. Mas o método do “Investidor Inteligente” não é nossa discussão de hoje.

Ibovespa em 2008:

Ibovespa em 2008

Como é possível notar pelos dados acima, o método da sazonalidade de final de ano tem funcionado bem de acordo com os últimos dados históricos, em um mercado relativamente jovem como é o caso do mercado de ações brasileiro.

A pergunta que vem na cabeça agora é: “Se eu sei que o mercado repete esse ciclo, 75% das vezes positivo nos finais de ano, como tirar proveito disso?”

Estratégias e possibilidades para o fim de ano

Umas das formas seria se posicionar na compra em contrato futuro do índice em setembro, mas com vencimento para depois de dezembro. Lembrando de não alavancar demais, pois se trata de uma operação especulativa e também do fato dessa operação ser um pouco mais “cara”, pois será necessário se posicionar num contrato futuro com vencimento mais longo.

Uma alternativa para o contrato futuro do índice é a ETF do IBOV, a BOVA11 (SA:BOVA11). Se o investidor considerar um pouco arriscado demais o mercado futuro ou simplesmente não gostar de operar BOVA11, uma alternativa pode ser se posicionar em alguma ou algumas das principais ações de maior peso no índice. Hoje são: VALE3 (SA:VALE3), ITUB4 (SA:ITUB4), PETR4 (SA:PETR4) e mais algumas.

Se mesmo assim o investidor considerar arriscado demais, pois em 2008, por exemplo, o índice fechou com uma queda de 23% do final de setembro até o último dia de pregão de 2008, o investidor pode se posicionar em opções das bluechips, bem dentro do dinheiro, com vencimento para janeiro, mas sem alavancar.

O risco acaba se tornando menor, pois o prazo final da estratégia no tempo é menor que o prazo de vencimento das opções, já que você será obrigado a fechar a operação se o IBOV não bater os 7% ou 10% de alta até o último dia de pregão do ano.

E o mais legal nisso tudo é que se aprofundando um pouco mais nos derivativos, quando você se posiciona em opções bem dentro do dinheiro, você acaba tentando buscar opções mais próximas de um delta de 100%. Se as ações bluechips dessas opções subirem como o IBOV, você ganha “quase 100%” desse movimento, mas na queda, o delta vai diminuindo e o investidor acaba participando cada vez menos da queda. Lembrando que é sempre bom evitar opções com muito VE (valor extrínseco) nessa última estratégia.

Conclusão

Existem outras formas de especular essa movimentação de final de ano com um risco mais reduzido, mas se abordarmos 100% das estratégias nesse artigo, ele poderá se tornar muito longo e maçante.

O fato é que essas oportunidades existem e você ou eu, acreditando ou não, vamos ver essa movimentação positiva que quase sempre vai se repetir no final de cada ano, pelo menos em 75% das vezes.

Agora depende só você, abrir o gráfico do IBOV, de PETR4 (SA:PETR4), VALE3 (SA:VALE3), ITUB4 (SA:ITUB4) ou outras bluechips, para tirar a prova real do que foi discutido nesse artigo e ficar preparado para 2020 e os próximos anos.

Últimos comentários

Renda fixa hoje se encaixa para perfis extremamente conservadores. É logico que comparando à uma poupança, ela ainda é a melhor opção. Mas em termos de recomendações, o foco sempre será através do seu perfil (individual). Abraço!
Acho que o Brasil mudou e que esses parametros sao de anos que vivemos numa engancao fiscal, renda fixa pagava muito bem, juros altos, inflacao etc. prefiro olhar com outros olhos esse ciclo pra mim comecou agora. Ele servira de parametro daqui pra frente
Renda fixa hoje se encaixa para perfis extremamente conservadores. É logico que comparando à uma poupança, ela ainda é a melhor opção. Mas em termos de recomendações, o foco sempre será através do seu perfil (individual). Abraço!
Luis, vc concordaria que existe a sazonalidade negativa nos meses de maio ?
esse artigo saiu tarde de mais..
gostei!
Agradeço Celso! Nos acompanhe em nossas redes por Investidor Independente e Canal do Investidor. Será um prazer ajudar! Abraço.
gostei!
show!
Agradeço Edson! Abraço.
otimo artigo
Agradeço Gustavo! Abraço.
muito boa a analise
Obrigado pela participação!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.