Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Re-IPO de VULC3: Uma Boa ou Não?

Publicado 19.10.2017, 10:39
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Conforme prometido aqui vai minha singela contribuição a sua tomada de decisão.

Abaixo os gráficos que citei.

Primeiro lembrando que

Empresa calçadista com 65 anos de mercado

3 divisões de negócios:

(i) Esportiva: Olimpikus e OLK

(ii) Azaléia: Azaleia, Dijean e Opanka

(iii) Vulcabrás: Botas Vulcabrás

Olimpikus = 77% da receita em 2016 e 82% no 1S17.

Azaléia = 15,6% da receita em 2016 e 10,7% no 1S17.

OLK, Dijean, Opanka, Vulcabrás = ~8% da receita.

Vendas enfraqueceram com mercado com sobre oferta de calçados e também invasão de produtos do sudeste asiático. Com isso a receita veio caindo até 2016 e consequentemente o Ebit também foi afetado (gráfico 2)

Receita líquida trimestral

Ebit

E isso levou a empresa a buscar recursos externos e se endividar (vide quadrados vermelhos) afetando seu resultado financeiro e lucro na última linha.

Endividamento Bruto

Resultado Financeiro

Lucro Líquido

E nesse cenário as margens também vão pro espaço, ou seja, mergulham no negativo.

Evolução das Margens

Mas como as setas vermelhas mostram e tentam chamar atenção os últimos 2 anos mostram uma melhora substancial! Isso foi resultado de uma série de fatores e medidas tomadas.

Primeiro a troca do management e injeção de recursos pelos controladores, dado que as linhas de financiamento ficaram muito caras para empresa.

Depois a contratação da Galeazzi consultoria pra botar ordem na casa:

– Fechou 25 das 29 fábricas que tinha

– Reduziu o contigente de 45 mil para 15 mil.

– Encerrou joint-venture com a Reebook em 2015

– Buscou muito ganho e melhora de eficiência.

– Focou no desenvolvimento da marca Azaléia para agregar valor e diferenciação

Não por acaso os resultados melhorarem de fato e o nível de rentabilidade passou a ser bem bom!

ROIC

Mas penso que a crise pode ter até ajudado nas vendas da Olimpikus. Dado que na crise os tênis importados ficaram mais caro por conta do dólar e o poder de compra diminuiu. Nesse caso o tênis Olimpikus poderia ser visto tipo como um bem de Giffen, enfim.

Fato é que conseguiu melhorar os resultados de fato, mas uma coisa ainda não se conseguiu: adicionar valor a marca Azaléia.

Esse é o principal foco a meu ver para o case: saber, acreditar, entender se e como a Azaléia se tornará uma marca forte e com capacidade de vendas a preços bons e com bom retorno. Isso é central para saber se o case vai continuar a ser um case de ROIC satisfatoriamente elevado ou não

Nesse sentido eles vem investindo numa campanha que conta com Grazi Massafera e blogueiras famosas, me parece que vão seguir a estratégia bem sucedida do outro irmão: o Grendene (SA:GRND3). Seguir aquilo que ele fez na Grendene. Tanto é que estão investindo e já produzindo calçados feitos de EVA que é aquilo que a Grendene usa.

Como disse no vídeo converse com sua mulher, namorada, prima, tia. Sei lá alguma mulher pra ver qual a percepção da marca pra ela. Me arrisco a dizer que as mais novas não vão nem conhecer e as que conhecem não gostam muito.

Mas me parece que a nova coleção tem potencial.

$$ do IPO: parte do dinheiro do IPO vai pra pagar grana que sócios emprestaram pra empresa no passado (sem juros) o que não agrada, mas também os caras querem o seu dinheiro de volta depois de 5 anos.

A outra parte entra na empresa pra ajudar a reduzir dívida que vai ficar beeeemm equacionada e pra investimentos o que é muito bom!

Empresa vai pra Novo Mercado o que me agrada.

Falando de números o IPO me parece precificar a empresa num valor relativo fair.

Preços e Desconto VULC3

Então saindo a menos de 9,80 que é o preço dela na bolsa hoje, faz sentido a meu ver. como disso eu vou pedir reserva pra mim. Vamos ver...

Paro por aqui para não ficar muito longo. Espero ter ajudado.

Aquele abs!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.