Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Recorde Histórico do Ibovespa e os Destaques da Semana

Publicado 06.12.2019, 17:02
Atualizado 14.05.2017, 07:45

Panorama Semanal de 2 a 6 de dezembro*

Recorde histórico do Ibovespa e recuo do dólar em um período que teve a divulgação de dados positivos da economia brasileira, como o PIB do terceiro trimestre. Estes foram os destaques da primeira semana de dezembro.

O PIB brasileiro registrou alta acima do esperado, de 0,6% no terceiro trimestre deste ano. A produção industrial de outubro subiu 0,8%, um percentual também positivo.

A inflação medida pelo IPCA subiu para 0,51% em novembro, pressionada pela carne.

Uma notícia ruim no segmento econômico veio dos Estados Unidos, com a declaração do presidente americano, Donald Trump, de retomar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio brasileiros. Trump acusou Brasil e Argentina de promoverem desvalorização de suas moedas.

A Cúpula do Mercosul, que aconteceu em Bento Gonçalves, resultou no fechamento de alguns acordos e na declaração de Bolsonaro a respeito da pressa do bloco em aprovar acordo de livre comércio com a União Europeia, o que deve ocorrer até 2021.

O governo anunciou, no início da semana, a correção de mais dados na balança comercial do país, fazendo com que a diferença, em três meses, chegasse a cerca de US$ 6,5 bilhões.

O presidente Jair Bolsonaro negou a privatização de Caixa e Banco do Brasil (SA:BBAS3). Em outra questão polêmica, manifestou-se sobre a taxa de juros, afirmando que a Selic, hoje em 5% ao ano, deveria ser reduzida para 4,5% na reunião do Copom da próxima semana.

Na Câmara dos Deputados, foi aprovado o pacote anticrime do ministro Sergio Moro, mas sem as principais propostas.

E o TSE aprovou, com condições, as assinaturas digitais para a criação de partidos políticos. O registro do novo partido de Bolsonaro foi oficializado.

Lá fora, expectativas quanto a um acordo entre Estados Unidos e China, na novela sobre a batalha comercial. A China deve abrir mão de algumas tarifas sobre produtos agrícolas americanos.

Nos EUA, avançou o impeachment contra o presidente Trump. A presidente da Câmara pediu esta semana a redação das acusações para a formalização do processo, que envolve acusações de pressões na Ucrânia para proveito político.

Na economia, o destaque nos EUA é o ritmo da criação de empregos.

O Japão lançou um programa de estímulos de 110 bi de euros.

Mundo afora, países como Colômbia e França enfrentam greves e protestos.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa bateu recorde, fechando em 110.622 pontos, alta de 0,29%. O dólar encerrou em queda de 0,33%, cotado a R$ 4,188.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 6/12, às 9h.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.