Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Rendimentos dos Títulos Europeus Sobem com Avanços no Brexit

Publicado 15.12.2020, 12:18
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Publicado originalmente em inglês em 15/12/2020

Depois de meses de politicagens e empurra-empurra, o Reino Unido e a União Europeia parecem estar falando sério em concluir um acordo comercial de última hora pós-Brexit. Os negociadores prorrogaram várias vezes seus prazos quase sempre unilaterais. De fato, o encerramento do período de transição do Brexit em 31 de dezembro provavelmente foi o único prazo concreto.

Os rendimentos dos títulos públicos dos governos europeus repicaram, na segunda-feira, desde as mínimas da semana passada, diante dos esforços de “ir um passo além” nas tratativas.

Esforços para "ir um passo além" não apagam desconfiança dos mercados

Michel Barnier, negociador-chefe da UE, sugeriu que é possível fechar um acordo nesta semana ou, se não der tempo de o Parlamento Europeu autorizá-lo neste ano, as partes podem selar um consenso provisório sujeito a aprovação no início de 2021.

Os rendimentos dos títulos britânicos subiram de 2 a 5 pontos-base na segunda-feira, e os papéis dos principais membros da UE registraram alta parecida, já que o otimismo com um acordo incentivou os investidores a saírem dos ativos de segurança. (A rentabilidade dos títulos se move no sentido oposto da sua cotação).

O rendimento dos gilts britânicos de 10 anos subiu mais de 5 pb, para cerca de 0,24%. Um analista previu que o rendimento pode disparar além de 0,45% se um acordo for alcançado.

Os bunds de 10 anos da Alemanha, menos sensível a políticas do Brexit, subiu mais de 1,5 pb para cerca de -0,62%.

Irlanda 10 Anos - Semanal

A Irlanda, mais diretamente afetada pelo Brexit, viu o rendimento dos seus títulos de 10 anos subir mais de 3 pb desde a mínima recorde da semana passada para cerca de -0,31%.

Itália 10 anos - Semanal

Em outra ponta do espectro dos rendimentos, o rendimento do papel de 10 anos da Itália disparou mais de 0,53%, ante 0,50% na semana anterior, antes de recuar abaixo de 0,51% nas negociações posteriores.

Barnier ficou satisfeito com a concessão do primeiro-ministro Boris Johnson em aceitar a chamada “cláusula de evolução” que permite uma retaliação unilateral através de tarifas se os padrões divergirem muito. Por outro lado, o ex-primeiro-ministro francês acreditava que as tratativas sobre a pesca haviam regressado, já que Johnson aparentemente esperava uma concessão em troca.

O acordo comercial não inclui o setor financeiro, que, evidentemente, é de extrema importância para o Reino Unido, já que Londres é o único centro financeiro global da Europa.

A UE mostrou receio na hora de garantir a equivalência das normas europeias com a regulamentação financeira britânica, embora tenha prontamente concedido esse status aos Estados Unidos, Canadá, Japão e outros grandes parceiros comerciais, com fóruns para discutir possíveis mudanças legislativas que pudessem acarretar a retirada da equivalência.

GBP/EUR - 60 minutos

A libra esterlina ganhou terreno frente ao dólar e o par GBP/EUR em meio ao otimismo. Os mercados estavam indecisos, e os investidores, desconfiados com os riscos negativos. Tanto a UE e o Reino Unido ofuscaram seus comentários otimistas com advertências.

O que ficou claro desde o início é que ambas as partes se beneficiariam com o menor número possível de transtornos às suas relações. Os investidores da UE teriam muito a perder de não tivessem acesso à liquidez dos mercados londrinos.

A profundidade e a amplitude dos mercados da City são resultado de séculos de construção, e seriam necessárias décadas de desenvolvimento para que os centros continentais chegassem a esse patamar. O comércio também é uma via de mão dupla. Tudo funcionou bem antes de o Reino Unido ingressar no bloco e continuará funcionando bem após sua saída. Os políticos só precisam aceitar essa realidade.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.