Resultado Braskem 2T19: Haja Incertezas e Paciência

Resultado Braskem 2T19: Haja Incertezas e Paciência

William Alves  | 14.08.2019 08:50

Vamos lá, quem olha essa tabela abaixo pode se apavorar, pensar: F___

Resultados Financeiros

Como sempre digo meu compromisso é com a verdade. E a verdade é que o resultado da Braskem (SA:BRKM5) nesse trimestre não foi bom, simples assim. No entanto, contrariamente ao que essa tabela acima deixa a entender, ele não foi assim tão horroroso. Há uma boa explicação nas fortes quedas na comparação com o 2T18.

Vamos digredir o resultado…

BRASIL

Responde por 44% do Ebitda total. Vendas levemente melhores com ganho de market share pela empresa. Exportou mais também, mas a comparação com o 2T18 é suja porque naquele trimestre houve a greve dos caminhoneiros.

EUA e EUROPA

Responde por 31% do Ebitda total. Vendeu mais nos EUA. Vendeu menos na Europa que vai devagar e a sazonalidade não ajudou (verão europeu)

MÉXICO

Responde por 25% do Ebitda total. Arriba? No! México sentiu a ameaça de imposição de tarifas pelos EUA. Volumes caíram bem por lá. Vale (SA:VALE3) a lembrança que o atual presidente tem um viés de esquerda e está “dilmando” por lá. Tenso!

Até aqui nada tão absurdo.

O QUE PEGOU DE FATO?

Referências internacionais

A queda nos preços e nos spreads das resinas. Simples assim. Poderia colocar a tabela dos preços dos EUA e Europa e ainda México, mas não precisa. Petroquímico é commodity e quando cai num lado, cai no outro…believe me!

Os motivos?

  • Principal: novas capacidades de produção de resinas e petroquímicos que aumentaram oferta e afetam negativamente os preços;
  • Crescimento mais lento da economia chinesa;
  • Arrefecimento do setor automobilístico;
  • Apesar dos pesares eu diria que isso era dado.

    Mas o que pesa contra suas ações é uma conjunção de fatores:

  • Cenário segue não dos melhores para resinas e penso que esse é um motivo que trava sim muitos gestores de comprarem Braskem (SA:BRKM5).
  • A questão da planta de sal em Alagoas é um risco mais pelo receio do potencial custo que possa ter. Na indefinição muita gente fica fora. Nesse sentido, veja que hoje ela já tem R$ 3,7 BI embargados pela justiça e ainda assim tem caixa para honrar todos serviços de dívida por pelo menos 21 meses, fora a linha de crédito internacional já disponível para empresa.
  • Deslistagem em NY não ajudou em nada e afastou potenciais investidores. Em outubro haverá uma audiência com o recurso da empresa sobre isso. Até lá ela segue fora.
    • Situação do grupo Odebrecht que penhorou as ações da empresa em tudo quanto é dívida. Tendência é que bancos tomem a empresa, acho bom porque afasta mais uma incerteza.

    Muitas incertezas…mas ela segue sendo uma empresa que “roda” a aproximadamente 5x Ev/Ebitda, 8,5x lucro e um belo free cash flow to yield de mais de 10%, não consigo deixar de achar muito barata! Provavelmente estou errado porque estou perdendo dinheiro, mas enfim, sigo nela.

    William Alves

    Artigos Relacionados

    Últimos comentários

    Adicionar comentário
    Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
    Celso Gallego
    Celso Gallego

    E seria um bom momento para entrar no papel?  ... (Leia Mais)

    15.08.2019 13:09 GMT· Responder
    Leo Pereira
    Leo Pereira

    Tamu Junto ! LP é paciência  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 15:56 GMT· Responder
    Paulo Almeida
    Paulo Almeida

    Vlw Will.  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 13:10 GMT· Responder
    Gilson Mocelim
    Gilson Mocelim

    Concordo, sigo nela apesar dos apesares  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 12:59 GMT· Responder
    Denis Araujo
    Denis Araujo

    A Braskem destruiu 4 bairros em Maceió -AL com a sua mineração criminosa, uma empresa que nao tem responsabilidade social e nem ambiental. E tenta na Justica se livrar dos processos.  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 12:48 GMT· Responder
    André Cassiano
    André Cassiano

    Faltou falar da corrupção, envolvimento com lava jato, governo PT e outros casos, como ser braço da Odebrecht, acordos de leniência, processos njos EUA, multas pagas nos EUA e Suíça, entre outros casos... Como uma empresa como essa pode ter um balanço positivo?O meu compromisso sim é com a verdade!!! A sua análise deve ter sido patrocínio de alguém ou outrem...  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 11:22 GMT· 1 · Responder
    Andre Forti Saint
    Andre Forti Saint

    Olho com outros olhos tanto para BRKM5 qto para VALE3, papéis baratos pelo que as Empresas são, quem viver verá...  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 10:57 GMT· Responder
    Valmir Simplicio
    Valmir Simplicio

    Siga perdendo dinheiro. Simples! Não saiu quando tinha de sair. Agora é tarde. Espera.  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 10:54 GMT· 1 · Responder
    Bruno Bree
    Bruno Bree

    Cara eu não sou de elogiar, mas concordo com a sua análise. Braskem mesmo com tantas dificuldades ainda é uma empresa rentável. Congratz  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 09:30 GMT· Responder
    Roosevelt De Lima Brito
    Roosevelt De Lima Brito

    Com um dividendo ainda pendente, a empresa tem potencial de lucro consideravel, porque atua num segmento muito rentavel, alem de ser bem administrada!. A ação nos preços atuais estão muito baratas!. A partir de outubro, voltando ao ADR,  deve  dar um salto para niveis mais adequados!.  ... (Leia Mais)

    14.08.2019 01:50 GMT· Responder
    luan junior teixeira da silva junior
    luan junior teixeira da silva junior

    Parabéns pela análise!  ... (Leia Mais)

    13.08.2019 22:06 GMT· Responder
    Cristian Oliveira
    Cristian Oliveira

    Will, concordo com a sua tese de investimento, mas eh importante não nos deixar levar por euforias de mercado e teses de investimento difíceis e atraentes. Sigo comprado, mas qd vejo os resultados de MGLU, trimestre apos trimestre, surpreendendo para cima, doi no peito.   ... (Leia Mais)

    13.08.2019 20:19 GMT· 1 · Responder
    MARCIO TAVARES
    MARCIO TAVARES

    É, meu caro, essa empresa já era. Vai voltar um dia, mas nunca mais será a mesma. E o carrego vai ser caro até lá. Não compensa insistir.  ... (Leia Mais)

    13.08.2019 19:37 GMT· Responder
    Discussão
    Escrever uma resposta...
    Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

    Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
    Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
    A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
    É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
    A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

    English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
    Sair
    Tem certeza de que deseja sair?
    NãoSim
    CancelarSim
    Salvando Alterações

    +