Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Resultado Braskem 2T19: Haja Incertezas e Paciência

Publicado 14.08.2019, 08:50
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Vamos lá, quem olha essa tabela abaixo pode se apavorar, pensar: F___

Resultados Financeiros

Como sempre digo meu compromisso é com a verdade. E a verdade é que o resultado da Braskem (SA:BRKM5) nesse trimestre não foi bom, simples assim. No entanto, contrariamente ao que essa tabela acima deixa a entender, ele não foi assim tão horroroso. Há uma boa explicação nas fortes quedas na comparação com o 2T18.

Vamos digredir o resultado…

BRASIL

Responde por 44% do Ebitda total. Vendas levemente melhores com ganho de market share pela empresa. Exportou mais também, mas a comparação com o 2T18 é suja porque naquele trimestre houve a greve dos caminhoneiros.

EUA e EUROPA

Responde por 31% do Ebitda total. Vendeu mais nos EUA. Vendeu menos na Europa que vai devagar e a sazonalidade não ajudou (verão europeu)

MÉXICO

Responde por 25% do Ebitda total. Arriba? No! México sentiu a ameaça de imposição de tarifas pelos EUA. Volumes caíram bem por lá. Vale (SA:VALE3) a lembrança que o atual presidente tem um viés de esquerda e está “dilmando” por lá. Tenso!

Até aqui nada tão absurdo.

O QUE PEGOU DE FATO?

Referências internacionais

A queda nos preços e nos spreads das resinas. Simples assim. Poderia colocar a tabela dos preços dos EUA e Europa e ainda México, mas não precisa. Petroquímico é commodity e quando cai num lado, cai no outro…believe me!

Os motivos?

  • Principal: novas capacidades de produção de resinas e petroquímicos que aumentaram oferta e afetam negativamente os preços;
  • Crescimento mais lento da economia chinesa;
  • Arrefecimento do setor automobilístico;
  • Apesar dos pesares eu diria que isso era dado.

    Mas o que pesa contra suas ações é uma conjunção de fatores:

  • Cenário segue não dos melhores para resinas e penso que esse é um motivo que trava sim muitos gestores de comprarem Braskem (SA:BRKM5).
  • A questão da planta de sal em Alagoas é um risco mais pelo receio do potencial custo que possa ter. Na indefinição muita gente fica fora. Nesse sentido, veja que hoje ela já tem R$ 3,7 BI embargados pela justiça e ainda assim tem caixa para honrar todos serviços de dívida por pelo menos 21 meses, fora a linha de crédito internacional já disponível para empresa.
  • Deslistagem em NY não ajudou em nada e afastou potenciais investidores. Em outubro haverá uma audiência com o recurso da empresa sobre isso. Até lá ela segue fora.
    • Situação do grupo Odebrecht que penhorou as ações da empresa em tudo quanto é dívida. Tendência é que bancos tomem a empresa, acho bom porque afasta mais uma incerteza.

    Muitas incertezas…mas ela segue sendo uma empresa que “roda” a aproximadamente 5x Ev/Ebitda, 8,5x lucro e um belo free cash flow to yield de mais de 10%, não consigo deixar de achar muito barata! Provavelmente estou errado porque estou perdendo dinheiro, mas enfim, sigo nela.

    Últimos comentários

    E seria um bom momento para entrar no papel?
    Tamu Junto ! LP é paciência
    Vlw Will.
    Concordo, sigo nela apesar dos apesares
    A Braskem destruiu 4 bairros em Maceió -AL com a sua mineração criminosa, uma empresa que nao tem responsabilidade social e nem ambiental. E tenta na Justica se livrar dos processos.
    Faltou falar da corrupção, envolvimento com lava jato, governo PT e outros casos, como ser braço da Odebrecht, acordos de leniência, processos njos EUA, multas pagas nos EUA e Suíça, entre outros casos... Como uma empresa como essa pode ter um balanço positivo?O meu compromisso sim é com a verdade!!! A sua análise deve ter sido patrocínio de alguém ou outrem...
    Oi André. Não tenho patrocínio não, mas aceito se quiseres...rs. . Vale teve problemas ambientais, JBS envolvimento com o governo, OI, ELET, PETR, BBDC, BBAS, CMIG, ... varias outras com governança corporativa muito ruim. . Se for ser criterioso de fato sobram poucas. . Mas respeito tua opinião...é simples...não invista nela. Abs
    Olho com outros olhos tanto para BRKM5 qto para VALE3, papéis baratos pelo que as Empresas são, quem viver verá...
    Siga perdendo dinheiro. Simples! Não saiu quando tinha de sair. Agora é tarde. Espera.
    Obrigado pelo conselho Valmir.
    Cara eu não sou de elogiar, mas concordo com a sua análise. Braskem mesmo com tantas dificuldades ainda é uma empresa rentável. Congratz
    Com um dividendo ainda pendente, a empresa tem potencial de lucro consideravel, porque atua num segmento muito rentavel, alem de ser bem administrada!. A ação nos preços atuais estão muito baratas!. A partir de outubro, voltando ao ADR,  deve  dar um salto para niveis mais adequados!.
    Parabéns pela análise!
    Will, concordo com a sua tese de investimento, mas eh importante não nos deixar levar por euforias de mercado e teses de investimento difíceis e atraentes. Sigo comprado, mas qd vejo os resultados de MGLU, trimestre apos trimestre, surpreendendo para cima, doi no peito.
    Ja tive. Dor de corno aqui tb! kkk
    É, meu caro, essa empresa já era. Vai voltar um dia, mas nunca mais será a mesma. E o carrego vai ser caro até lá. Não compensa insistir.
    Instale nossos aplicativos
    Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
    Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
    A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
    É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
    A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
    A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
    © 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.