Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Resultado Trisul 2T19: Resultado Forte, “TRI” Bom de Novo!

Publicado 14.08.2019, 17:13
Atualizado 13.03.2024, 15:35

O resultado foi muito bom! Para quem não se lembra, comentei o resultado do primeiro trimestre e já tinha achado o resultado bom. Parece que a companhia, mesmo com uma prévia muito boa, conseguiu me surpreender com seus resultados.

Colhendo os frutos

Vamos começar com o quadro de destaques e que DESTAQUES!

Fonte: Release Trisul – 2T19

Tinha tempo que eu não via um Top e Bottom line tão expressivos. E mais, em um setor que estava sofrendo até outro dia.

Muitas companhias surfaram o “boom” no setor, mas algumas não estão só surfando, mas entregando bons resultados. Foram lançados 3 empreendimentos, Omni Ibirapuera (Alto padrão), Elev Vila Prudente(Econômico) e Bella Atibaia (Econômico), este último a Trisul (SA:TRIS3) tem apenas 40% de participação.

O VGV dos lançamentos somou R$ 255 milhões, ficando abaixo em 10% quando comparado ao 2T18. Porém, no 2T18 foram lançados 5 empreendimentos contra 3 agora, o que justifica a queda. Quando olhamos unidades lançadas, com 3 empreendimentos, a companhia conseguiu lançar 16% a mais que em comparação ao segundo trimestre de 2018.

Mas não foi o VGV menor dos lançamentos que vão te preocupar né? Vendas Líquidas (já líquidas de comissões e distratos) cresceram 62% vs 2T18; unidades vendidas cresceram 38% vs 2T18; Receita Operacional Líquida cresceu 50% vs 2T18; Assim como, o Lucro Líquido e o EBITDA Ajustado, cresceram 56% e 52% respectivamente em relação ao 2T18.

Sorte? Movimento Eufórico do setor? Neste caso, eu acho que não. Trisul (SA:TRIS3) tem o seu mérito, a gestão tem feito um excelente trabalho e conseguiu sobreviver a uma das piores crises. Neste 2T19, já atingiu 59% do guidance de lançamentos. Agora é hora de colher os frutos e continuar plantando!

Lançamentos a todo vapor!

Calendário de Lançamentos em 2019; Fonte: Release Trisul – 2T19

As vendas continuaram bem, no segundo trimestre, os lançamentos venderam melhor que no 1T19. Enquanto isso, os lançamentos do 1T19, continuaram com crescimento nas vendas em um ritmo mais lento, mas justificável pelo segmento do lançamento. Destaque para o VSO, que mede a velocidade de vendas e atingiu 27% no trimestre.

Vale (SA:VALE3) uma ressalve, o Landbank da companhia potencial da companhia é de R$ 1,55 bi em VGV e que deve suprir até final de 2021, data que está programada para a entrega do último lançamento. Sendo assim, espera-se que para o próximo semestre a companhia agilize a aquisição de terrenos para aprovação de novos projetos e regularização dos mesmos.

MEU OUTLOOK PARA TRIS3 (SA:TRIS3)

Olhando para o resultado e para os lançamentos que estão por vim. Vejo a companhia apresentando bons resultados e se beneficiando de uma possível retomada da economia. Além disso, o cenário de juros baixos, tende a beneficiar muito o setor.

Porém, diante da alta absurda que os papeis tiveram, 127% somente em 2019 (12 meses já acumula 249%). Creio que a margem de segurança já não seja tão atraente assim…

Outlook Trisul

P/VPA já está em 2x. Tudo bem, está abaixo de Eztec (SA:EZTC3) que negocia a 2,7x P/VPA. Mas está acima de Even (EVEN3 (SA:EVEN3)) e Cyrela (SA:CYRE3), que negociam 1,36x e 1,8x respectivamente.

Pode ir a 10? Pode ir a 11? Pode, tudo pode no mercado!

Era isso, valeu.

Últimos comentários

Nem tudo é flores. Margem líquida e dividendos um tanto baixos e EV/EBIT um tanto alto.
ótimo artigo Breno. parabéns
Muito obrigado!
Sou leigo.. o que fazer, então segundo essa previsao? Continuar investindo?
acompanhe de perto...
Parabéns muito bem explicado.
Muito obrigado! abs
Perfeito
Otima noticia. Ja estava comprado, vou aumentar minha posicao. Esse papel so nao me entregou mais, esse ano, do que as Lojas Marisa! Small Caps maravilhosas!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.