Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Resultados Petrobras: Otimismo Está Descontado?

Publicado 15.03.2018, 08:34
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Este artigo comenta a análise técnica de Petrobras (SA:PETR4) no dia em que serão divulgados os resultados do 4T17. Nele mostro porque acho que a Petro está cara (em termos de análise gráfica), e aponto sinais no volume que indicam que um resultado positivo no balanço já está descontado. Também faço um paralelo com o caso da VALE3, que passa por correção mesmo após divulgação de bons resultados no 4T17. Leia o Disclaimer no fim da análise!

Gráfico de PETR4 Indica Queda

O gráfico de Petrobras, especialmente indicadores de momento, indica viés vendedor. MACD e RSI mostram divergência de topo. Em especial, o RSI mostra divergência (tipo hidden) tripla, e a divergência normal simplesmente não falhou nas últimas duas vezes que ocorreu. Além disso, temos uma contagem de ondas que aponta onda 5 de 5 de 5.

Essa contagem (mostrada no gráfico) indica que a onda 3 verde teve 1,618 de 1 verde e 5 verde onde está agora tem 100% de 3 e 161.8% de 1.

Por último, uma análise de volume dessa última onda 5 indica que, provavelmente, o otimismo com resultados positivos da companhia foi precificado no rali de dezembro-janeiro, que teve volume ascendente e posterior queda de volume, em especial volume comprador, o que está representado na divergência de topo do OBV (não mostrado).
PETR4 Diário

Petróleo Favorece Viés Vendedor

Meu viés paro o petróleo continua vendedor. Em uma análise publicada em 31 de janeiro afirmei o seguinte para o petróleo: "70$ é aqui para o brent uma resistência forte, que tem peso histórico e psicológico, pois, foi o topo do pullback no famigerado evento do "Oil Glut" em 2014/2015. O preço demorou 2 anos pra voltar a este patamar. Acredito deva corrigir no mínimo nos 64$. " Hoje, dia 15 de março, petróleo brent oscila em torno 64$ o barril.

Agora o Brent ameaça completar pivô de baixa. Alvo mínimo seriam os 60.9$, havendo a possibilidade do preço voltar a casa dos 57$. Confirmando esta análise, o barril pode arrastar o índice Ibovespa e principalmente a Petrobras para uma correção nos próximos dias/semanas, fazendo o caso para uma correção.

Brent Diário

O Case de Vale3

A dinâmica do mercado é complexa e interpretações são sempre passíveis de contraditório. Também não quero entrar em méritos de análise fundamentalista. A questão é que os os bons resultados divulgados no balanço do 4T17 da VALE3 foram seguidos de queda no preço do papel.

Ou os resultados não foram tão bons quanto esperado ou resultado já estava precificado. Talvez um pouco dos dois. Explicações não faltariam, certamente (sempre acham o culpado).

Mas o resultado foi longe de ser ruim e mesmo assim o desempenho da Vale foi abaixo do Ibov no período pós divulgação dos resultados. Em fevereiro, mês que antecedeu a divulgação do balanço, o volume comprador (volume de negociação durante subida do preço) foi muito grande, o que indicaria pré precificação do bom resultado, com posterior realização de lucros. Bottom line is: Um balanço positivo nem sempre produzirá o [i]preço[/i] esperado no [i]tempo[/i] esperado.
Isso vale para a Vale e para a Petrobras também.

VALE3 Diário

Relações de Fib em PETR4 (e em VALE3) indicam topo

Poderia escrever um artigo inteiro apenas sobre as relações de fibonacci que encontramos em Vale e Petrobras. Mas vou me ater a contagem mostrada e as relações mais óbvias de fibo: onda 1 e 5 e onda 3 e 5. No caso são todas projeções de extensões. Elas confirmam TOPO para os dois papéis. Relações de onda 1 e 5 estão em amarelo e de 3 e 5 estão azul.

VALE3 e PETR4 Diário

Disclaimer: Análises aqui são apenas estudos. Não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda. São estudos direcionados à pessoas com conhecimento e experiência no mercado. Se você não tem experiência, não opere e se tiver experiência, não opere também.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.