Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Rendimento dos Treasuries Pode Afundar Ações de Tecnologia e Impulsionar Bancos

Publicado 13.11.2020, 10:09
Atualizado 20.09.2023, 07:34

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com. Publicado originalmente em inglês em 13/11/2020

Após a promissora notícia sobre a nova vacina contra a covid-19 da Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34), na segunda-feira, teve início uma grande rotação de setores. Os investidores começaram a sair de todos aqueles nomes de tecnologia que se beneficiaram do ambiente do “fique em casa”, enquanto as ações de cimento e tijolo ficaram para trás. A notícia da vacina pode sinalizar uma mudança na tendência do mercado, já que os investidores começam a voltar suas atenções para o futuro.

Como o mercado entrou em um mecanismo prospectivo de desconto, é essencial pensar no mundo daqui a 6 ou 9 meses, principalmente se a vacina realmente estiver prestes a chegar. Ainda mais se ela se mostrar tão eficaz quanto os dados da Pfizer mostram. A melhora da economia pode ajudar a fazer os rendimentos na ponta longa da curva subirem. Isso pode fazer com que os bancos e outros setores cíclicos se valorizem, com o dinheiro saindo de algumas ações de tecnologia que dispararam.

Spread dos rendimentos dos treasuries

Rendimentos maiores, spreads mais amplos

Pode ser que essa seja uma tendência de curto prazo ou o início de algo maior, mas o fato é que os rendimentos dos títulos de 10 anos do tesouro americano começaram a subir. Atualmente estão sendo negociados a cerca de 90 pontos-base, acima dos 50 pb de meados do ano – um salto considerável.  Embora ainda esteja baixo em relação às taxas do ano passado, o spread dos treasuries de dois e dez anos registrou seu maior crescimento desde o início de 2018.

Esses spreads mais amplos podem ajudar a impulsionar alguns dos bancos tradicionais, principalmente se forem um indicativo de uma perspectiva de melhora da economia geral. Isso pode desencadear um fluxo para essas ações financeiras, como JPMorgan (NYSE:JPM) (SA:JPMC34), Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) e Citigroup (NYSE:C) (SA:CTGP34). Também podem ajudar algumas ações de cartão de crédito a ter um melhor desempenho, como Capital One (NYSE:COF) e American Express (NYSE:AXP) (SA:AXPB34).

KBW diário

Essa mudança no mercado de títulos e seu spread apontam para um melhor crescimento econômico e o fim das operações focadas no ambiente do "fique em casa". Se o mercado de títulos indicar um retorno do crescimento, os investidores podem decidir vender algumas das ações de tecnologia às quais se aferraram tanto.

Investidores que apostam no “caiu, comprou”

O mais preocupante de tudo são os investidores que apostam no “caiu, comprou”, os quais podem acabar descobrindo que o recuo não é uma correção, mas o início de uma nova tendência de baixa. Se de fato estiver ocorrendo uma rotação de setores, os investidores descobrirão que o dinheiro retirado de nomes que estão voando alto por causa do ambiente do “fique em casa” pode não voltar, mas ficar investido em ações de reabertura.

Evidentemente, já vimos isso antes. O giro do mercado faz com que houvesse um salto para ações de reabertura e depois uma corrida de volta para o setor de tecnologia nos últimos meses. A questão é, será que desta vez será diferente?

Pode ser que desta vez sim, diante da perspectiva de uma vacina e da melhora nos tratamentos. Portanto, nos próximos 6 ou 9 meses, pode finalmente ocorrer uma recuperação econômica que provoque uma elevação dos rendimentos dos títulos públicos. Isso pode ajudar a alçar algumas ações do setor financeiro e nomes cíclicos, marcando o fim da corrida de alta dos setores de tecnologia sobrevalorizados.

 

Últimos comentários

Mas o setor tec n esta super valorizado n... pelo contrario tem mto a subir ainda
Tecnologia sempre ajudando no nosso dia a dia. Já os bancos....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.