Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Safrinha Emerge em Preços Máximos

Publicado 13.03.2018, 11:48
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Lavouras de milho safrinha estão emergindo com preços máximos para o milho grãos.

Abaixo segue o histórico sequencial do contrato futuro CCM. Cada canddle é o contrato mais próximo no período. Assim, canddle atual é CCMH18. Em junho e julho de 2017 era CCMN17. Em junho, jJulho de 2016 era o CCMN16. Sempre o vencimento futuro mais próximo.

Estamos (quase) numa máxima de preços!

Qual melhor decisão frente a esse cenário?

Preços um pouco superiores aos atuais ocorreu em julho de 2016, ano de seca severa, generalizada em todo o Brasil, quando as lavouras de milho já estavam estabelecidas, e sofreram grandes perdas, durante processo de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo.

Interessante que, mesmo em 2016, assim que a colheita terminou, em Setembro, os preços começaram a cair. Naquele ano, também tínhamos exportado muito e com estoques apertados. Situação muito similar a atual.

Um ano seguinte, em julho de 2017, os preços estavam na mínima de preços, visto graficamente. E em preços abaixo do mínimo da CONAB.

Quais os riscos envolvidos, hoje?

A safrinha mal começou. Uma questão climática, que afeta ainda mais as projeções de produção de milho pode tornar a situação mais mais delicada. Sobretudo por que a Argentina também vem de uma seca.

Os Estados Unidos começam os processos de plantio em Abril. E teme-se que os agricultores de lá troquem o milho pela soja, em busca de maiores rentabilidades.

Assumir, agora, riscos de entrega de produção, com as plantas emergindo, é muito arriscado. Mesmo com preços altos. Exige cautela nas quantidades de contratos a serem firmados. Ainda ainda risco de quebra de safra, já que não se tem potencial de produção definido nas lavouras.

Uma boa ideia é se hedgear na bolsa. Se proteger contra que uma oscilação prejudicial de preços. E continuar posicionado para uma oscilação positiva. As opções sobre contratos futuros, que garantem direitos de preços, são ótimas alternativas para compradores e vendedores de milho.

Conselho não se dá, se vende. Aproveitem!

Um abraço, Maurillo

Cotação do milho

Últimos comentários

Estaria o milho começando a fazer um OCO no gráfico?
Olhando pela imagem do seu gráfico
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.