Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Segurança, Liquidez ou Retorno: Por que o Caixa é uma Cobertura Importante

Publicado 06.08.2020, 16:57
Atualizado 15.02.2024, 05:10

Nos últimos meses, escrevemos uma série de artigos destacando nossas preocupações com o aumento do risco de mercado. Aqui está uma amostra de alguns de nossos posts mais recentes sobre o assunto (alguns sem tradução para o português).

O ponto comum entre esses artigos era incentivar nossos leitores a avaliar os “riscos” atuais do mercado e a tomar algumas ações relevantes. A saber:

“Ainda existe um viés de alta em andamento que continua a apoiar o mercado no curto prazo. Os mercados em alta baseados no "momento" são muito difíceis de matar. Os sinais de alerta podem durar mais do que a lógica previa. O risco surge quando os investidores começam a "ingorar" os avisos e assumem que estão errados.

Geralmente é exatamente nesse momento que a correção inevitável ocorre. Esse é o risco inerente de ignorar o risco.

Na realidade, há pouco a perder prestando atenção ao "risco".

O atual desvio entre o mercado de ações, a economia, os lucros das empresas e os ganhos sugere que algo não está certo.

“Embora a recuperação das baixas de março tenha sido substancial, ainda há uma grande desconexão entre os mercados e os fundamentos econômicos subjacentes. Dada a divergência causada por uma política monetária sem precedentes, a eventual reversão pode ser climática.”

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mercados Desconectados da Economia

Atualmente, os preços das ações estão superando as expectativas de lucros a curto prazo, formando um derretimento dos ganhos de preços semelhante ao observado no final dos anos 1990. Além disso, a relação preço-venda do S&P 500 também apresenta um alerta semelhante.

Relação Preço/Venda

A Parte Difícil

Apesar de muitos avisos claros que sugerem que o risco atual supera a recompensa, os investidores agem de acordo com o "medo de ficar de fora" (“FOMO”, na sigla em inglês). Recebi recentemente um e-mail interessante que esclarece esse ponto:

“O mercado está subindo e continuará a fazê-lo indefinidamente, enquanto o Fed estiver injetando liquidez no mercado. Se você está removendo riscos, está perdendo.”

Como mencionado acima, o risco mais significativo para o capital do investidor é "ignorar o risco".

Só porque você vê um urso na floresta e escolhe ignorá-lo, não significa que ele o ignorará.

"A razão pela qual sugerimos vender qualquer rali é porque, até que o padrão mude, o mercado exibe todas as características de um 'processo de superação'. Como diz o ditado, a superação do mercado não é um evento; é um processo." - RIA

É o seu Cérebro

Existem vários fatores psicológicos que tornam o gerenciamento de riscos extremamente difícil:

  • Os investidores demoram a reagir a novas informações (elas ancoram), o que inicialmente leva à sub-reação, mas eventualmente muda para a super-reação durante os estágios finais do ciclo.
  • O efeito de "pastoreio" finalmente direciona os investidores. Um mercado crescente leva a "justificativas" para explicar participações supervalorizadas. Em outras palavras, comprar gera mais compras.
  • Por fim, à medida que os mercados mudam, o efeito de “disposição” ocorre e os vencedores vendem para proteger os ganhos, mas os perdedores seguram na esperança de melhores preços posteriormente.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em nossa prática de gerenciamento de portfólio, a análise técnica é um componente crítico do processo geral. Ela tem tanto peso quanto a análise fundamental. Como afirmo com frequência:

“Os fundamentos nos dizem o que comprar ou vender. Os técnicos nos dizem QUANDO fazê-lo. ”

Atualmente, nossa análise sugere que há um cenário técnico em deterioração, combinado com nossa perspectiva de contínua decepção nos ganhos e recuperação de lucros corporativos.

Isso sugere reduzir modestamente o risco acionário e aumentar ainda mais nosso hedge de caixa, até que haja mais "clareza" com relação a onde os mercados estão indo.

Isso me leva ao ponto mais importante.

Os 3 Componentes de Todos os Investimentos

No gerenciamento de portfólio, você SOMENTE pode ter 2 de 3 componentes de qualquer classe de investimento ou ativo: Segurança, Liquidez e Retorno. A tabela abaixo é a matriz de suas opções.

3 Fatores

O argumento é que o dinheiro é a única classe de ativos que fornece segurança e liquidez. Obviamente, a segurança tem um custo de retorno. Isso é básico.

Mas e as outras opções?

  • Anuidades fixas (indexadas) - segurança e retorno, sem liquidez.
  • ETFs - liquidez e retorno, sem segurança.
  • Fundos mútuos - liquidez e retorno, sem segurança.
  • Imóveis - segurança e retorno, sem liquidez.
  • REITs negociados - liquidez e retorno, sem segurança.
  • Commodities - liquidez e retorno, sem segurança.
  • Ouro - liquidez e retorno, sem segurança.

Você entendeu a ideia. Não importa no que você escolheu investir - você pode ter apenas dois dos três componentes. Essa é uma consideração importante, e muitas vezes esquecida, ao determinar a construção e alocação do portfólio. O importante a entender, e o que a grande mídia não diz, é que "Liquidez" oferece opções.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Aprendi há muito tempo que, enquanto uma “maré alta levanta todos os barcos”, eventualmente, a “maré recua”. Fiz um simples ajuste no gerenciamento de meu portfólio ao longo dos anos, o que me serviu bem. Quando os riscos começam a superar o potencial de recompensa, levanto caixa.

O melhor de guardar dinheiro extra é que, se eu estiver errado, simplesmente faço os ajustes adequados para aumentar o risco em meus portfólios. No entanto, se eu estiver certo, protejo o capital de investimento da destruição e passo muito menos tempo "voltando ao ponto". Apesar dos comentários da mídia ao contrário, recuperar perdas não é uma estratégia de investimento.

8-Razões para Guardar Caixa

1) Somos especuladores, não investidores. Compramos pedaços de papel por um preço com a esperança de vender por um preço mais alto. Isso é especulação em sua forma mais pura. Quando o risco supera as recompensas, o dinheiro é uma boa opção.

2) 80% das ações se movem na direção do mercado. Se o mercado estiver caindo, independentemente dos fundamentos, a maioria das ações também cairá.

3) Os melhores negociadores entendem o valor do dinheiro. De Jesse Livermore a Gerald Loeb, todos acreditavam em "comprar na baixa e vender na alta". Se você "vende na alta", você arrecada dinheiro para "comprar na baixa".

4) Aproximadamente 90% do que pensamos sobre investir está errado. Duas quedas de 50% desde 2000 deveriam ter nos ensinado a respeitar os riscos de investimento.

5) 80% dos operadores individuais perdem dinheiro em QUALQUER período de 10 anos. Por quê? Psicologia do investidor, vieses emocionais, falta de capital etc. Diversos estudos de Dalbar provam isso.

6) Levantar caixa geralmente é um hedge melhor do que ficar em short. Embora seja razoável encurtar o mercado, ou uma posição, para proteger o risco em um portfólio, ele também apenas transfere o "risco de estar errado" de um lado da razão para o outro. O dinheiro protege o capital e elimina o risco.

7) Você não pode "comprar na baixa" se não tiver nada para "comprar com". Embora a mídia castigue os indivíduos por ficarem com dinheiro, deve ser um pouco evidente que, sem dinheiro, você não pode aproveitar as oportunidades.

8) O caixa protege contra liquidações forçadas. Um dos maiores problemas para os norte-americanos é a falta de dinheiro para atender a emergências. Ter um colchão de caixa permite lidar com as "curvas" da vida, sem ser forçado a liquidar planos de aposentadoria. Demissões, mudanças de emprego etc. são impulsionadas economicamente e tendem a ocorrer com desacelerações que coincidem com perdas de mercado. Ter dinheiro permite enfrentar as tempestades.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Conclusão

É importante ressaltar que não quero falar de 100% em caixa.

Estou sugerindo que manter níveis mais altos de caixa durante períodos de incerteza fornece estabilidade e oportunidade.

Com o cenário político, fundamental e econômico se tornando muito mais hostil aos investidores no médio prazo, entender o valor do dinheiro como um "hedge" contra perdas se torna muito mais importante.

Dada a duração do atual avanço do mercado, deteriorantes internos, altas avaliações e cenário econômico fraco, a revisão de caixa como uma classe de ativos em sua alocação pode fazer algum sentido.

Perseguir o rendimento a qualquer custo geralmente não termina bem para a maioria.

É claro que, como Wall Street não cobra taxas dos investidores que mantêm caixa, talvez haja outro motivo para eles serem tão inflexíveis sobre permanecer investido o tempo todo.

Últimos comentários

Excelente. Porém quem seguiu os alertas do autor está vendido desde os 60k do ibovespa.
Satisfatória, com meu avô dizia “ dinheiro chama dinheiro”, isto é, terrealmente te dar segurança para ivestir, porém é necessário não dar o passo maior que a perna, senão cai. A nossa bolsa país emergente sempre viveu da especulação com referencial a performance dos dados econômicos dos americanos e seus investidores estrangeiros, então o risco é enorme. Temos mais analistas e corretores meia boca que orientação muito mal para atrair clientes, aumentando o volume de negócio somente com as análises técnicas e sem dar ênfases aos fundamentos. Diante dos fatos, as oscilaçōes são acentuadas e quem tem dinheiro ganha mais dinheiro, então especular é melhor que produzir?
ótima análise e texto super didática e educativo, estou iniciando na renda variável e vinha procurando uma análise mais realista para o momento. Obrigado!
sempre mantenho 25% do portifolio em caixa...no momento atual com 1/3 e com a boca de jacaré bem aberta só esperando
Texto muito técnico e que demonstra com clareza a realidade do mercado ! Resumindo: precaução !!
Parabéns pela análise.
É notável a qualidade técnica dos artigos publicados aqui. Este é um exemplo disso. Parabéns!
É notável a qualidade técnica dos artigos publicados aqui. Este aqui é um excelente exemplo. Parabéns!
És um bom influenciador para conseguirmos uma baixa. Afinal é muito arriscado comprar no topo.
Mais caixa, ou seja mais ouro!🟨🌟
Tem bastante logica sim.
Parabéns...ótimo alerta. Eu mesmo me pergunto o tempo todo, até quando vai a onda altista? Assim, temos de ficar como gato: um olho no prato (peixe) outro no gato.
Bom texto
Esse é o famoso vendidão
ótimo
Parabéns ótimo texto.
Artigo muito bom mesmo.
perfeito
como sempre , excelente matéria.
Texto maravilhoso.
Obrigado pela análise.
Eu entrei no mercado com a investing mais não consigo fazer nada meu saldo desapareceu da conta
Mais um excelente texto Lance. Eu tb diminui um pouco minha exposiçao. Sigo surfando a onda...mas numa prancha menor. kkkkk
É uma verdadeira aula... Como o colega disse aí, vamos continuar surfando, mas em uma prancha menor...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.