Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Semana à Frente: Dow e S&P Continuarão a Cair? E o Petróleo e Dólar?

Publicado 19.11.2017, 11:30
Atualizado 02.09.2020, 03:05

por Pinchas Cohen

A Semana Que Passou

A queda de 0,55% na quarta-feira do S&P 500 terminou com uma faixa de mais de 50 dias sem queda diária superior a 0,50% - a primeira desde 1965, de acordo com o Wall Street Journal.

Nasdaq Composite Semanal

Semanalmente, no entanto, tanto o Índice S&P 500, quanto o Dow Jones Industrial Average caíram pela segunda semana consecutiva, embora o Russell 2000 avançou enquanto o NASDAQ Composite registrou um recorde semanal.

Petróleo Semanal 2016-2017

O petróleo bruto WTI caiu, sua primeira queda semanal após um avanço de 5 semanas, formando um enforcado que, com uma confirmação de outro fechamento semanal sob o corpo do enforcado sinalizaria uma correção de declínio dentro da tendência de alta.

O setor de energia também foi o maior perdedor - significativamente - caindo 3,2%; seguido pelo setor industrial que caiu 0,79%.

Os dados da produção industrial chinesa foram mais suaves do que o esperado e iniciaram um efeito dominó. Os receosos de uma desaceleração econômica chinesa levaram a preocupações para a menor demanda de commodities, fazendo com que os investidores de ações vendessem as ações de commodities, o que reduziu as médias.

A peso pesado da indústria mundial General Electric (NYSE: GE) teve uma semana terrível. As ações caíram 7,2% na segunda-feira, com notícias de que a empresa estaria se reestruturando para se concentrar em seus negócios de energia, aviação e saúde e sair de outros segmentos. Além disso, a empresa disse que cortaria seus dividendos pela metade A ação caiu outros 5,7% na terça-feira e poderia cair ainda mais.

As previsões decepcionantes para os ganhos das festas de final de ano do varejista Target (NYSE: TGT) também reduziram as médias dos EUA.

Perspectiva Estável Apesar dos Dados Econômicos Mais Fortes dos EUA

Embora a economia da China, a segunda maior do mundo, ainda esteja crescendo, está em um ritmo mais lento do que o esperado. As decepcionantes notícias de produção industrial, juntamente com números mais suaves de vendas de varejo deixaram os mercados turbulentos, mesmo enquanto a maior economia global, os EUA, continua a se expandir. Em outubro, as vendas de varejo subiram 0,2%, a construção de casas novas e as licenças bateram as expectativas, avançando 13,7% e 5,9%, respectivamente; o índice de preço ao produtor pode ter tido um ganho de 0,1%, mas a taxa núcleo (subtraindo alimentos e energia voláteis) superou as expectativas com um aumento de 0,2%.

Yield a 10 anos dos EUA - Semanal

Ainda assim, estamos vendo a curva de rendimento do Tesouro mais horizontal em uma década. Além disso, o rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro caiu. Isso significa que as instituições - também conhecidas como operadores e investidores experientes do mercado - tem pouca fé que a economia se expanda e as taxas de juro aumentem.

Mas isso não é o pior. Uma perspectiva de inflação mais baixa aumenta o risco de cracks no mercado de dívida de alto rendimento. Os títulos corporativos, emitidos por empresas que apresentam maior risco de inadimplência, poderiam ser mais facilmente abandonados em tal ambiente. O contágio pode então se espalhar, causando liquidações mais amplas no mercado.

A Reforma Tributária Irá Resistir?

Embora a Câmara tenha finalmente aprovado o seu projeto de lei fiscal na quinta-feira, reduzindo a taxa corporativa superior para 20%, como prometido, a reforma tributária está longe de ser um acordo concluído. A ação agora se passa no Senado, e enquanto o Comitê de Finanças do Senado aprovou um plano de impostos, é diferente da legislação da Câmara. Embora o S&P 500 tenha recuperado 0,82% nas notícias, os operadores atribuíram a upleg a cobertura curta, bem como o que se tornou uma reação brusca de compra para todos os mergulhos, em vez de um sentimento positivo sobre o futuro do tão esperado plano tributário de Trump.

A versão do Senado da reforma tributária será debatida e levada a votação nas próximas semanas, um tempo bastante longo durante o qual muitas coisas podem dar errado. Espere uma série de solavancos adicionais à frente.

Os EUA celebram o Dia de Ação de Graças nesta semana, o que significa que os mercados estarão fechados na quinta-feira, mas o volume de negócios diminuirá nos dias que antecedem o feriado.

A Semana à Frente

Todos os horários EST

Segunda-feira

9:00: Zona do EuroDiscurso do Presidente do BCE Mario Draghi

Na sexta-feira, em um discurso em Frankfurt, Mario Draghi previu que os trabalhadores da zona do euro começarão a pedir aumento aos empregadores para acompanhar o aumento do custo dos bens. Isso deixaria a inflação mais próxima do objetivo do BCE e aliviaria a pressão sobre o banco central para continuar a dar acomodação. Depois de anos combatendo a baixa inflação, a sugestão não tão sutil de Draghi para que os trabalhadores façam o trabalho por ele pode ser um ato de desespero, ou um experimento visionário. Só o tempo irá dizer.

EURUSD Gráfico Diário

Seja como for o esforço, os operadores não ficaram encantados pelo discurso. O euro subiu 0,2%, bem abaixo da resistência da estrela cadente (shooting star) bearish formada na quarta-feira.

19:30: Austrália– Atas da Reunião do RBA

AUDUSD Gráfico Diário

O banco central australiano tem passado por pressões crescentes para começar a aumentar os juros, após 8 anos sem aumento. A inflação está latente, o crescimento está lento e uma desaceleração do mercado imobiliário são razões para não aumentar os juros. Nos últimos anos, o banco ficou confuso com os salários mais fracos, apesar da queda do desemprego. Talvez as Atas da Reunião proporcionem aos investidores alguma visão sobre onde está o impasse.

O par AUD/USD completou um topo OCO fraco, já que os investidores tiveram pouca paciência para o padrão completar. Isso é bearish para a moeda australiana.

Terça-feira

10:00 USA – Vendas de Casas Usadas (Outubro): previsão de queda de 0,7% para 1,6% ao mês.

18:00 USA – Discurso de Yellen, Presidente do Fed

Depois de uma inversão do dólar que deixou a moeda mais alta o USD pode ter retornado à sua tendência anterior, em queda, empurrando o euro para uma tendência de alta. Será que Yellen irá considerar a fraqueza do dólar como um corolário do rendimento mais horizontal do Tesouro em uma década?

Embora não precise necessariamente de um dólar mais forte, como a posição de Draghi no euro, ela quer uma curva de rendimento crescente, para ajudar a balizar a inflação. Como ela pode prosseguir com um sem o outro?

Quarta-feira

07:30: Reino Unido – Declaração do Orçamento: O chanceler Philip Hammond revelará os planos de gastos do governo britânico para o ano. A libra esterlina pode ver alguma volatilidade se as previsões econômicas se revelarem diferentes das expectativas do mercado.

08:30: EUA – Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego (semana encerrada em 18 novembro), Pedidos de Bens Duráveis (outubro): os pedidos de bens duráveis deverão aumentar 0,8% ao mês dos 2,2% de setembro. Projeção de pedidos por seguro-desemprego de 249 mil para 236 mil.

10:00: Zona do Euro – Confiança do Consumidor (novembro, estimativa): Deverá aumentar de -1 para -0,5.

10:00: USA – Confiança do Consumidor Michigan (novembro, final): deverá cair de 100,7 para 97,8.

Uma queda nos números da confiança não seria um bom presságio para a economia americana dependente do consumidor. E certamente não quando o risco é o sentimento prevalecente do mercado global. Um resultado fraco poderia estimular uma espiral de sentimento descendente, o que levaria a crashes do mercado.

10:30: EUA – EIA Estoques de Petróleo Bruto (semana encerrada 17 novembro): os estoques aumentaram em 1,8 milhões de barris na semana anterior, publicando o primeiro ganho semanal após 5 reduções semanais.

14:00: USA – Atas da Reunião do FOMC: nenhuma mudança foi feita na última reunião, mas comentários sobre a perspectiva da economia e da política irão influenciar os pares do USD.

Depois de uma semana de dados econômicos positivos, incluindo o crescimento modesto da inflação, que não conseguiram impressionar os investidores em geral e, em particular, as instituições de compra de títulos, Yellen fará um esforço para tentar vender o crescimento econômico dos EUA, como Mario Draghi do BCE fez na sexta-feira?

Quinta-feira

3:00– 4:00 – PMI Industrial França, Alemanha PMI de Serviços; França, Alemanha (novembro, prévia): está previsto um enfraquecimento geral na atividade industrial, enquanto os serviços devem manter-se robustos.

04:30: Reino Unido – PIB (terceiro trimestre, segunda estimativa): O número trimestral esperado seria de 0,3% para 0,4%, 1,5% ao ano, alinhado com os números anteriores.

Sexta-feira

Os mercados dos EUA fecham mais cedo

04:00: Alemanha – Índice IFO de Clima dos Negócios (novembro): deverá aumentar de 116,7 para 116,9.

09:45: USA – PMI da Indústria e Serviços (novembro, estimativa): A produção deverá aumentar de 54,6 para 54,7, enquanto os serviços assinalam de 55,3 para 55,6.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.