Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Será que a Intel É uma Ação/BDR de Tecnologia para Comprar em 2021?

Publicado 05.01.2021, 10:18
Atualizado 02.09.2020, 03:05

Publicado originalmente em inglês em 05/01/2021

Sem dúvida, os investidores da Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34) não têm nada do que se orgulhar do ano passado. Afinal, a maior fabricante mundial de processadores perdeu espaço para concorrentes menores, após as unidades produtivas da companhia não conseguirem lançar novos modelos mais rápidos no mercado.

Esses persistentes reveses são vistos por alguns como um sinal de ineficiência da antiga estratégia de 50 anos da empresa, que se concentra em projetar e fabricar seus próprios semicondutores.

Concorrentes como Advanced Micro Devices (NASDAQ:AMD) (SA:A1MD34) e NVIDIA (NASDAQ:NVDA) (SA:NVDC34) projetam seus processadores, mas usam empresas terceirizadas para fabricá-los, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing (NYSE:TSM) (SA:TSMC34).

Enquanto a californiana Intel luta para superar sua pior crise na última década, um investidor ativista, após montar uma “significativa” posição em suas ações, exige que a companhia explore novas estratégias, como uma possível divisão da fabricante de processadores e venda dos seus ativos.

Segundo Dan Loeb da Third Point LLC, em uma carta ao conselho da Intel citada para a Bloomberg:

“Não conseguimos compreender como os membros que presidiam o conselho da Intel durante o declínio da empresa permitiram que sua gestão debilitasse a posição de liderança da companhia, ao mesmo tempo em que recebiam belos pacotes de compensação. Os acionistas não vão mais tolerar essa aparece abdicação de dever".

Essa frustração dos acionistas sem dúvida tem razão. Os papéis da Intel tiveram no ano passado o pior desempenho em comparação com seus principais concorrentes.

Intel Semanal

Eles se desvalorizaram cerca de 17% nos últimos 12 meses, quando rivais como AMD e NVIDIA mais do que dobraram de valor.

Alternativas estratégicas

Loeb, em sua carta, instou a Intel a contratar um banco de investimento para avaliar outras alternativas estratégicas, inclusive sua condição de fabricante integrada, e explorar o desinvestimento de “certas aquisições mal sucedidas".

Loeb disse ainda que a Intel deve ser capaz de fabricar produtos que atendam grandes empresas, como Amazon (NASDAQ:AMZN) (SA:AMZO34) e Apple (NASDAQ:AAPL) (SA:AAPL34), que estão desenvolvendo seus próprios processadores e terceirizando sua fabricação.

Para os investidores de longo prazo que querem aproveitar a fraqueza das ações da Intel, o principal ponto de preocupação é se o ano-novo será pior que 2020. Ou será que a empresa fará a mudança que tanto precisa?

Mesmo com toda a concorrência e desafios de produção, acreditamos que a Intel oferece grande valor no longo prazo. Bob Swan, CEO da Intel, já está trabalhando para preparar a companhia para enfrentar esses desafios. Ele quer que a equipe de projeto da Intel seja mais flexível quando à fabricação dos processadores e espera anunciar uma decisão neste mês sobre uma possível terceirização da produção em 2023, de acordo com a Reuters.

O executivo também está rebalanceando rapidamente o portfólio da companhia e saindo de mercados onde não consegue superar a concorrência. A Intel anunciou, no último trimestre, que concordou em vender sua subsidiária Nand de chips de memória para a sul-coreana SK Hynix por cerca de US$ 9 bilhões.

Por outro lado, a pandemia impulsionou a demanda por seus produtos de margem mais elevada, inclusive seus processadores mais avançados para data centers. Esse aumento de demanda impulsionou os resultados nos últimos três trimestres, graças às fortes remessas para data centers operados pelas maiores empresas mundiais de computação na nuvem, como a Amazon. 

Resumo

Alguns analistas estão extremamente pessimistas com o momento difícil vivenciado pela Intel, mas continuamos acreditando que a companhia tem tudo para se recuperar. A Intel está arraigada na mente do mundo da tecnologia, e sua gerência tem capacidade de tirar os negócios desse impasse. O envolvimento de um investidor ativista só tende a acelerar esse processo.

 

Últimos comentários

Hoje, sua tese foi confirmada se forma positiva! Otima leitura!!
A Intel perdeu o bonde da Fabricação de Chips para  Celulares e dormiu nos 90% de Market Share que sempre deteve, a AMD investiu em melhorias e novos processadores e já passou a Intel, muito provavelmente, comprará a Intel em menos de 2 anos. A Linha Raysen da AMD é bem melhor que os I5,I7 da Intel, pois são rápidos, consumo baixo e menores sem falar que o mercado de Desktops, Notebooks praticamente desapareceu e as Bigs Tecks ( Google, Amazon, Microsoft) preferem produzir seus próprios chips de Servers, ou seja, a má gestão dos últimos 20 anos enterrou a empresa.
Esse artigo foi claramente escrito por uma pessoa que não acompanha nada o mundo dos PCs...
por quê?
Poderia explicar também, claro eu sou técnico de informática e não entendi também
Joao Cortes, também não entendi. Que tal compartilhar seu ponto de vista com elementos concretos que fundamentem sua afirmação? Assim será possível desenvolver um debate construtivo e enriquecedor.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.