Serviços Financeiros Estão De Olho Em Blockchain Para Transformação da Indústria

Serviços Financeiros Estão De Olho Em Blockchain Para Transformação da Indústria

Investing.com  | 13.03.2018 06:40

As empresas de serviços financeiros globais, como muitas outras indústrias no momento, podem estar à beira de uma grande transformação via blockchain e moedas digitais, incluindo o bitcoin, o ethereum e o ripple que dependem dessa tecnologia. Na verdade, estamos em um momento onde parece que as empresas de serviços financeiros possuem uma das duas opções imediatas: evoluir ou morrer.

Embora o desenvolvimento e a adoção da tecnologia blockchain ainda esteja nos primeiros estágios de implementação no setor de serviços financeiros, isso não significa que as empresas experientes não estejam trabalhando em soluções para uma evolução bem-sucedida. Não obstante a sobrevivência, o "dinheiro inteligente" entende que essa tecnologia tem o potencial de revolucionar o setor.

A tecnologia blockchain atua como um registro descentralizado, documentando todos os dados simultaneamente em todos os nodos da sua rede. As informações não podem ser apagadas, o que significa que a blockchain manterá um registro de todas as transações realizadas. A agência de classificações Moody's informa que a blockchain irá transformar e desestabilizar inúmeras indústrias.

Sem dúvida, a blockchain representa uma potencial ameaça competitiva a longo prazo para uma variedade de setores de negócios, mas o foco desta publicação ficará no setor financeiro. Então, o que as principais empresas de serviços financeiros estão fazendo para dominar o poder da blockchain?

Câmara de Compensação Financeira e Blockchain

As câmaras de compensação desempenham um papel importante na comunidade financeira, atuando como intermediárias entre compradores e vendedores de instrumentos financeiros. Elas são responsáveis por estabelecer e compensar negócios e relatórios de dados comerciais.

Uma das câmaras de compensação mais populares, bem como uma das maiores corporações de serviços financeiros globais, é a Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC), com sede em Nova York. No início de janeiro de 2017, eles anunciaram uma colaboração com a IBM (NYSE:IBM), a Axoni, uma empresa de tecnologia focada nos mercados de capital e a R3, uma empresa de tecnologia de banco de dados distribuído, para "criar uma nova plataforma para a Trade Information Warehouse da DTCC", criando uma estrutura de tecnologia de registro distribuída (distributed ledger technology - DLT) para impulsionar novas melhorias nos eventos do ciclo de vida pós-negociação de derivativos. Esse é um movimento positivo em direção à implementação de blockchain.

O CEO da DTCC, Mike Bodson, disse recentemente que acredita que "é cedo demais para que tecnologias como a DLT sejam de grande utilidade". Em uma entrevista com a Trak.in, ele afirmou que muitos dos provedores da Solução de Registro Distribuído estão, de fato, trabalhando junto com organizações como a DTCC para gerir essas soluções. Outras corporações importantes, supostamente experimentando DLT incluem o Citibank (NYSE:C) do setor financeiro, bem como empresas como a Intel (NASDAQ:INTC).

Bancos Adotando Blockchain

A blockchain continua a ganhar popularidade com os bancos comerciais e outras instituições dentro do setor de pagamentos. UBS (NYSE:UBS), Deutsche Bank (NYSE:DB), Santander (NYSE:SAN), bem como o BNY Mellon (NYSE:BK) têm trabalhado em uma unidade de liquidação (utility settlement coin (USC), em inglês) com o objetivo de criar uma moeda digital para uso nos mercados financeiros. O objetivo seria preparar o caminho para as liquidações interbancárias e substituir os intermediários que operam entre compradores e vendedores. Alguns bancos globais se juntaram recentemente à iniciativa, incluindo Barclays (LON:BARC), HSBC Holdings (NYSE:HSBC), State Street (NYSE:STT) e Credit Suisse (NYSE:CS).

O UBS tem liderado esse projeto desde 2015. Em setembro daquele ano eles lançaram seu primeiro conceito de USC em colaboração com a empresa de blockchain Clearmatics, com sede no Reino Unido.

A R3, uma das empresas que trabalham com câmaras de compensação DTCC, também arrecadou fundos de pesos pesados do setor financeiro, incluindo Wells Fargo (NYSE:WFC), Grupo ING (NYSE:ING) e Bank of America (NYSE:BAC), bem como a Intel, para desenvolver a sua Plataforma Corda, outra forma de registrar e gerenciar transações financeiras entre instituições reguladas.

A Gestão de Ativos Privados Também Está de Olho Nas Blockchain

A empresa multinacional de serviços profissionais Ernst & Young (EY), e uma das "grandes quatro empresas de contabilidade", vem considerando a aplicação da tecnologia blockchain para gestão de finanças pessoais e ativos. Angus Champion de Crespigny, líder de Estratégia de Serviços Financeiros Blockchain da EY, ressalta que, nos últimos anos, as empresas de gerenciamento de ativos privados têm examinado como a tecnologia blockchain poderia ajudar seus clientes:

"Mais recentemente, no entanto, começamos a ver maior interesse em criptomoedas e criptoativos e nossos clientes buscando pontos de vista sobre como podem mudar a paisagem dos ativos privados. Embora tenha havido interesse, o setor de ativos privados tem abordado o assunto com cautela e tem feito menos gastos do que vimos em outras áreas de gerenciamento de ativos ".

Ainda assim, embora pareça haver muita atividade relacionada com blockchain dentro do setor financeiro, ainda estamos no início. O cofundador do Blockstack, Muneeb Ali, salientou em um recente tweet que ainda há muito o que fazer e muitas oportunidades de inovação:

Investing.com

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Rafael Martins
Rafael Martins

Como faço para comprar moeda  ... (Leia Mais)

30.07.2018 14:36 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+