Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Setor Elétrico: Uma Opção de Investimentos? Veja os Cenários

Publicado 02.06.2020, 10:32
Atualizado 09.07.2023, 07:32
Muito bom dia a todos!!!
 
Sim, também pode vir a ser uma opção de Investimentos. Por que não?
 
Hoje, disponibilizando alguns Ativos que fazem parte do IEE - Índice de Energia Elétrica disponibilizado pela Bolsa de Valores Brasileira, a B3.
 
Apesar desse Índice disponibilizar vários Ativos, decidi utilizar a metodologia que costumo adotar em minhas escolhas: ativos com maior participação nesse Índice. Dessa forma posso garantir alguma margem de liquidez para quem vier a utilizar esses ativos em seu portfólio. Conforme abaixo, extraído do site da B3.
 
"Objetivo

O objetivo do IEE é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do setor de energia elétrica." 
 
Seguem as participações:
 
LIGT3) - LIGHT S/A        6,103%
ELET3) - ELETROBRAS  5,890%
CMIG4) - CEMIG           5,646%
CPLE6) - COPEL             5,551%
COCE5) - COELCE          5,384%
Fonte: site da B3.
 
Interessante dizer que nesse Índice, diferentemente do IBOVESPA, temos uma participação dos Ativos de forma mais homogênea. As participações estão agrupadas entre 4,531% AES TIETE e 6,103% LIGHT. Cabe dizer que existem somente 3 (três) empresas com participação em torno de 4% e apenas 1 (uma) com participação em torno de 6%. Isso demonstra a homogeneidade desse Índice e serve como bom parâmetro para Análises de ativos pertencentes ao Setor Elétrico.
 
Apenas a título de enriquecimento da análise, esse Índice (IEE) também está em tendência de Alta, sofrendo uma pequena lateralização nesse momento. Gráfico não demonstrado.
 
Então, as Análises:
 
 
LIGT3 - LIGHT S/A
 
 
Ativo em tendência de Alta, no momento, sofrendo correção no interior da região de retração de Fibonacci. Seu primeiro alvo nessa correção será a região de 13,22. Essa região poderá vir a ser um bom suporte considerando-se ser a base de Fibonacci 13,23 e também da Média Móvel (MM) de 8 dias, 13,22. Lembro que a MM está sempre em constante movimento. Caso essa região venha a ser perdida existe a possibilidade de atingimento do próximo alvo, a região, também de Fibonacci, 11,21. Lembro que no caminho o preço poderá sofrer vários movimentos de correções e quem sabe sentir o suporte da MM de 20 dias, atualmente, na região de 11,64.
 
Mas, caso haja a continuidade do movimento de Alta, o próximo alvo a ser perseguido pelo preço será a região de 16,49 na porção superior de Fibonacci e, quem sabe, fechando os Gap's acima chegar a região de 23,88. Lembro que, no caminho, sofreremos a resistência da MM de 200 dias, atualmente na região de 18,16.
 
ELET3 - ELETROBRAS
 
 
 
Ativo também em tendência de Alta, mas em região de lateralização. Caso ocorra a fuga dessa região e continue sua tendência original, de Alta, seus próximos alvos serão 29,55 e 33,69, ambos encontrando amparo nas regiões de Fibonacci. 
 
Porém, caso venha a ocorrer um ajuste mais forte, para baixo, o preço poderá buscar os seguintes alvos: 26,98 (Fibonacci) e 26,50 MM de 8 dias. Poderão ocorrer repiques nestas regiões e quem sabe até mesmo o retorno ao seu movimento original, de Alta.
 
CMIG4 - CEMIG
 
 
 
Ativo também em tendência de Alta, no momento sofrendo correção. Podemos perceber que após o início da correção entramos em uma região de lateralização. Caso a fuga dessa lateralização seja para o retorno a tendência original, de Alta, o preço poderá buscar as seguintes regiões: 11,40 (Fibonacci) e 12,65 (MM de 200 dias). Lembro que a MM sempre está em constante movimento. 
 
Mas, caso ocorra uma correção mais forte o preço poderá buscar a região de 9,94, também em uma região de Fibonacci. Essa região pelo fato de ser suporte de Fibonacci e também está em uma região da MM de 8 dias 10,03, poderá ser uma região de repiques.
 
CPLE6 - COPEL
 
 
 
Ativo em tendência de Alta, porém em uma situação um pouco mais tensa, exibindo uma volatilidade maior que os ativos demonstrados acima. Por esse fato, deve-se ter bastante atenção a esse Ativo e principalmente cuidado. 
 
No momento em uma região de lateralização. Percebam que o forte movimento baixista foi sustentado tanto pela região de Fibonacci 61,34 como pela região da MM de 8 dias 61,29. Caso haja a continuidade deste movimento (baixista) seus alvos serão novamente as regiões citadas 61,34 e 61,29. Caso perdidas, poderemos ter a busca da região de 58,64, atual região da MM de 200 dias. Esta região poderá se mostrar como uma boa área de Suporte ao preço, ou quem sabe uma área de Repique.
 
Mas, caso haja continuidade da tendência original, de Alta, o preço poderá buscar a máxima do último pregão 66,14 e, caso ultrapassada poderá chegar à região de Fibonacci em 68,82. Percebam que, se esse preço vier a ser alcançado, terá sido fechado um primeiro GAP e provavelmente haverá uma tentativa de busca do fechamento do próximo GAP. Caso isso ocorra, o preço poderá buscar a região de 77,45.
 
COCE5 - COELCE
 
 
 
Ativo em tendência indefinida com viés baixista. Percebam que esse ativo vem sofrendo bastante com a volatilidade, por isso, cuidado, muita atenção. 
 
No momento, rompeu as regiões das MM's de 8 e 20 dias, atualmente nas regiões de 52,47 e 51,89. A continuidade dessa queda, muito provavelmente, buscará a região de 50,52. Lembro que nessa região poderá ocorrer Repique. Caso esse Repique venha a ser ignorado, o preço poderá buscar a região de Fibonacci de 45,69.
 
Porém, caso haja algum movimento que faça o preço sair dessa região de indefinição em uma direção positiva, para cima, os alvos serão 53,50, 54,43 e 55,35. Lembro que a região entre 53,50 e 55,35 é área tensa e sujeita a sustos, por ser a região de retração de Fibonacci. Mas, caso alcançado o preço de 55,35, poderá ser aberto o caminho para a busca da região de 58,33. Mas, não custa nada lembrar que antes dos 58,33 teremos uma MM de 200 dias, atualmente em 56,20, que poderá funcionar como uma boa área de Resistência. 
 
Calendário Econômico. (Eventos dos EUA que podem trazer volatilidade ao Mercado)
 
 
Fonte: site da Investing.
 
 
Finalizando, gostaria de lembrar alguns pontos importantes:

- Essa análise em nenhum momento deverá ser utilizada para fins de compra ou de venda dos ativos disponibilizados, pois se trata de uma visão pessoal.

Nunca, nunca, operar ativos sem o seu respectivo gerenciamento de risco.
 
- Gráficos em periodicidade Diária.

- Nessa época de coronavírus, peço a todos que sigam as orientações do Ministério da Saúde de seu País.

- Desejo muita Saúde a Todos e uma Boa Semana!!!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.