Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Shanghai Composite Despenca e Infla o Pessimismo do Investidor Mundial.

Publicado 09.12.2014, 07:32
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: Mercados asiáticos seguiram a queda de Wall Street, depois que os preços do petróleo caíram para novas mínimas de cinco anos no pregão asiático, com Brent abaixo de US $ 66 por barril. Durante a noite, os preços caíram 4% devido previsões pessimistas após o Dow postar a maior queda desde outubro. 

Com as exportações e importações da China em declínio, aumentaram as pressões sobre o Banco do Povo da China para novas medidas de apoio à economia. O índice de referência da China, o Shanghai Composite, atingiu uma alta de 3.091 pontos no início da sessão, mas despencou 5,31% na última hora do pregão, num movimento típico de realização de lucros, depois que o governo reduziu as expectativas do PIB para 2015 para 7%, abaixo da meta 2014 de cerca de 7,5%. Enquanto isso, o yuan caiu para uma baixa de cinco meses contra o dólar. Nos últimos 30 dias, o Shanghai Composite subiu cerca de 20%. Em Hong Kong, o Hang Seng perdeu mais de 2%, caindo pela primeira vez em três sessões, depois de subir para uma alta de uma semana e meia de alta na segunda-feira.

O Nikkei do Japão caiu 0,68%, interrompendo uma série de sete dias de alta, sob peso de uma moeda mais forte. O iene foi negociado a 120,7 por dólar, depois de atingir uma baixa de sete anos na segunda-feira. O sentimento também foi ferido por uma pesquisa da Reuters mostrando que a maioria das empresas ve a economia estagnado ou em recessão. Sony foi um dos maiores perdedores no benchmark Nikkei com uma queda de 4%, após ataque cibernético na segunda-feira.

O referencial da Austrália, S & P ASX 200 recuou 1,68%, depois de atingir uma alta de uma semana e meia na sessão anterior, enquanto o dólar australiano caiu para uma nova mínima de quatro anos contra o dólar. Produtores de energia foram duramente atingidos. Santos e Oil Search despencaram 7% cada, enquanto Origin Energy caiu quase 5%. Mineradoras também sofreram; BHP Billiton e Fortescue Metals registraram queda de 4% cada e Rio Tinto mergulhou 2,85%, para 55,50 dólares.

EUROPA: As principais bolsas europeias registram forte baixa no início do pregão nesta terça-feira, impactada pelo recuo no preço do petróleo e baixa das bolsas chinesas pesando sobre o sentimento do investidor.

O pan-europeu Stoxx 600 Euro Index recua 1,02% com o DAX alemão, o francês CAC 40 e oFTSE 100 perdendo cerca de 1%.

As ações relacionadas com commodities lideram as perdas. As mineradoras têm uma forte exposição à China, maior consumidora do mundo. Em Londres, BHP Billiton cai 2,51% e Rio Tinto cai 2,29%. Entre empresas de energia, a Tullow Oil diminui 1,79% e empresa de serviços petrolífera Petrofac recua 2,54%.

Os ministros das Finanças da zona euro são a favor de conceder à Grécia uma prorrogação de dois meses do seu programa de resgate, segundo o chefe do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem.

Na Alemanha, as importações deslizaram 3,1% em outubro em relação ao mês anterior. Os analistas tinham estimado uma queda de 1,7%. As exportações caíram 0,5%, em comparação com as previsões para uma contração de 1,7%.

Deutsche Bank cai 2,4%, após o governo dos EUA acusar a maior instituição financeira da Alemanha de usar empresas de fachada para sonegar impostos.

AGENDA ECONÔMICA: 
EUA: 
10h30 - NFIB Small Business Index (índice de otimismo do pequeno empresário);
13h00 - JOLTS Job Openings (pesquisa mensal em diferentes indústrias em que analisa contratações, abertura de emprego, demissões, recrutamentos, etc);
13h00 - IBD/TIPP Economic Optimism (mede o nível de confiança do consumidor e o otimismo quanto à atividade econômica);
13h00 - Wholesale Inventories (dados de vendas e estoques no atacado americano); 


ÍNDICES MUNDIAIS (7h20):

ÁSIA
Nikkei -0,68%
Austrália: -1,68%
Hong Kong: -2,34%
Xangai Composite: -5,31%

EUROPA 
Frankfurt - Dax: -0,89%
London - FTSE: -1,18%
Paris CAC 40: -1,19%
Madrid IBEX: -1,19%
FTSE MIB: -1,15%

COMMODITIES
BRENT: -4,52%
WTI: +0,49%
OURO: +0,11%
COBRE: -0,34%
NÍQUEL: -1,13%
SOJA: +0,19%
ALGODÃO: -0,07%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,29%
SP500: -0,29%
NASDAQ: -0,33%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.