Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Soja Entre Supersafra e Emboscada Tarifária

Publicado 13.08.2018, 01:50
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Os agricultores estão aflitos com a indefinição de preços das commodities e a incerteza paira no ar.

A soja está em uma disputa acirrada entre China e Estados Unidos. O maior produtor e exportador mundial, às vésperas do período de colheita deflaga uma guerra de tarifas com a China, maior comprador mundial da commoditie e seus derivados.

Após inúmeras tentativas de acordos comerciais, sem sucesso, as duas potencias mundiais oficializam aumentos de tarifas, para diversos produtos, e a soja é diretamente afetada. Com as folhas já amarelando agricultores norte-americanos não têm clareza sobre a comercialização da safra. E o mercado atônico pelo fato inédito viu os preços da oleaginosa desabar.

Para piorar, sexta-feita, dia 10/08/2018, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos divulgou o relatório de estimativa de produção, estoque e consumo, dos EUA, e do mundo. O fato novo é uma super safra, bem acima da esperada, aumentando estoques a nível mundial. O efeito nos preços foi de uma intensa queda.

Partindo para um olhar gráfico, observa-se que os preços vinham caindo, atingindo a mínima de 826 cents por bushel, durante as declarações de sobretarifações.

Desde então, viu-se uma recuperação dos preços. Nesse ínterim, o presidente Trump conseguiu um acordo de comércio com a União Européia, e incluiu a soja na pauta, e os analistas começaram a especular sobre compras da China pela soja americana, mesmo com sobretarifa, devido ao alto consumo do país e aos baixos estoques de soja no Brasil, onde mais de 80% da safra já foi vendida, e baixos estoques na Argentina, que teve uma grande seca, e consequente, quebra de safra. A máxima de preços foi 922 cents por bushel, no final de Julho.

Os otimistas apostavam que se os preços se mantivessem acima dos 900 cents / bushel a tendência de alta ganharia força, apostando em uma vitória comercial dos EUA sobre a China. Eis que veio o relatório de safra. No mesmo dia, em poucas horas após a divulgação, os preços derreteram de 900 para 863 cents / bushel. Um susto? Pode ser. Na abertura do pregão do dia 13 os preços seguem em baixa...

Uma sexta -feira para ficar na história, com altas volatilidades e um aumento considerável de negociações. Quanto aos preços, rompeu suportes de preços.

Noticia boa pra China que pode comprar mais barato.

Aos consumidores e vendedores de soja, e investidores do mercado de capitais, atenção às decisões politicas envolvendo esses países e ao movimento de preços.

Abraços, Maurillo.

Soja Gráfico

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.