Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

SURTO do Coronavírus se Expande. O Que Pode Acontecer com o EURO?

Publicado 26.02.2020, 16:29
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Os preços das ações e do petróleo caíram novamente nesta terça-feira, com os rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos tocando mínima, devido à crescente preocupação com os efeitos da propagação do coronavírus na economia global. As perdas ocorreram após os maiores recuos de ações em mais de dois anos na segunda-feira e aceleraram depois que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) disseram que os americanos deveriam começar a se preparar para a propagação do vírus.

O iene japonês se fortaleceu em relação ao dólar pela terceira sessão consecutiva, como sinal de que os comerciantes estão em busca de ativos relativamente mais seguros. O vírus, parecido com o da gripe, já infectou mais de 80.000 pessoas, 10 vezes mais casos do que a epidemia de SARS em 2003. Vários países europeus estavam lidando com suas primeiras infecções, alimentando preocupações com uma pandemia, entre eles a Espanha. A Organização Mundial da Saúde, no entanto, disse que a epidemia na China, onde começou em dezembro, atingiu o pico entre 23 de janeiro e 2 de fevereiro e está em declínio desde então.

Em Wall Street, onde as ações tiveram a maior queda em dois anos na segunda-feira, o S&P 500 registrou sua maior queda consecutiva desde agosto de 2015. “Pela primeira vez em algum tempo, nós finalmente estamos acordando para o fato de que esse problema pode continuar por um período e ter um impacto significativo no crescimento econômico chinês e global e potencialmente nos Estados Unidos”, disse Randy Frederick, vice-presidente de negociação e derivativos para Charles Schwab em Austin, Texas. “Quando as pessoas reagem a isso porque não viajam, não vão a restaurantes ou fazem compras, isso terá um impacto imediato na economia. Depende de quanto tempo dura e quão amplo é o contágio”, acrescentou ele.

Aposta em Cortes de Juros

Os riscos são tais que os mercados de títulos estão apostando que os bancos centrais poderão vir a ajudar com novos estímulos. Os Fed Funds futuros subiram nos últimos dias para embutir uma chance de 50% de um corte de 0,25 ponto na taxa de juros no início de abril. No total, precificam mais de 0,50 ponto em reduções até o final do ano. A indicação de queda nas taxas dos EUA atingiu o dólar contra uma cesta de moedas. O dólar caiu 0,361%, enquanto o euro teve alta de 0,27%, para 1,0881 dólar. O iene subiu 0,54% em relação ao dólar, para 110,15 por dólar. A libra esterlina foi negociada pela última vez a 1,3002 dólar, alta de 0,58% no dia.

Partindo-se para a nossa Análise Gráfica do dia, tivemos um movimento curioso no par EURUSD nos últimos pregões. Enquanto o “mundo” desabou, o EUR se valorizou perante o USD em uma importante zona de suporte entre 1.0875 até 1.0815. O que parecia ser um rompimento da região, com potencial de queda até os 1.0525, pode ter enganado muitos operadores que apostaram na queda do par.

Se confirmada a entrada de compradores nestes níveis, a ponto de conter realmente a queda dos preços, poderemos ter movimentos de alta nas próximas semanas até os 1.1240 (próxima resistência).

Mesmo assim, ainda fica o alerta para um possível rompimento da região de suporte. Se caso isso acontecer, o EURUSD poderia descer até os 1.0525 nas próximas semanas. Pode depender muito do contexto global e da apreensão dos mercados em relação a escalada de contaminações do Vírus.

Grande abraço e boas operações!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.