Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Surto, Epidemia ou Pandemia?

Publicado 27.01.2020, 18:26
Atualizado 09.07.2023, 07:32

A disseminação do coronavírus é o motivo principal que deverá influenciar o comportamento dos mercados de risco em todo o mundo nos próximos períodos.

O surto, que começou atacando pessoas na província de Wuhan na China, agora atinge muitos outros países e regiões da própria China. O dirigente da província chinesa disse que escondeu o tamanho da contaminação e colocou seu cargo à disposição. Mas o fato é que, o governo chinês vem se desdobrando para isolar a doença, mas até aqui sem sucesso.

O governo do presidente Xi Jinping considerou a propagação do vírus como grave e desde o meio da semana passada vem adotando normas rígidas para conter o vírus. O pior é que isso aconteceu exatamente às vésperas do longo feriado chinês de comemorações do Ano Novo Lunar, quando a população viaja muito para sua região natal, consome muitos produtos e serviços e fazem turismo. Há restrições que abrangem, inclusive, as regiões de Xangai e Pequim.

Com o isolamento e restrições de viagens, a tendência é evitar a infecção de pessoas principalmente no período de incubação (quando ainda não existem sintomas presentes), mas ao mesmo tempo, reduz bastante os gastos com consumo de bens e serviços, de certa forma irrecuperáveis para a economia. Daí deriva a percepção de que o PIB chinês pode encolher em até 0,8% no primeiro semestre, com baixa possibilidade de ser reduzido ao longo do ano, já que a data principal passou. O governo chinês, prolongou por mais três dias os feriados do Ano Novo, na tentativa de cercear um pouco mais a livre circulação, mas isso também traz consequências sobre o giro e expansão da economia.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

É bom lembrar que a China registrou crescimento do PIB em 2019 de 6,1%, seu menor nível em 29 anos. Mas, vem voltando a realizar pesados investimentos em suas províncias para garantir que o crescimento se mantenha ao redor de 6% ao ano, como forma de o sistema de governo não ser questionado pela população.

Mas o que se deseja observar é o quanto o crescimento de 2020 estará comprometido e como isso vai influir no comércio transnacional, já que a China é hoje o parceiro de vulto. Também se pretende entender como isso irá influir no preço das commodities e afetar empresas de diferentes países, inclusive no Brasil, grande exportador de proteína e minério para a China.

Por agora, o que se tem é somente um surto do vírus, ainda não caracterizando epidemia e longe de uma pandemia. A OMS (Organização Mundial da Saúde), diz desde sexta-feira que a situação não é emergencial. Porém, começamos o dia 27/1 com 2.835 pessoas infectadas na China e com 81 mortes computadas. O Canadá e o Camboja também já relataram casos da doença.

Os mercados vinham reagindo com certa naturalidade para o fato, porém, na sessão de 27/1, aceleraram proteção dos investimentos e o resultado foi de Bolsas em queda forte, câmbio desequilibrado e busca por ativos de maior proteção como o ouro. As commodities passaram a ceder forte na Bolsa de Chicago e o petróleo chegou a estar em forte queda no início da manhã de hoje, só recuperando um pouco depois que a OPEP sinalizou que poderia manter a redução de produção do óleo por todo o ano de 2020. Também mudou um pouco a percepção dos investidores com relação à atitude do FED na reunião de 29/1. De manutenção da taxa de juros, já encontramos quem justifique uma redução por conta disso.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Por aqui ainda não sentimos grandes reflexos, exceto, talvez, na performance do dólar que vazou o patamar de R$ 4,22. Mas o governo vai ter que ficar atento com nosso superávit da balança comercial que pode encolher mais, e quase como consequência com o déficit em conta-corrente que pode ter redução da cobertura pelo menor ingresso de investimentos diretos no país.

A sugestão é que nesses momentos, os investidores mantenham a “cabeça fria” evitando precipitações. Também pode ser um bom momento para aqueles que possuem maior propensão ao risco, pois é exatamente nessas horas que se pode comprar por meio de “pechinchas”. Mas tudo deve ser feito com a maior consciência e dimensionando riscos individuais.

Alvaro Bandeira

Sócio e Economista-chefe do banco digital modalmais

Publicação Original

Últimos comentários

Excelente artigo.
Excelente artigo.
O melhor que eles podem fazer, é tentar conter a expansão da doença, mesmo as custas de uma redução pontual da atividade econômica. Tomara que dê certo.
Acho q ele não falou nada , ou ficou em cim do muro. Esses analistas q vivem falando em longo prazo é problema. Tudo a longo prazo sobe . Quero ver acertar o time.
Segundo o Dr. Eric Feingl, da Universidade de Harvard, é uma pandemia com taxa de RO de 3,8 pior que da Gripe Espanhola de 1918
Temos cientistas para todos os gostos , uns , apocalípticos , outros muito optimistas , é só questão de eleger , segundo a mesma forma de ser !
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.