Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

"Techs" Impulsionam Outro "Selloff" nos Mercados Mundiais

Publicado 28.03.2018, 07:51

ÁSIA: As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira, puxadas pelo setor de tecnologia, pesada pela queda vista de seus pares em Wall Street, onde a especulação de que o governo Trump está considerando uma repressão aos investimentos chineses nas "techs".

Em Tóquio, o Nikkei caiu 1,34%, para fechar em 21.031,31 pontos e o Topix caiu 1,02%. Os setores de mineração e petróleo e carvão tiveram um dia ruim. Ações de tecnologia também contribuíram para o declínio, com a Tokyo Electron afundando 4,44%, após perdas no setor de tecnologia dos EUA.

Em Seul, o índice Kospi caiu 1,34%, para terminar em 2.419,29 pontos, com o setor de tecnologia também seguindo seus pares americanos. Samsung Electronics caiu 2,56% e SK Hynix recuou 1,35%. As montadoras e o setor de manufatura resistiram à queda mais ampla para apresentar um desempenho misto, com a Kia Motors subindo 3,94%.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 2,5%, com o setor de tecnologia liderando as perdas. As ações da Tencent caíram 3,84% e AAC Technologies despencou 5,93%.

No continente, o índice de Xangai voltou a cair, desta vez recuou 1,4%, para terminar em 3.122,22 pontos, depois de quebrar uma série de quatro dias de queda na última sessão. O composto de Shenzhen caiu 0,95% para terminar em 1.812,36 pontos. O índice CSI 300 das blue chip caiu 1,8%, com consumo não cíclico e energia entre os setores com pior desempenho.

Na Austrália, o ASX 200 caiu pela segunda vez em três sessões, registrando uma perda de 0,73% para terminar em 5.789,50 pontos. Entre os setores, consumo discricionário, materiais e produtores de ouro registraram declínios de mais de 1%, enquanto o subíndice financeiro pesadamente ponderado caiu 0,8%. Entre as grandes mineradoras, BHP Biliton e Rio Tinto (LON:RIO) caíram 0,9% cada, Fortescue Metals recuou 4,6%

Entre as commodities, os preços do petróleo ampliaram as perdas no horário asiático após queda nos mercados do ocidente. Os futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate caíram 0,93%, para negociar a US$ 64,64 por barril e os futuros do petróleo tipo Brent recuaram 0,83%, para US$ 69,53.

EUROPA: As bolsas europeias sofrem um forte impacto nesta quarta-feira, com produtores de chips liderando as perdas no setor de tecnologia. O índice Stoxx Europe 600 cai 1,08%, com apenas o setor de serviços públicos avançando, enquanto o setor de tecnologia lidera as perdas. O índice de tecnologia do Stoxx Europe 600 cai 2,7% e segue a caminho de seu pior nível desde 8 de fevereiro.

O setor de tecnologia figura na parte inferior do índice Stoxx 600, com a fabricante de chips e fornecedora da Apple, AMS, afundando 9,1%, enquanto a fabricante de chips STMicroelectronics recua 1,66%. A empresa holandesa de semicondutores ASML Holding (AS:ASML) cai 4,7% e a alemã Infineon Technologies perde 3,70%.

O setor de tecnologia, que esteve na vanguarda em Wall Street neste ano, também foi influenciado pela notícia de que os EUA estão considerando proibir investimento chinês em certas tecnologias.

Esse movimento quase acaba com a alta de 1,2% da terça-feira, impulsionada pela diminuição das preocupações com uma possível guerra comercial global. Nesta semana, os relatos de que os EUA e a China estão negociando nos bastidores ajudaram os mercados europeus a subir na terça-feira.

O índice FTSE 100 opera em baixa, com apenas o setor de utilities, considerado defensivo, subindo. Na terça- feira, o benchmark saltou 1,6%, pondo fim a uma série de quatro sessões de quedas. O benchmark de Londres perdeu mais de 9% neste ano.

Entre as mineradoras negociadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) cai 3,1%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 3,9%, BHP Biliton perde 2,8% e Rio Tinto opera em baixa de 2,6%, enquanto os podutores de petróleo BP e Royal Dutch Shell também tem um dia ruim, recuando 1,76% e 1,80%, respectivamente, na sequência da queda do preço do petróleo.

EUA: Futuros de ações dos EUA operam em baixa nesta quarta-feira, pesada pelas ações do setor de tecnologia que levou a uma queda global em meio às preocupações regulatórias.

Na terça-feira, o índice Nasdaq Composite caiu 2,93%, enquanto o Dow Jones Industrial Average perdeu 1,43% e o índice S&P 500 recuou 1,73%.

Os investidores estão enfrentando pesadas perdas em março. A Dow recua 4,7%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq caem 3,7% e 3,6%, respectivamente.

Preocupações regulatórias começam a se acumular frente aos grandes nomes do setor de tecnologia, um fator que levou a uma queda nas ações na última hora de negociações na sessão de terça-feira. Entre eles, a Tesla Inc. está enfrentando uma investigação sobre um acidente fatal em um de seus carros elétricos na Califórnia na semana passada.

Somando-se à lista de preocupações, Nvidia Corp (NASDAQ:NVDA). foi abalada pela notícia de que suspenderia suas ações sobre carros autônomos com a recente morte de um pedestre por um carro da Uber Technologies Inc.

O índice NYSE FANG, um indicador que acompanha 10 titãs de tecnologia, caiu 5,63% na terça-feira, a maior queda desde 2014, quando o índice começou.

O setor de tecnologia liderou as altas em 2017 e o Nasdaq sobe 1,5% neste ano, contra perdas para o Dow e para o S&P 500. No entanto, o setor tem ficado sobre pressão, recentemente, impulsionado por perdas acentuadas nas ações do Facebook.

Os investidores também podem estar realizando lucro à medida que o final do primeiro trimestre se aproxima em uma semana curta, devido ao feriado da Páscoa na sexta-feira. Analistas disseram que isso poderia ser parte do que está contribuindo para algumas das recentes volatilidades.

Além disso, a rentabilidade dos títulos provavelmente continuará em foco depois que o rendimento de títulos públicos de 10 anos chegou a 2,76% na terça-feira, o menor em sete semanas devido a preocupações com políticas protecionistas. Os rendimentos das obrigações movem-se inversamente aos preços e uma alta implica que os investidores estão buscando um abrigo em títulos, longe das ações.

Uma leitura final dos dados do PIB do quarto trimestre deve ser lançada às 9h30 da manhã, enquanto as vendas de casas pendentes para fevereiro serão divulgadas às 11h00.

O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participará de uma conversa no The Buckhead Club, em Atlanta, às 12h30 da manhã de domingo.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: -0,03%
SP500: -0,07%
NASDAQ: -0,43%

OBSERVAÇÃO:
Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.