Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Tecnicamente Falando: 10 Regras de Paul Tudor Jones para Operar no 4T20

Publicado 30.09.2020, 15:54
Atualizado 15.02.2024, 05:10

No Tecnicamente Falando desta semana, gostaria de revisitar as 10 regras de Paul Tudor Jones e falar sobre como navegar no mercado durante o resto de 2020.  Em razão de uma pequena cirurgia, estou de licença médica nesta semana, portanto tive que escrever este artigo no sábado.  Os dados se referem ao fechamento de sexta-feira, mas, como estamos olhando gráficos semanais e mensais, a análise não muda.

Recapitulação

Como ressaltamos em “A liquidação passou do ponto”, no curtíssimo prazo, a recente correção ocorreu de forma muito parecida como sugerimos em meados de agosto. 

Nas últimas semanas, falamos sobre a correção que está acontecendo nos mercados.  Como mostramos abaixo, o declínio ocorreu de forma ordenada e sem ter sido induzido pelo pânico.

O mercado de fato recuou do topo da faixa de 2 desvios padrão até o fundo, o que faz parte de um processo de correção saudável. Como salientamos na semana passada, a correção também está em linha com a fraqueza histórica de setembro e outubro, principalmente nos anos que precedem uma eleição.

SPX – Gráfico Diário

 

“Apesar de a liquidação no mercado ter se estendido no curto prazo, ainda sugerimos usar os ralis de volta à média móvel de 50 dias (MMD 50) para rebalancear os riscos da carteira. Dê uma olhada no primeiro gráfico acima. O mercado está em uma tendência de baixa bem definida. O movimento de sexta-feira falhou em romper a resistência.

No gráfico abaixo, vemos o mercado disparando de volta para as mínimas da consolidação anterior, com a MMD 20 perto de cruzar a MMD 50. Isso sugeriria uma pressão descendente maior nos preços no curto prazo. A MMD 200 está a quase 7% abaixo do fechamento de sexta-feira.

Se o mercado conseguir romper a resistência na segunda-feira, superar as MMDs 50 e 20, as antigas máximas não devem ser um problema.

Gráfico do SPY diário

 

Mas, o que dizer em relação ao resto de 2020?  Para compreender melhor o cenário, precisamos olhar os gráficos semanal e mensal.

Análise de dados semanais

É essencial compreender que os tempos gráficos são importantes na análise. Se você é um day trader, pode pular para o fim deste artigo. Mas se você é um investidor de longo prazo, que quer aumentar seu capital e gerenciar o risco, a análise semanal é mais do que benéfica.

A razão para olharmos os dados semanais é que eles suavizam a volatilidade diária dos preços e geralmente revelam tendência gerais de mercado com mais clareza.

Gráfico semanal do S&P 500

 

Embora o mercado esteja trabalhando sob as condições mais extremas de sobrecompra, ainda continua 2 desvios-padrão acima da sua média móvel de 200 semanas (4 anos). Mesmo uma correção de volta para a média móvel de 52 semanas (1 ano) ainda requer um declínio maior de 7% em relação aos níveis atuais.

Também é importante notar que a força relativa apresenta divergência negativa em relação ao mercado, voltando ao início de 2018.

O fato de o mercado ainda estar muito estendido em relação às médias de longo prazo, com o IFR caindo, sugere que os investidores devem permanecer cautelosos durante o resto do ano e gerenciar devidamente o risco de suas carteiras.

Dados mensais recomendam precaução

Ao analisar os dados mensais, o pano de fundo baixista é mais evidente.

Do ponto de vista de investimentos, observe os dois últimos avanços do bull market em comparação com a atual disparada alimentada pelo banco central. A atual extensão falhou no topo da linha de tendência de alta formando um “padrão de megafone”.

Em segundo lugar, o mercado está sendo negociado com mais de 2 desvios-padrão acima da média de longo prazo (4 anos), situação ideal para um declínio corretivo mais acentuado. Como ressaltamos acima, combine o extremo alongamento do mercado com a divergência negativa no IFR, e o risco de um evento mais forte de reversão à média fica evidente.

Quando tanto o MACD quanto o desvio em relação à media móvel de 4 anos coincidem com os declínios prévios no índice de força relativa, temos o sinal mais importante de processos corretivos. No entanto, essas correções não acontecem imediatamente. Ocorre com muita frequência de o mercado "sugar" a maioria dos investidores no pico um pouco antes de ceder.

É importante ressaltar que os dados mensais, obviamente, só são válidos ao final do mês. Por isso, esses indicadores são extremamente lentos para mostrar uma virada. Para gerenciar o risco imediato da sua carteira, é melhor usar os gráficos diário e semanal. Os gráficos mensais fornecem uma melhor previsão das tendências de mercado no longo prazo.

S&P 500 – Gráfico Mensal

 

Investindo durante o resto de 2020

Considerando o pano de fundo técnico apresentado acima, está claro que o risco é maior do que a perspectiva de retorno durante o resto deste ano. Existe uma possibilidade muito grande de novos catalisadores provocarem uma reversão inesperada nos mercados:

  1. Uma eleição contestada

  2. Falta de suporte fiscal

  3. Redução no suporte do Federal Reserve

  4. Ressurgimento da pandemia

  5. Enfraquecimento do crescimento econômico

  6. Os resultados corporativos abaixo das expectativas

Você entendeu a ideia.

Mas acontece que os investidores estão agora simplesmente correndo atrás de desempenho. Não seria diferente, pois temos assessores financeiros, a mídia mainstream e Wall Street constantemente introjetando na cabeça dos investidores a ideia de que é necessário superar algum índice de referência aleatório ano após ano.

Investir, no fim das contas, tem tudo a ver com gerenciar os riscos que podem reduzir substancialmente sua capacidade de continuar no jogo o tempo suficiente para vencer. Ocorre que a discussão entre investir e especular desapareceu. Como observou Ben Graham, devemos nos preocupar:

“A distinção entre investimento e especulação em ações ordinárias sempre foi útil e sua desaparição é motivo de preocupação. Dissemos com frequência que Wall Street como instituição estaria bem assessorada para reafirmar essa distinção e enfatizá-la em todas as suas interações com o público. Do contrário, as bolsas de valores podem um dia ser culpadas por perdas extremamente especulativas, para as quais aqueles que as sofreram podem não ter sido devidamente alertados.” – Ben Graham, O Investidor Inteligente

Sim, os riscos são altos. Mas, como investidores, não podemos simplesmente ficar de fora, razão pela qual é tão importante adotar um conjunto de regras para administrar o risco. Isso é algo que podemos aprender com o lendário investidor Paul Tudor Jones.

As regras que fizeram Paul Tudor Jones ter sucesso no mercado

Regra 1: Corte rápido as perdas e deixe correr os ganhos.

É necessário ter muita humildade para navegar os mercados com sucesso. Não podemos ter arrogância quando os investimentos não saem do jeito que gostaríamos. Os investidores que têm o ego muito grande não conseguem admitir erros ou acreditam são os melhores de todos os tempos na hora de selecionar ativos. Para sobreviver nos mercados, é preciso evitar o excesso de confiança.

Regra 2: Investir sem objetivos específicos é um grande erro.

Antes de investir, você já deve saber a resposta para as seguintes questões:

  1. Em qual preço eu realizarei lucro se estiver certo?

  2. Onde encerrarei a operação se estiver errado?

A esperança e a ganância não devem fazer parte de processos de investimento.

Regra 3: O viés emocional e cognitivo não deve fazer parte do processo decisório.

Se suas decisões de investimento (e financeiras) começam com:

  • Eu acho que...

  • Um amigo me disse...

  • Eu ouvi falar...

  • Eu espero que...

Você está prestes a viver uma experiência ruim.

Regra 4: Siga a tendência.

“80% do desempenho da carteira é determinado pela tendência subjacente. “

Regra 5: Não transforme um lucro em prejuízo.

Investir nada mais é do que obter retornos com o tempo. Se você não colher os ganhos e permitir que eles se tornem prejuízo, terá começado um “ciclo de escoamento financeiro”.

O mais importante é saber que “voltar ao zero a zero” não é uma estratégia de investimento.

Regra 6: As chances de sucesso aumentam bastante quando a análise técnica conta com o respaldo da análise fundamentalista.

O mercado pode ignorar os fundamentos por um longo período. Como John Maynard Keynes disse certa vez:

“O mercado de ações pode ficar irracional por mais tempo do que você consegue ficar solvente. “

Ao aplicar critérios técnicos para determinar quando investir, você melhora significativamente o retorno e o controle de risco daquilo que a análise fundamentalista não mostra.

Regra 7: Evite aumentar posições perdedoras.

Paul Tudor Jones disse certa vez: “só perdedores aumentam posição em operações perdedoras”.

Ao "fazer preço médio", você reduz o retorno do capital investido ao tentar recuperar uma perda, em vez de destiná-lo a investimentos com maior potencial de lucro.Ao cortar as perdas rapidamente você pode ter um crescimento mais significativo com o tempo.

Regra 8: Em mercados de alta, permaneça comprado. Em mercados de baixa, fique neutro ou vendido.

Apostar contra a tendência principal do mercado geralmente é um esforço infrutífero e frustrante. Durante mercados de alta, permaneça investido em ativos de risco, como ações, ou inicie um processo constante de ajuste de posições vencedores.

Em mercados de baixa, os investidores devem procurar reduzir o risco geral e montar caixa. Toda tentativa de comprar na queda acreditando que encontrou o fundo ou que “as ações não podem cair ainda mais” geralmente não acaba bem.

Regra 9: Antes de investir, pense primeiro no risco, e não nos retornos.

Os investidores que focam o risco primeiro estão menos propensos a ceder à ganância. Nossa tendência é focar o retorno potencial do investimento e deixar para depois o risco tomado.

O objetivo de uma gestão responsável de carteira é aumentar o dinheiro no longo prazo para alcançar marcos financeiros específicos, sem deixar de considerar o risco tomado para atingir esses objetivos. Para evitar perdas importantes na carteira é preciso deixar passar ALGUMAS oportunidades de alta para não ser pego na MAIORIA dos recuos. Ainda que o desempenho da carteira possa voltar ao zero a zero após uma perda catastrófica, o precioso TEMPO perdido para fazer isso nunca pode ser recuperado.

Regra 10: O objetivo de uma gestão de carteira é obter uma taxa de sucesso de 70%.

Pense nisso. Os rebatedores da Major League entram na “Galeria da Gama” com uma taxa de acerto de 40%.

A gestão de carteira não tem nada a ver com SEMPRE estar certo. Tem a ver com alcançar os objetivos com consistência no longo prazo. Não existe uma estratégia, disciplina ou estilo que funcione 100% das vezes.

Quando você entender isso, as outras 9 regras acima se tornarão muito mais simples de incorporar.

Conclusão

“Os maiores erros ao investir não vêm de fatores informativos ou analíticos, mas de fatores psicológicos”. – Howard Marks

O maior vetor dos retornos de investimento de longo prazo é a minimização de erros de investimento psicológico.

Como Howard Marks opinou:

“As melhores oportunidades absolutas de compra ocorrem quando aqueles que detêm ativos são forçados a vendê-los".

Como investidor, seu dever é deixar de lado suas emoções por um instante. Analise objetivamente o mercado em que está. Ele está dominado atualmente pela ganância ou pelo medo? Seus retornos no longo prazo dependerão não tanto da forma como você responde a essa questão, mas de como você gerencia o risco inerente.

“Seu maior problema – e pior inimigo – como investidor provavelmente é você mesmo”. Benjamin Graham

Não importa se estamos falando de Paul Tudor Jones ou de qualquer outro grande investidor ao longo da histórica, todos eles têm uma filosofia em comum: a gestão do risco inerente do investimento.

“Se as suas fichas acabarem, você está fora do jogo".

Últimos comentários

Show! Muito bom
Excelente artigo !
Parabéns. Ótima análise.
excelente artigo, parabéns. Vou deixar guardado.
Ótimo artigo....
Uma aula esse artigo. Parabéns. Seguindo.
Artigo inteligente
Bom artigo, parabéns.
Como assim você só tem 40 seguidores? oh doido, bora compartilhar isso
Excelente e inspirado, um dos melhores artigos que já li sobre o mercado financeiro e psicologia de mercado.
aí faz todas as ótimas análises e o pessoal da política ferra a gente...kkk
Perfeita e muito embasada esta materia. Excelente
Lance, Parabéns pelo artigo. Sensacional.
Vou imprimir e colar na minha parede. Mostrou tudo que fazemos de errado.
Melhor e mais lucida matéria que ja li na investing
feriadão chinês apertem o cinto....posiciona o stop e segura .... a onda
é difícil e analisar gráficos ao mesmo tempo, mas os dois se encaixaram na sua fala. Assim fica bem explicado e fácil de entender. Concordo, também, que a melhor análise se faz no gráfico semanal e mensal e seguir a tendência, aqui, é tudo a se fazer, quando o psicológico aguentar. Parabéns.
parabéns pelo artigo, bora colocar em pratica pra sair de vez do zero a zero
parabéns pelo artigo, bora colocar em pratica pra sair de vez do zero a zero
Sempre li artigos semelhantes e gosto muito. O problema é que pra maioria, incluindo eu mesmo, só aprende apanhando. Hoje estou bem mais calejado com o mercado e mesmo assim ainda cometo erros antigos. Uns nascem com o talento pra coisa e outro precisam dar várias cabeçadas, como eu.
parabéns pelo artigo
parabéns pelo artigo
bom para reflexão ...👏
Faz dias que eu não lia algo tão bom ,, Parabéns
Excelente! Parabéns e boa recuperação.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.