Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Temida Inversão da Curva de Juros nos EUA Aponta a Recessão - O que Esperar?

Publicado 19.08.2019, 01:03
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Panorama de Mercado

Encerramos a semana com os mercados amedrontados frente uma nova recessão global devido a instabilidade causada pela guerra comercial entre China e EUA. Não apenas o Ibovespa, mas vários mercados internacionais apresentaram resultados negativos devido a divulgação de indicadores em várias parte do mundo comprovando os impactos danosos da guerra comercial. O principal fator que deixa os investidores em alerta são as medidas adotadas por diversos bancos centrais ao redor do mundo para estimular a economia, ainda assim os resultados têm sido abaixo das expectativas e também insuficientes para reanimar a atividade econômica. Eis que a tão temida inversão da taxa de juros nos EUA, onde a rentabilidade de títulos de curto prazo fica acima da rentabilidade dos de longo prazo, confirma o alerta. Desde 1955, todas as vezes em que essa inversão ocorreu houve uma recessão em seguida. Nosso mais importante índice acionário, o Ibovespa, fechou a semana com uma queda de mais de 4% acompanhando o cenário externo. Após flertar com os 99000 pontos na semana anterior, essa semana o índice fez mínima nos 98200 pontos. O Ibovespa fechou a semana abaixo dos 100000 pontos, o que não ocorria desde junho deste ano. Sendo assim, nosso índice fechou a semana na casa dos 99805.78 pontos e seu derivativo, fechou a semana em 100650 pontos.

No cenário nacional, não tem como não comentar o tombo que as ações da Oi (SA:OIBR4) levaram na semana. Os papéis da companhia chegaram a ser negociados abaixo de R$ 1. A derretida de quase 18% se deu devido especulações que a agência reguladora das telecomunicações do Brasil, a Anatel, poderia fazer uma intervenção na empresa. Isso porque os resultados divulgados no segundo trimestre foram assombrosos, com prejuízo bilionário e inclusive queima de caixa. Diante do cenário atual, a Anatel teme que a Oi não consiga manter suas operações e ocorra uma interrupção na telefonia fixa no país. A Anatel divulgou em nota oficial que não é verdade sobre a intervenção, mas isso não impediu que os papéis da companhia continuassem a se desvalorizar. No Congresso Nacional, as polêmicas do atual presidente, Jair Bolsonaro, não atrapalharam o calendário e avanços nas pautas a serem discutidas. Houve a aprovação da medida provisória de Liberdade Econômica, que tem como objetivo contribuir na facilitação do ambiente de negócios no Brasil. E a Reforma da Previdência volta a ser votada em setembro.

No mercado internacional, seguimos de olho na disputa comercial entre China e EUA e suas consequências. Essa semana Donald Trump aparentemente deu uma trégua ao adiar, o aumento da alíquota para importação de produtos eletrônicos chineses, de setembro para dezembro. Ainda assim Trump não deu o braço a torcer com esse respiro dizendo que esse adiamento é apenas para “salvar o Natal dos americanos”. Outro ponto no exterior que chamou atenção foi o caos do preço dos ativos argentinos após a derrota de Mauricio Macri nas eleições primárias para a Presidência do país.

A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:

Índice Bovespa – 99805.78 pontos;

Índice Futuro de IBOVESPA - 100650 pontos

Petrobras PN (SA:PETR4) – 23,91 reais

Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 43,69 reais

Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 34,35 reais

Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 33,27 reais

Ambev (SA:ABEV3) ON – 18,90 reais

Dólar Futuro – 4004.00 reais

Índice Dow Jones – 25886.01 pontos

Índice S&P 500 – 2888.68 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com vencimento de opções sobre ações já na segunda-feira (19/08). Na quinta-feira (22/08) começa o Simpósio Anual de Política Monetária de Jackson Hole, organizado pelo Fed: o tema deste ano é “Desafios para a Política Monetária”, tema oportuno onde o Banco Central Americano pode anunciar medidas de alívio monetário frente a possibilidade de recessão global. Na sexta-feira (23/08) teremos discurso do presidente do FED, Jerome Powell, então todo cuidado é bem-vindo no horário da notícia.

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Quarta-feira - Vendas de Casas Usadas (Jul) às 11h, Estoques de Petróleo Bruto às 11h30 e Atas da Reunião do FOMC às 15h;
  • Sexta-feira - Discurso de Powell, Presidente do Fed e Venda de Casas Novas (Jul) às 11h;
  • Tenham uma excelente semana.

    Liora Vanessa

    Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

    Últimos comentários

    Esse povo ganha dinheiro escrevendo e vendendo curso. Como invertidores, são como o Luladrão preso!
    Uma hora vão perceber que o mundo real se adapta as necessidades. O mercado real esta de vento em popa, pois o consumo esta indo muito bem e a base de crescimento vem aumentando constantemente, o que tem gerado percentuais menores do que o esperado.. Cada um faça sua avaliação, mas o momento pode ser muito interessante para capturar um ótimo valor em alguns meses.
    só pessimismo, cadê o otimismo
    ta ok
    Nao necessariamente aponta recessao
    parabéns pelo artigo.
    Oi Liorá!
    Instale nossos aplicativos
    Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
    Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
    A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
    É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
    A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
    A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
    © 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.