Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Distancie-se do Ruído: Tenha Uma Vida Fora do Mercado

Publicado 22.05.2019, 14:08
Atualizado 09.07.2023, 07:32

O otimismo voltou

O Ibovespa acumula incrível alta de 5,35 por cento nesta semana até o momento, chegando a 94,5 mil pontos, em uma volta do otimismo do mercado com a percepção de maior probabilidade de aprovação da Reforma da Previdência.

O Congresso parece, subitamente, estar tão comprado na necessidade da medida que se dispôs a fazê-la com texto próprio. Se isso for verdade, me parece uma grande vitória de Guedes não só em convencer os parlamentares e o Brasil inteiro da necessidade de mudar as regras, mas também uma vitória retórica de colocar a culpa do baixo crescimento no Congresso e nas políticas de toma lá, dá cá.

O BC também ajudou, fazendo leilão de linha para aliviar as pressões no câmbio.

Nós, mortais

Observe, porém, que embora esse tenha sido o tom positivo do mercado de ontem, tivemos um banho de sangue na sexta-feira praticamente pelos mesmos motivos.

O Mercado, como você já percebeu, é maníaco-depressivo.

Ora ele sobe porque o Congresso e o Presidente não se ajudam; ora ele cai pelo mesmo motivo.

Fica muito difícil para nós, mortais, termos a tranquilidade de olhar para as cotações subindo e caindo forte e não fazermos nada.

Arrancando os cabelos

Em 2012, nos meus tempos áureos de trader de renda fixa na Mauá, certa vez me peguei aplicada no DI Janeiro 2021 - que, na época, era um DI muito longo e muito volátil.

(É, faz tempo…)

Cada variação de 1 ponto na cotação causava uma perda ou ganho enormes para o fundo.

Eu, preocupada com isso – e querendo fazer jus à minha posição na época, de assistente do head trader – entrei em uma paranoia de que não podíamos perder dinheiro nesse trade, e tínhamos que entrar exatamente naquele melhor ponto de máxima e percorrer um caminho tranquilo até o novo mínimo.

Nem consigo medir quantos anos de vida perdi naqueles meses...

A cada ata do Banco Central; a cada notícia de jornal com diretores do Copom; a cada sussurro de alguém que voltava de uma reunião com os diretores do BC, eu entrava em pânico.

Tenha vida pessoal

Mas com tudo se aprende.

A maior dica que posso te dar, por experiência própria, para se dar melhor neste mercado atual é: tenha vida pessoal.

Ficar olhando para a tela do homebroker o tempo todo te dá uma falsa impressão de que o fundamento está mudando muito rápido, e que toda notícia publicada é verídica e importante.

E nada disso é verdade!

Na grande maioria das vezes, absolutamente NADA está acontecendo. E o fundamento segue o seu curso naturalmente, em meio a vários tropeços dos preços de mercado.

Os investidores têm a falsa ideia de que acompanhar os preços insanamente vai trazer um diferencial que ninguém tem.

Isso não é verdade. Em 2012 eu sabia exatamente cada 100 lotes que saiam e de onde vinha o fluxo; tinha um grande mapa dos pequenos acontecimentos na cabeça.

Mas o que eu mais precisava ter em mente era que a tendência de queda das taxas continuaria enquanto o BC conseguisse testar novas mínimas sem prejudicar a inflação corrente.

Só isso. O resto era ruído.

Desafie o status quo

Então, enquanto todo o exército da Faria Lima se veste de seus coletes e happy socks e se prepara para ficar o dia todo na frente do homebroker, você francamente deveria ir brincar com seu filho, jantar com sua esposa, assistir a seu jogo de futebol.

Eles vão torcer o nariz e te chamar de excêntrico. Não ligue.

De vez em quando, olhe as últimas notícias.

Mas só de vez em quando. Com paz de espírito, é muito mais fácil discernir o que é fundamento do que é barulho.

E enquanto os coletes estiverem respingando sangue, você estará feliz e pacientemente surfando a tendência.

Acompanhe muito mais no Twitter: @mariliadf2, no FB: Marilia.fontes.7927, Youtube: MariliaFontesRendaFixa e LinkedIn: Marilia-Fontes-88744518

Publicação Original

Últimos comentários

Show! Agora que estou operando com capital protegido (comprando put e vendendo call para apenas cobrir o custo do seguro) às vezes me pego até dorcebdo pra cair um pouco pra fazer uns traders. kkk
quis dizer tecendo
Excelente !!!
Quando fazemos o dever de casa bem feito, estudando de verdade as empresas que compras, não temos medo da prova de fogo que nos é aplicada todo dia
Quando fazemos o dever de casa bem feito, estudando de verdade as empresas que compras, não temos medo da prova de fogo que nos é aplicada todo dia
Marília, esse é o seu melhor artigo.
Para toda compra eu deveria ter um procedimento:- Fazer a análise técnica do ativo;- Ter em mente os últimos acontecimentos recentes que podem impactar aquele papel e;- Analisar as últimas movimentações do mesmo, para selecionar o melhor momento de compra.É possível fazer tudo isso em 2 horas, ou seja, tenho outras 22 horas do meu dia pra viver e, enquanto vivo, não tem espaço pra preocupação com cotação ou ruído.Ótimo artigo, Marília.
sabe tudo
Parabéns Marilia. Excelente artigo.
Excelente artigo. Parabéns
Excelente artigo. Parabéns
Eu ainda fico um tempo, dois ou três dias por mês, tentando o melhor momento de comprar alguma das minhas ações.
Parabéns, excelente. Parece que o artigo foi feito para mim.
Eu só olho de vez em quando pra comprar. Que nem teve um dia que sqia3 caiu do nada quase 8%. Conheço os fundamentos. Daí saí comprando. Acho que não era nada. Só alguém grande querendo sair do papel. Um ótimo negócio.
Eu só olho de vez em quando pra comprar. Que nem teve um dia que sqia3 caiu do nada quase 8%. Conheço os fundamentos. Daí saí comprando. Acho que não era nada. Só alguém grande querendo sair do papel. Um ótimo negócio.
conentrando-se no volume é possível operar em qualquer período.
Mano, eu preciso fazer isso. O sucesso de Buffet foi isso, se distanciar de conversinha. As vezes quando o mercado tá uma zona é a melhor hora pra comprar.
Show.
Essa públicação veio no momento perfeiti. muito grato :)
show o texto. Parabens
Que post maravilhoso. Na contra mão de tudo que se fala sobre entrar no mundo da renda variável, porém verdadeiro em cada vírgula.
Belo texto, serve de reflexão.
Belo texto, serve de reflexão.
Ótima avaliação!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.