Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

A Nossa Copa Agora é Outra! - Tônica da Semana:

Publicado 10.07.2018, 09:11
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Fomos eliminados. Ponto! A Copa acabou pra nós e agora começamos naquela que de fato é a Copa que mais importa! Amo futebol, não me entendam mal, mas o que vai acontecer na nossa vida, no dia dia, nos próximos 4 anos é MTO mais influenciado pela competição de outubro (eleições) do que essa que passou.

Mas antes uma piadinha infame:

“A B3 (Bovespa) deveria escolher o Neymar para garoto propaganda. Afinal os 2 só caem! (autor: trader descontente)”

NOT FUNNY!

Agora vamos ao que interessa.

Lula Livre? Ops! Nada disso, chama o VAR!

Nada disso. Segue o jogo!

Então vamos começar a semana com coisa boa. Primeiro que já pulamos a segunda, segundo e mais importante, as ADR’s lá foram tiveram uma sessão bem positiva. Se liga no quadro verde ali que salienta as oscilações do dia. No caso, de ontem, destaque para BRKM (NYSE:BAK), BRFS (NYSE:BRFS), PETR (NYSE:PBR) e CSN (NYSE:SID) subindo bem:

ADRs do Brasil

Comentei nas últimas semanas que o mercado lá fora parecia preso. Tipo o Lula, com o VIX alto, índice dólar se mantendo e S&P 500 sem grande força. Pois é isso mudou nos últimos dias com o VIX acalmando e o S&P andando, dólar parou de subir assim como a Treasurie que deram uma acalmada. Isso tudo é bom para o nosso mercado a meu ver. Sinaliza uma menor aversão a risco.

Até os juros aqui dentro acalmaram. Depois de fazer uma figura de Batman (não é análise, é zoeira mesmo) como comentei umas semanas atrás, os juros no Brasil se acomodaram o que também é bom para risco.

Título do Brasil a 10 anos

Mas o ponto é que tem uma coisa que ainda precisa acontecer pra nossa bolsa andar. Eleição?

Não. As commodities andarem mesmo! Gráfico abaixo mostra o índice agregado.

Dow Jones diário

Mas olhando separadamente tiveram algumas commodities importantes para nós que sofreram bem! Abaixo o gráfico do café em preto(que caiu pouco recentemente mas vem sofrendo desde 2017), o milho em amarelo e o/a soja em verde.

Soja, milho e café

Sim isso não é bom para nós especificamente dado a importância de cada um desses produtos para o país. Dentro da pauta exportadora eu digo….só perguntar para alguém no Mato Grosso, ou lá em Passo Fundo, ou ainda no interior do ES o quanto esses 3 são importantes que vocês vão entender!

Mas apesar disso, sigo batendo na tecla do otimismo. Como comentei semana passada no que chamei de Devaneios de um Touro Convicto, às vezes fica difícil de explicar ex-ante, mas depois que acontece a gente pensa: “puxa devia ter me arriscado, tava na cara” .

Veja que legal esse gráfico é o petróleo na linha preta e o índice de emergentes MSCI EEM (NYSE:EEM). O gráfico é semanal. Semana passada postei o diário e tinha até uma seta dizendo apontando os emergentes para cima. Correlação não é perfeita mas existe e me arrisco a dizer que o sell off em emergentes acabou. Já deu o que tinha que dar!

Petróleo e MSCI de Emergentes

E pra quem quiser ir mais a fundo no tema sugiro esse excelente artigo de onde “roubei” esse gráfico (Five Indicators that Suggest the Selloff in EMs Has Gone Too Far). O gráfico diz o seguinte: existe uma correlação que não é perfeita entre o Baltic Dry Index (custo de transporte de matéria-prima) e o desempenho das bolsas de países emergentes. A relação é: esses países exportam produtos que são cíclicos. Quando há muito transporte e os preços estão bons, o custo do frete aumenta e isso significa que a economia desses países provavelmente está aquecida ou aquecendo.Baltic Dry Index

E se essa tese estiver correta, teremos grande chance de ver isso aqui se reverter. Os fluxos estrangeiros retornando para cá após 2 meses de forte retirada que jogou nosso IBOV lá pra baixo e o dólar pra cima…

Investimento estrangeiro na Bovespa

Fluxo de investidores na Bovespa

Enfim, coloca mais esse post para um daqueles dos “Devaneios de um Touro Convicto”! Sigo achando que tivemos um momento ruim e podemos ter uma folga agora no curto prazo. Tem muito risco na mesa e por isso também tem bastante upside! Como disse semana passada, quando as coisas estiverem mais claras os preços serão outros!

A nossa Copa não terminou não. Agora o nosso adversário é outro, na verdade é o mais difícil de todos os que enfrentamos. Somos nós mesmos! Assim como Neymar que com algumas atitudes consegue fazer o mundo esquecer o craque que ele é, o Brasil enquanto país também o faz com decisões de política econômica erradas. Espero que possamos tomar boas decisões para copar de outubro!

Era isso.

Aquele Abs.

Últimos comentários

Típico eleitor de Bozonaro: não consegue viver sem o Lula, e no final da conversa, o resumo é "pode ser", "depende do mercado", "imprevisível", ou seja, não sabe nada, só conversa....
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.