Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Tônica da Semana: Bolsas Subindo… O que Fazer? E Análise de Alguns Setores

Publicado 13.07.2020, 11:43
Atualizado 09.07.2023, 07:32
HORA DE VENDER TUDO?

Bolsa a 100k: o que dizer?! Hora de vender tudo e colocar em renda fixa? O silêncio que precede o esporro? Pode ser….e confesso que dá uma vontade grande! Proteger aquilo que tenho. Minha carteira chegou a cair 40% no ano, agora “apenas 10%” – lembro que tenho grande parte da minha grana em ações.

MAS PERAÍ…

Há mais de um mês (tônica do dia 01 de junho) eu escrevia aqui que começava a ficar cauteloso com a bolsa. Naquele momento, o IBOV estava em cerca de 88k e já havia subido quase 40% das mínimas de março. Seu eu tivesse seguido minha “razão”, que olhava para economia, corona etc., teria errado, não é mesmo? Teria deixado 12% de alta do Ibov e 20%, 30% em alguns papéis que tenho em carteira! Certamente, eu estaria P da vida comigo mesmo!

Se tivesse comprado, teria perdido dinheiro. Se eu tivesse vendido BOVA ou comprado um ETF invertido lá fora (exemplo: SH), para “proteger”carteira, estaria perdendo dinheiro igual! Então, aquela falsa ideia de que é simples, basta proteger carteira, é uma meia verdade.

UM PARÊNTESES….

Ainda assim, a dicotomia aqui está grande! Vejo sinais por aí. Notícias de novos IPOs, mais e mais empresas vindo à bolsa captar recursos ou fazendo aumentos de capital.

Junto a isso: GREED IS GOOD?

Segundo o ícone do cinema, Mr. Gordon Gekko, a resposta à pergunta do subtítulo é sim! Rs. Mas confesso que tenho meus receios. O indicador da CNN (fonte) começa a apontar para região da ganância.

Fonte: CNN

Falta apenas um sinal que me deixaria mais confiante em afirmar que é melhor fugir para as colinas.

Uma capa da EXAME!!

Enquanto ela não vem, sigo exercendo a disciplina necessária para executar aquelas frases e conselhos dos mais sábios. A frase abaixo é uma das que mais gosto:

AZ Quotes

Sim, uma correção virá, mas não sei quando será. Para as máximas do Ibov, ainda temos 20% de alta. E porque teria que parar na máxima de outrora? Who knows! Por isso acredito fortemente que você deve estar sempre investido e tentar se acostumar à montanha russa mesmo.

Isso é o que tenho a dizer hoje…agora vamos ver algumas análises.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .
O MUNDO É TECH

Nos EUA não tem como não comentar o desempenho das mega techs, as empresas que hoje dominam o S&P. Seis das dez maiores empresas listadas nos EUA são de tecnologia. São elas, em ordem de tamanho: Apple (NASDAQ:AAPL), Microsoft (NASDAQ:MSFT), Amazon (NASDAQ:AMZN), Google (NASDAQ:GOOGL), Alibaba (NYSE:BABA) e Facebook (NASDAQ:FB). As demais são Berkshire (NYSE:BRKa), Visa (NYSE:V), Johnson & Johnson (NYSE:JNJ) e Walmart (NYSE:WMT).

Em sete anos, o valor agregado das FAANGM saltou mais de 3x!

Fonte: Standard & Poors e I/B/E/S

Fazendo com que o Nasdaq (índice) negocie a múltiplos semelhantes aos da bolha das ponto.com em 2001! (Fonte do gráfico)

Fonte: Bloomberg

Talvez isso ajude a entender porque a Locaweb (LWSA3 (SA:LWSA3)) não para de subir na bolsa brasileira? Rs.

Faz sentido? Vale lembrar que que muitas dessas large techs são empresas que contam hoje com bilhões de dólares em caixa e um modelo de negócio muito adaptável ao momento atual e, portanto, sólidas. Ainda assim, acredito que, quando você compra algo e aceita pagar mais caro por isso, você sempre corre um risco de ser surpreendido negativamente.

NINGUÉM QUER BANCOS?

Parece que não é só no Brasil que os bancos têm ficado para trás em termos de performance. Meu amigo e gestor Daniel Alberini (@Dalberini) postou esse gráfico no Twitter chamando atenção para a performance relativa do setor pelo mundo…se liga:

Uma outra forma de ver isso é através do gráfico de mapa do finviz.com – vide imagem abaixo que compara o desempenho das ações de tecnologia do S&P500 com as empresas financeiras. O contraste de cores ajuda a ver…

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Tecnologia/Finanças

Em termos de valuation relativo ao mercado, os bancos nos EUA nunca estiveram tão baratos!

Fonte: Bloomberg

Tenho bancos na minha carteira no Brasil e lá fora. É o setor de maior peso no meu portfólio, então obviamente tenho um viés. Essa semana começam os balanços dos bancões americanos… vamos ver no que dá.

RECUPERAÇÃO EM “V”

Do que tenho experimentado aqui nos EUA em termos de filas em lojas, diria que teremos sim recuperação em “V”! Impressionante! Sábado tive que esperar 20 minutos para ENTRAR numa loja da IKEA aqui em Miami. Bizarra a fila!


Enfim… além da minha percepção com viés, na verdade tivemos uma rodada de PMIs que surpreenderam mostrando um mundo em recuperação.

Fonte: J.P. Morgan, IHS Markit

61% das economias mostraram melhora (expansão) em suas atividades nessa última rodada de dados.

Fonte: Morgan Stanley

Aqui nesse link você acessa o report que agrega os resultados do PMI pelo mundo.

Interessante que, apesar da melhora em termos de dados, quando olhamos ações, elas não empolgam. Abaixo a comparação do S&P com o XLI (ETF do setor industrial)

Fonte: Investing.com

Já no Brasil, a diferença de performance diminui bastante. Será que o mercado brasileiro estaria sendo mais eficiente em precificar essa melhora da indústria nos preços das ações, ou simplesmente falta de opção mesmo? Rs.

Fonte: Investing.com

VAREJÃO BOMBANDO?

Dados de vendas no varejo no Brasil se mostraram muito fortes! Os gráficos do pessoal da Versa ficaram muito bons e ajudam a ver isso:

:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Isso aliado a “expectativa/esperança” de estar investindo na “Amazon brasileira” tem ajudado as ações de varejo na bolsa brasileira. Acho a maioria delas deveras super estimadas, mas é só minha opinião.

INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

Dados de vendas de casas nos EUA e pedidos de mortgage seguem surpreendendo. O setor tem mostrando uma resiliência que impressiona! Diversas explicações, tais como as baixas taxas de juros. Mas é fato que terra e o investimento imobiliário sempre foram uma forma de fazer poupança e investir. Nesse sentido, compete a meu ver com o ouro, por exemplo. Entre os dois eu escolho os imóveis de olho fechado! Abaixo dois gráficos. O primeiro dos estoques de casas, que seguem em queda, e o segundo que mostra o aumento de vendas de casas que foram listadas há apenas duas semanas!

Fonte: Arbor

Fonte: Arbor

Confrontado com isso, fui olhar o desempenho do setor na bolsa americana e chama atenção que essa euforia não foi colocada nos preços dos ativos por lá! Abaixo, a comparação do S&P com o VNQ (ETF que representa grande parte do mercado de REITs – linha azul) e o XLRE (construtoras por la – linha verde).

Fonte: Investing.com

No Brasil, apesar da alta recente das construtoras, no ano elas ainda ficam para trás…se liga:

Fonte: Investing.com

Fonte: Investing.com

Era isso.
Aquele Abs.

Últimos comentários

Excelente William!
Muito bom conteúdo 👍🏻
Confiar, desconfiando... Os mercados não são iguais e ainda existem muitos fatores por vir. Ainda não chegou a ressaca. Ainda não fizeram as contas do rombo da dívida pública. Além disso, embora haja uma demanda reprimida gigante ela é passageira e esbarra na escassez da moeda circulante.
Todo munfo vindo a mercado pegar dinheiro... até o bar do seu ze vai abrir capita!. Estamos deixando muitos espertos, bilionários. A ganancia é reciproca. Cuidado.
Agora. Uma absurdo o preço das varejistas. Isso ninguem vai conseguir provar o contrário. Multiplos uma ova! Tem gente que nunca deu um lucro e vale 383 vezes o P/l? A btow3 é da Lame4 e vale quase tres vezes o valor.. dessa em bolsa. Nao vou surfar nisso.. construtoras? Qual delas pagou dividendos desde 2006? Me indiquem uma para que eu possa comprar!
Volatilidade. 15 minutos é o longo prazo. E tbm o tempo que dura uma verdade.
Por via das dúvidas comprei VXX na sexta. Hoje bateu 9%. Legal o Versa. Luis é monstro.
como começo a fazer operações, em alta o baixa
Para mim que sou conservador, mesmo estando na bolsa, boa parcela aloco objetivando dividendos, uma outra menor em uma bambambam do momento e uma outra que esteja com potencial de explodir... hehehe... assim caminha a humanidade. Haja estômago.
Very good
A melhor análise, obrigado!
Muito bom conteúdo, parabéns willian!
legal
Bom dia! Leio toda semana as Tônicas. Acho seu conteúdo sempre muito sensato. Parabéns pelo trabalho
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.