Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Brace Yourselves! - Tônica da Semana

Publicado 26.12.2018, 10:13
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Vocês sabem muito bem que sou otimista incorrigível. Falei de IBOV a 100k no fim do ano e errei feio. Sigo otimista,. Desde o 1º turno onde Bolsonaro se saiu muito bem ficava claro que iríamos ter uma guinada na condução de política econômica. Tudo que sucedeu depois me parece como positivo. A vitória de Bolsonaro, um bom ministro da economia e presidente do BC, um time de ministros de primeira e diretrizes para economia que parecem música perto do que tivemos por anos a fio. Então sigo otimista!

MAS, CONTUDO, ENTRETANTO, TODAVIA, NO ENTANTO…

O cenário externo não tem ajudado em nada e só tenho uma coisa a dizer para essa semana curta: BRACE YOURSELVES, SHIT IS COMMING!

Nosso presente de natal foi o petróleo derretendo e puxando junto mercados ao redor do globo.

Petróleo afunda

S&P 500 cai 2,7%

Nikkei cede 5%

Então sendo rápido sincero e direto: brace yourselves porque com o petróleo caindo 6% não é difícil imaginar a PETR4 (SA:PETR4) vindo abaixo. Junto a isso o mercado nesse mau humor deve puxar o nosso índice como um todo para baixo e a cereja do bolo serão os grafistas apavorados com a perda de um suporte no IBOV nesses 85mil.

E só pra confirmar vale lembrar que o VIX explodiu! Nível daquele de fevereiro quando tivemos certo pânico passageiro com alguns ETF’s de volatilidade subindo e afetando o mercado como um todo…Dá uma olhada:

Índice de Volatilidade VIX

Aquela vez foi meio sem motivo, foi algo operacional, stops sendo trigados e afetando o mercado como um todo. Mas agora o buzz do momento são os tuítes nada convenientes do presidente Trump questionando a autoridade do FED. Lá independência do BC é algo sério e mercado não tem gostado nada.

Donald Trump critica o Federal Reserve

Junta a isso a dúvida do mercado quanto a uma resolução na questão da guerra comercial. Então panic mode ON.

Não por acaso o ouro segue a escalada. Ahhh se arrependimento matasse! Vendi o ETF de ouro que eu tinha e comprei petróleo, que tal essa? Deplorável! Ao menos estaVA certo. Mas como sempre digo aqui: meu compromisso é com a verdade!

Ouro avança com incertezas

UMA OUTRA VISÃO… ASSIMETRIA A VISTA?

Apesar do título desse post e de uma tônica nada positiva para essa última semana do ano, gosto de trazer a memória que apesar de tudo que se diz e dos receios com recessão, a expectativa com o desempenho da economia americana se reduziu é verdade, mas segue em nível elevado:

Expectativa da economia

E as estimativas ainda são de que a maior economia do mundo cresça mais de 2% em 2019:

Previsão de profissionais

E o mais interessante é que com as quedas recentes o S&P pode ter ficado barato. É possível estar havendo uma assimetria interessante. Abaixo o gráfico da relação Preço/Lucro a qual já ajustou bastante. Mais abaixo uma comparação da correlação entre o S&P e o ISM que é um índice que mede a atividade econômica. Veja como andam juntas e veja que para justificar o que temos visto na bolsa, a atividade REAL deveria sofrer bem, ou então acabamos de identificar uma assimetria. Interessante o comentário do Deutsche Bank chamando atenção ao fato do valuation atal não condizer com os dados macroeconômicos e as expectativas.

Valuation do S&P 500 é consistente

VOLTANDO A TERRAS TUPINIQUINS

Além disso, mesmo que a semana seja horrorosa quero lembro-vos que os mercados emergentes tiveram um ano horroroso como um todo. Já sofreram, não é muito o caso do Brasil, mas ainda assim em nível agregado é possível que tenhamos uma reversão disso em 2019 e por isso sigo otimista.

Um sinal bullish a meu ver é o indicador do BofA Merril Lynch sobre medo e euforia. Atualmente os mercados emergentes já estão no modo Panic ON:

Emergentes em modo pânico

Aí vem aquela máxima do value investing:

“Be fearful when others are greedy, and greedy when others are fearful.”

-Warren Buffett

E nunca é demais lembrar que voltamos a crescer! Atividade econômica segue mostrando avanços aqui e acolá…

Atividade econômica brasileira

Já postei aqui em alguma outra semana que os indicadores de confiança que são bons para antever atividade seguem apontando para cima…então penso que o NOSSO fundamento não está ruim não!

Então senhores, permaneçam firmes ante a tempestade que se apresenta. Investir em ações é assim mesmo. Altos e baixos, muitas emoções. Aliás muito controle das emoções!

Queria desejar um baita ano novo pra todos!

Tem sido um prazer dividir com vcs meus devaneios.

Forte abs aos amigos!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.