Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Bull in Politics, Bear in the Markets! - Tônica da Semana

Publicado 17.09.2018, 11:04
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Vamos lá meus amigos mais uma semana que se inicia. Nada de novo por aqui, sim desculpe ser chato, mas a conversa segue a mesma:

BULL IN POLITICS, BEAR IN MARKETS!

Quando o tom fica político demais, quando a conversa roda somente em torno disso, saiba que a tendência é de termos momentos ruins no mercado. É o que temos tido! Alertei pra isso já no dia 23/07/18 na tônica daquela semana. Então...

Vol é vida, rs.

MEU ADENDO POLÍTICO DA SEMANA:

Capa da Veja dessa semana reportou aquilo que já tinha comentado a há 3 semanas (tônica do dia 27/08/2018) atrás quando disse que Bolsonaro já está no segundo turno, apenas espera o candidato com o qual irá competir.

Capa revista Veja

Facada, a meu ver, aumentou chances de ele ganhar num primeiro turno. Com pelo menos 20% de brancos, nulos e indecisos, ele teria uns 40% pra ganhar. Parece muito, mas não acho impossível não.

2º Turno. Me chamem de louco, mas olhando a curta história brasileira das eleições a presidente, nenhum primeiro colocado no primeiro turno perdeu a eleição no segundo. Num segundo turno, seja com quem for, Bolsonaro pode angariar votos de Amoedo, Alvaro Dias, Meirelles, Cabo Daciolo, Alckmin e em menor número de Marina. Chuto que somando todos esses você tenha uns 25% de votos, não é pouco não! Do outro lado Ciro ou Haddad se somam e podem pegar votos de Boulos e Marina. A transferência dos demais me parece pequena.

Logo, sigo achando que Bolsonaro ganha e sigo comprado em bolsa, mas orando todos os dias, kkkk. Enfim, política é papo de bar, essa é apenas a opinião de um eleitor tal qual você que está lendo.

VOLTANDO AO MERCADO

Me chama atenção no mercado lá fora o fato de termos Bolsa e treasurie subindo e dólar caindo. Se treasurie sobe o dólar não deveria subir? e a bolsa cair? Abaixo gráfico da treasurie e do dólar. Enfim, apenas um pouco estranho.

Título do Brasil a 10 anos

Índice dólar

Como diria Foo Fighters: Oh stranger stranger / Stranger things have happened, I know/ Oh, oh, Oh, oh

Mas isso não é big deal. Mercado americano segue sua dinâmica própria e poderia se dizer que a questão do furacão ajudou a dar uma puxada na treasurie.

Aqui dentro, além da propaganda eleitoral do Tiririca, chama atenção que tivemos um dado de vendas no varejo ruim e digo mais, só melhora depois que definirem presidente. País parou!

Vendas do varejo

Mudando um pouco a música da Jessie J (Price Tag): Its all about the money money, we NEED ur money money! Fluxo pra emergentes tem sido negativo mais vendedor do que comprador dá no que? QUEDA! Abaixo gráfico de fluxos de capitais para emergentes.

Capital investido em emergentes

E parece que os investidores ignoraram totalmente qualquer tipo de correlação existente entre os mercados. Foi tipo aquele Reggaton: Lo que pasó, pasó entre tú y yo / Lo que pasó, pasó entre tú y yo abaixo o gráfico do S&P500 e do MSCI de emergentes EEM. Cade a correlação de outrora??? (Fonte: @ReutersJamie)

E para os grafistas de plantão aqui vai um indicador que talvez os agrade: 19 entre 23 mercados emergentes estão negociando abaixo de suas médias móveis de 50 e 200 dias

Emergentes abaixo das médias

E não por acaso as moedas emergentes vem sofrendo muito. Já disse isso aqui, mas convém repetir. Nnão foi só o Real que apanhou: a Lira Turca, a Rúpia Indiana, o Rublo Russo, o Peso Mexicano, etc. Todos apanharam e muito contra o dólar. Abaixo o gráfico de um índice de moedas calculado pelo JP Morgan.

Índice de moedas emergentes

E não só caíram como geraram uma volatilidade beeeeem grande que obviamente chacoalha toda economia desses países:

Então o fato do dólar ter batido 4,20 segue sendo normal. Por mais incrível e apavorante que isso possa parecer! Movimento externo somado as nossas inconsistências e incertezas internas.

Enfim, seguimos por aqui, parados, esperando um milagre das commodities, ou uns gringos malucos virem se arriscar aqui ou definir eleição e sairmos do bull in politics!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.