Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Tônica da Semana: IBOV e o Bonde Pesadão

Publicado 21.05.2018, 13:56
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Tiros no Macdonalds

Tem algumas coisas que não adianta, batem na nossa “lata” e nos dão conta da realidade. Semana passada presenciei um a polícia atirando em 2 caras numa moto que não quis parar. Estava no drive-thru do Macdonalds a espera de um singelo sundae…doidera neh? Foi longe até, mas imagina…hoje em dia o cara perde a vida por bobagem…perder por um sundae do Mac não seria algo legal.

Esse blog é pessoal, vocês sabem por isso estou comentando isso…

Mas outra coisa que foi tipo um belo tapa na “minha lata” foi isso aqui:

IBCBR

Semana que passou tivemos a notícia de que a economia brasileira registrou retração de 0,13% no 1T18 ante o 4T17 segundo o IBC-Br que é uma espécie de “prévia” do PIB … essa retração é a primeira desde o 4T16! Ainda que ante o 1T17 tenha havido alta de 0,86% é muito pouco e um banho de água fria nas expectativas … mercado apontava uma queda de 0,10% no mês de março (o dado é mensal), veio em -0,74%. As fotos ficaram feias:

IBC-Br Gráfico

índice de atividade econômica do banco central

E óbvio que o resultado natural é a revisão das estimativas para baixo…no último Focus já teve redução de 2,7% para 2,51%…só esperar que vem mais.

Junto a isso as notícias de Argentina são sofríveis…taxa de juros de 40%, Peso despencando e o país tendo que voltar a bater na porta do FMI

Argentina

Notícias sobre a Argentina

“BRAZIL SER MESMA COISA QUE ARGENTINA NON EH MESMO” dizem os gringos.

Pode parecer que não…mas já morei fora…Irlanda e Inglaterra…algumas vezes aconteceu a clássica “ah você é brasileiro…fala espanhol neh?”

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Enfim…o que aconteceu foi que o nosso Risco também subiu porque querendo ou não os argentinos são importantes parceiros comerciais…(abaixo o gráfico do CDS que é um título de proteção ao risco…quando ele sobe significa que os investidores se mostram receosos com a situação do país).

Brasil CDS a 5 anos

Pronto…cara aperta o botão e lá se foi o dólar escalando. Falei dele a primeira vem em 12/03/2018 e depois dia 26/03/2018 comentando que tinha feeling que ia subir. Mas confesso que não esperava tanta porrada assim.

Dólar Real Gráfico

Sobre isso não se assustem porque até aqui tem sido global … olha o gráfico contra uma cesta de moedas:

Índice Dólar Futuros

E refletindo as treasuries que vem subindo bem…

EUA a 10 anos

Juros vão pra cima…ainda mais com a ACERTADA decisão do Ilan em não reduzir ainda mais os juros. Não que os 0,25p.p. iria fazer muita diferença, mas enfim. O carry trade já foi pro saco e ao menos que suba juro (desnecessário agora) esse câmbio não tem muito porque ceder…(abaixo o gráfico das variações nos títulos de 10 anos em azul e 2 anos em vermelho… normalmente utilizo o das taxas, mas queria mostrar que o movimento foi forte…comparável ao Joesley Day).

Bovespa - Brasil a 10 anos

E a política? Para ajudar ainda teve pesquisa mostrando um cenário basicamente com Bolsonaro x Ciro ou Bolsonaro x Marina….sofrível neh! Gosto do capitão, mas confesso que gostaria de alguém melhor preparado e claramente comprometido com as reformas que o Brasil precisa…Bolsora ainda deixa dúvidas.

E pronto o tapa de realidade na minha “lata” foi no IBOV…abaixo gráfico em dólar…mostrei dia 30/04/2018 esse gráfico…todo “bonitinho” com quadradinhos mostrando que as realizações em dólar tinham sido na casa de 10% …. legal pra mostrar que uma análise gráfica bonitinha não quer dizer bulhufas! IBOV realizou bem … bem mais que das últimas vezes nos últimos 2 anos. -18% desde a máxima …. TOMA!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Ibovespa USD

Qual o nome de tudo isso? O BONDE PESADÃO! Juros pra cima, dólar pra cima, risco pra cima e bolsa pra baixo!

Ooh ooh-ô-oh
Som pesadão, pesadão-dão
Ooh ooh-ô-oh

OK….Isso tudo está dado …. está nos preços… foi o que aconteceu semana passada e aquele mau humor todo no mercado.

Eh passado…e o que ficou?

A meu ver tem algumas coisas que são quase que imutáveis… a palavra é forte … e nesse caso pode ser que um dia essa relação deixe de existir, mas até onde sei tem sido verdade. Já comentei aqui, mas a relação entre o desempenho das commodities e de mercados emergentes é estreita. De vez em quando se descolam, mas não tende a ser por muito tempo.

IShares MSCI Emerging Markets EUA

Temos então 3 opções: (i) ou as commodities realizam., (ii) ou os mercados emergentes se recuperam; (iii) ou um pouco dos 2. Estamos aqui na torcida pelo 2

Quando o medo se apossou
Trazendo guerra sem sentido
A esperança aqui ficou
Segue vibrando

Sim sigo esperançoso…difícil…mas sigo…sim zé comprinha se quiserem…mas outra coisa que ficou desse bonde pesadão que abateu o Ibov foi que o mesmo apresentou uma boa realização … especialmente em em dólar e trouxe o múltiplo P/L foward (olhando 12 meses a frente) de volta para média:

IBOV P/E 12m forward

Enfim…já comentei aqui que o cenário piorou com a atividade travando e um cenário eleitoral muito incerto ali na frente. Não espero nem inviso esperando um “milagre” de curto prazo (ainda que eles possam existir), mas olhando pós eleição e focando no que é mais importante de fato que é a economia, os ciclos….sigo otimista sim e sigo aqui cantando:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Vou reerguer o meu castelo
Ferro e martelo
Reconquistar o que eu perdi
Eu sei que vão tentar me destruir
Mas vou me reconstruir
Vou ‘tá mais forte que antes

Era isso.

Aquele abs.

Últimos comentários

Parabéns Willian! Estou na turma do bonde pesadão.
eu não ...rs. sou bull assumido, mas vamos lá
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.