Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Tônica da Semana: O Que Mudou?

Publicado 06.11.2017, 11:13
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Tá... deu de travessura né bolsinha?

Falei semana passada: 20171030 – TÔNICA DA SEMANA: HALLOWEEN NA BOLSA?

Pois bem, Halloween já passou então agora chega de travessura né?

Well assim esperamos.

O que chacoalhou os mercados semana passada foi os desdobramentos da decisão do novo presidente do FED e o impacto de um aumento de juros nos EUA, mas mais que isso: foi FLUXO! Gente desmontando posições! Aposto forte nisso!

Me diga qual o motivo para o estresse nos juros de 10 anos. Dá uma olhada aí embaixo. Isso pra mim é gestor macro desmontando posição.

Títulos do Brasil a 10 anos

Vol alta com juros nos EUA? Balela o VIX embicando para baixo, o S&P seguiu firme e forte, as treasuries reacuaram. Cadê o “panic modes ON?”

Índice de Volatilidade VIX

Títulos dos EUA a 10 anos

A mas algumas bolsas emergentes sofreram Will. Sim, verdade. Merreca, a nossa apanhou mais! Da uma olhada nos emergentes e na gente.

Emergentes vs Brasil

E esse estresse todo foi percebido no dólar contra o real que deu uma mexida boa.

Mas aí eu te pergunto: o que mudou????? O que houve????

Seriam as commodities? Not really. O petróleo em US$ 56/barril e na verdade se animando com a investigação sobre os xeiques

As metálicas vão bem (vide gráfico abaixo) e o minério teve uma forte alta de 6% com o governo chinês novamente impondo restrições a produção de aço.

Bloomberg Industrial Metals

Alguma alteração no Focus?? Not really

Boletim Focus

Pesquisa com Lula na frente? Zum zum zum envolvendo Meirelles? Jogada de toalha na questão da Previdência? Um mix de tudo?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Um mix de tudo seria o motivo mais plausível, mas também me parece que é tentar achar motivo!

Pra mim a explicação é simples e direta: FLUXO!

Basicamente fluxo que não foi positivo. Uma coisa tipo: “tá deu não gosto mais de ti. Cansei de brincar”

Ahh e não dá pra deixar de citar que sexta tivemos aqueles dados das nossas contas e dívida como proporção do PIB. Tem como se animar vendo um gráfico deste:

Relação dívida PIB

Well mas isso também já era e é sabido.

Nesses momentos surgem aquelas milhares de análises de reversões de tendências com confirmações nos candles X, Y, Z. Não acredito nisso. Surgem também um monte de notícias ou reportagens com esse viés que acabam confirmando esse viés na cabeça do investidor. Só confunde a meu ver.

Aqui no Giro pelo Mundo a meu ver nada mudou tão significativamente:

GIRO PELO MUNDO: #vaiterhike?, Europa de boa, Turquia, Korea, México … vamos girar o mundo!

E no Highlights Econômicos do Brasil, apesar de um dado fraco da produção industrial, a toada ainda é recuperação e melhora.

HIGHLIGHTS ECONÔMICOS: Gradul, gradual tipo tartaruga….

Óbvio que temos muitos riscos pela frente. Eles sempre existem:

  • eleições no Br (o maior disparado!)
  • elevação dos juros nos EUA e o fortalecimento do dólar lá fora.
  • receio com o crescimento e alavancagem chinês.
  • riscos geopolíticos sempre presentes.

E por aí vai, mas ao menos aqui no Brasil não me parece haver uma exuberância irracional. Então segue o baile!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Lembrando uma frase do oráculo:

“Incerteza é amiga do investidor de longo prazo” (Warren Buffett)

AGENDA:

Temos uma infinidade de Balanços. Então nem cabe aqui listar. É tipo infinitos!

Na parte macro:

Hoje Tivemos os PMI’s melhores que o esperado da Europa agora pela manhã.

Amanhã tem discurso da Yellen “estou indo embora…a mala já está la fora…” tipo isso.

Quarta vamos acordar com dados importantes de China – Balança comercial e inflação.

Quinta temos discursos do BCE.

Sexta temos o IPCA e confiança de Michigan nos EUA.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.