Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

O Que o Yield Americano Tem a Ver Com os Seus Investimentos - Tônica da Semana

Publicado 10.12.2018, 09:57
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Bom dia srs e sras! Estou em trânsito novamente. Essa vida de cigano não é mole!! Mas estou voltando para Inglaterra hoje, pois a saudade da esposa e da minha filhota já não cabe no peito.

Promessa é dívida. Prometo que no meio da semana dou minha opinião sobre o IPO de BMG. Vou fazer um postar aqui. Lembro que é só mais uma opinião em meio a diversas outras.

O QUE PESOU NO MERCADO

Semana passada postei “Papai Noel chegando mais cedo?” … quem leu sabe que não acredito no velhinho, ainda mais vestindo vermelho né! Pois então…tivemos 3 fatores explicam o que pesa no mercado:

  1. Mercado passa a duvidar da capacidade ou viabilidade de um acordo efetivo entre China e EUA para acabar com a guerra comercial.
  2. A diretora da Huawei foi presa no Canadá, a pedido dos EUA, algo que irrita os chineses e põe banho de água fria na aparente trégua entre os 2 países.
  3. A curva de yield americano inverte e os ursos voltam ao mercado chamando atenção para uma recessão na economia americana, em algum momento lá na frente.

INVERSÃO DA CURVA DE YIELD AMERICANA E SEUS INVESTIMENTOS

Primeiro acho que vale comentar o terceiro ponto: que raios é isso de inversão da curva de yield e porque é ruim?

De forma simples, quando as taxas de juros de curto prazo ficam mais altas que as taxas de longo prazo!

O gráfico abaixo foi o foco do mercado na semana passada. Nele você tem o diferencial de taxa entre os títulos americanos de 5 anos e 2 anos. É um menos o outro mesmo.

Spread entre os juros dos títulos de 2 anos e 5 anos dos EUA

É normal que títulos mais longos paguem uma taxa maior para compensar ao investidor o maior risco. Pense você qual seria a taxa de juros que você cobraria para um empréstimo de 1 ano? Agora se fosse um empréstimo de 5 anos? Maio prazo –> maior risco –> maior taxa…simples assim. Só que o que aconteceu na semana passada foi que as taxas de 5 anos passaram a ser menores que as de 2 anos, o que parece não fazer muito sentido não é mesmo? Sim, há menos que tenha alguma M…ali na frente que jogue a economia para o buraco … ora uma numa economia em recessão o Banco Central age e joga as taxas de juros no chão pra tentar estimular a economia.

Então em suma é: mercado não tem acreditado que a economia americana seguirá pujante e vê sinais de perigo na frente. Ahh e só pra não deixar passar batido, o diferencial de taxas de 10 anos e 2 anos também está perto de inverter.

Spread entre os juros dos títulos de 2 anos e 10 anos dos EUA

Bom e o que pesa ainda mais é que olhando o passado, esse fato (a inversão da curva) foi um bom preditor de recessões nos EUA. No gráfico abaixo marquei com círculos vermelhos o quando isso aconteceu. Veja que logo o spread de taxas (diferencial) voltam a subir em resposta a uma grave crise que joga o país em recessão (áreas cinzas do gráfico).

Curva de juros e a recessão nos EUA

Outra consequência desse movimento de inversão da curva, e também reflexo de um cenário de medo de uma crise, é o aumento da volatilidade em termos gerais do mercado. Gráfico abaixo tenta mostrar isso. A linha vermelha é o diferencial de taxas (eixo invertido) e em azul a média do VIX que é um índice de volatilidade.

VIX e títulos dos EUA

Volatilidade não necessariamente é algo ruim, mas indica que o cidadão terá que ter mais estômago para investir em ações.

Então a questão central que se colocou no mercado é: estamos a beira de uma grande crise na economia americana. Se de fato a maior economia do mundo sofrer, todos sofremos. Logo os ativos de maior risco como ações sofrem.

RAY DALIO E A BOMBA RELÓGIO

Sobre esse assunto, Ray Dalio, o gestor do maior hedge fund do mundo prevê que em 2 anos teremos uma crise nos EUA e ela será advinda do descontrole fiscal das contas públicas americanas. Ele inclusive levanta uma polêmica de que o Dólar como reserva de valor perderia espaço, será??

A matéria do Samour é interessante. Segue o link abaixo:

“Bomba-relógio”: as previsões de Ray Dalio sobre a próxima crise.

Isso deu o que falar nos EUA e ajudou ele a vender seu livro, rs. Argumentos bons, agora uma crise em 2 anos? E pra isso não precisa ele falar. Tem gente que calcula índices de probabilidade de recessão. Abaixo um gráfico da Oxford Economics mostrando que sim, de fato a probabilidade vem aumentando, mas que ainda esta em nível baixo quando comparamos a outros momentos

Probabilidade de recessão

Então uma crise é totalmente possível, mas e aí? Saio do mercado e espero? Fico 2 anos esperando? Fica meio vago né! E a solução dele é comprar 10% da carteira em OURO, ok, bacana, eu mesmo já falei disso recentemente. Não resolve por completo, mas ajuda. Inclusive no curto prazo o ouro resolveu andar:

Cotação diária do ouro

DÓLAR

E num cenário de maior estresse o dólar reage. Lembram que eu falei do Dólar parecer barato a 3,70? Comentei isso aqui no dia 05/11 com dólar a R$ 3,72:

“To começando a achar o dólar barato abaixo R$ 3,70. Na real não sei dizer ao certo, rs, mas já começo a pensar que pode estar sim. Sei lá, talvez tenha espaço para ir um pouco mais, mas não vai cair pra sempre
#prontofalei”

Dólar para real

BRASIL MOSTRA TUA CARA

Mas mesmo com o mundo indo mal temos muita coisa a melhorar então Brasil, mostra a tua cara! Será? Na semana que passou tivemos alguns dados ruins da economia como:

  • as exportações de carros divulgadas pela Anfavea e que decepcionaram (vide gráfico abaixo);

Exportação de carros

  • a produção industrial mostra que a atividade também não está retomando na velocidade que gostaríamos;
  • e no campo político, nada de avanço sobre uma reforma da previdência que parece ficar pra 2019.

Melhor não mostrar a cara não. Deixa nóis quieto aqui, rs

MINHA OPINIÃO SOBRE TUDO ISSO:

Brincadeiras a parte, penso que a mudança que pode ocorrer no Brasil é gigantesca e isso pode motivar uma forte reprecificação de ativos aqui dentro. Vejo espaço para nossa bolsa andar e para as small caps subirem ainda mais. Não por acaso a minha carteira é recheada delas. Sigo otimista.

Mas não sou ingênuo e sei que uma crise nos EUA afeta todos nós e sei que minha carteira sofreria bem com isso.

Mercado se apega ao que quer. No momento é isso. Em algum momento teremos uma crise nos EUA, isso é um fato! A economia é cíclica, isso é normal. HOJE não vejo motivos, ou não vejo nenhuma bomba estourando capaz de dar o pontapé inicial. Por isso sigo comprado e otimista. Mas gato escaldado tem medo de água quente, então seguimos aqui monitorando.

Se tiver uma crise nos EUA, talvez o melhor lugar para se ter seu dinheiro é exatamente lá! Fiz um post explicando:

5 RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ VAI QUERER TER SEU DINHEIRO NOS EUA, CASO HAJA UMA GRAVE CRISE COMO 2008

Era isso.

Aquele abs!

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.