Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Tônica da Semana: Os Salvadores da Bolsa

Publicado 29.06.2020, 11:41
Atualizado 09.07.2023, 07:32

SASSÁ MUTEMA?

Depois da excelente Tônica da semana passada feita pelo Eliseu e Breno, estou de volta! Nível subiu hein! Quem não leu, confira aqui que vale a pena. Da minha parte o que digo é: vale a pena fazer uma trip pelo deserto de Joshia Tree na Califórnia! Estava animal!

Em 1989, a Globo lançava no horário das 20hs a novela “O Salvador da Pátria” que tinha como protagonista Lima Duarte com o personagem Sassá Mutema! Eu tinha 6 anos, mas tenho a visão dessa novela na TV preto e branco da minha vó! Sim sou velho! Rs.

Sassa Mutema era um bóia fria ingênuo que caía de paraquedas em uma situação nunca imaginava: sendo acusado de ter cometido um crime que não havia cometido.

Já continuo, mas antes vamos ao mercado.

Como vejo mercado atualmente

Míope ou não, sempre dou minha opinião/percepção do mercado aqui nessas tônicas. Quem acompanha sabe que dia 01 de junho comentei que estava receoso com o mercado: a bolsa subiu naquela semana. Bom para mim que tenho parcela toda minha grana na bolsa! Mas dia 08/06 segui comentando que estava receoso. O que vi desde então?

VIX fez outro spike e a volatilidade do mercado aumentou. Tivemos notícias de EUA e China trocando farpas, mas essencialmente a segunda onda do coronavírus escalando como propulsor dessa maior volitilidade.

VIX

Com isso o S&P 500 passou por uma correção normal de cerca de -7%.

S&P 500; Powered by TradingView

Veja que o IBOV nem caiu: -4% não é nada. Tradicionalmente, a bolsa brasileira tem uma vol de até 2x a bolsa americana, logo uma queda lá de 7% poderia ser seguida de uma queda aqui de até 14%! NÃO estou dizendo que isso vai acontecer, mas apenas olhando para o histórico.

Ibovespa; powered by TradingView

Mas fica fácil explicar: o que vem sustentando é a total falta de alternativa para o investidor num cenário de juro baixo, com mais e mais pessoas física investindo na bolsa: são os “Sassá Mutemas” da bolsa, “os salvadores da bolsa” – vide imagem mais abaixo. Se você é um deles (novato no mercado) não pense que isso é crítica, de forma alguma: Sassá mutema foi o protagonista do bem inclusive! Atingimos novos e novos recordes de investidores na bolsa brasileira: os salvadores da bolsa realmente tem salvado a pátria!

Fonte: Correio Braziliense.

Gráficos de fluxo do Itaú (SA:ITUB4) ajuda a ver que ao longo do ano os investidores estrangeiros foram retirando recursos do Brasil (exceção a junho); os institucionais (fundos) compraram nas máximas em janeiro e fevereiro..rs; e a PF seguiu comprando ao longo do ano…

Fonte: Equity Strategy / Market Data Monitor do Itau.

“ROBINHOODERS”

Se no Brasil temos nossos Sassás Mutema, aqui nos EUA o Robinhooders (alusão feita a corretora Robinhood que oferece corretagem zero) também tem dado o tom: não fosse por eles muito provavel que teríamos um ajuste ainda maior. Gráfico abaixo compara S&P com o crescimento dos Robinhood traders:

Robinhood and Its Merry Traders Lean In

Fonte: link.

E isso mesmo com o avanço do corona nos EUA: seguimos vendo avanço e isso me preocupa, não tanto por qualquer lockdown imposto pelo governo, mas pelos impactos na percepção dos consumidores mesmo.

Curva de coronavírus

E veja que os lucros parecem descolar perigosamente dos preços dos ativos, não é discussão recente. Já vem há algum tempo, mas enfim é algo que me preocupa quando penso em mais longo prazo.

Preço das Ações x Lucro

AJUSTE NO CÂMBIO

No Brasil, a meu ver, o ajuste até agora se deu totalmente no câmbio, com o dólar saltando aproximadamente 14% nas últimas semanas. Isso porque no dólar não há um fator que segura, na verdade, os “Sassá Mutema”, que foram para bolsa também procurando mais e mais investimentos dolarizados. Afinal, se o juro é tão baixo no Brasil, porque não buscar rendimentos semelhantes, mas em moeda forte? Essa é uma tendência sem volta a meu ver! Internacionalize-se o mais cedo possível, algo que venho falando regularmente nos meus posts..

USD/BRL; powered by TradingView

CONFIANTES

Mas sendo brasileiros não desistimos nunca, bem ao estilo Sassa Mutema que lutou até o fim para provar sua inocência!

Dados de confiança do consumidor andou subindo numa recuperação ainda parcial, mas rápida eu diria. Bom indicador para bolsa e consumo ao meu ver.

Confiança do consumidor

E o consumo de energia no país vem se recuperando…

Consumo de energia BRasil

E com diversos setores se recuperando:

Faturamento no Varejo Brasil

DESCONFORTÁVEL

Também sou um Sassá Mutema ingênuo e otimista, mas mais calejado eu diria…rs

Contra fluxo não há argumento: temos falado disso aqui nas últimas semanas, inclusive a tônica da semana passada bateu nessa tecla. Mas, confesso que sigo preocupado, ou desconfortável.

Número de casos no Brasil segue escalando, tivemos uma folga nos últimos 2 dias, mas será que veremos a curva embicar de fato? Será que depois ainda teremos uma segunda onda tal qual estamos tendo aqui nos EUA?

Curva coronavírus

Fonte: Link

Um olhar para o múltiplo da bolsa também não traz grande animação. Não sei se embutiram muito pessimismo nos números, mas considerando a situação fiscal, corona e o ruído político sempre presente, o que dizer?!

Para reverter isso a equipe econômica vai ter que tirar alguns coelhos da cartola, as reformas podem ser esses coelhos. Só nos resta #ORAR !

Era isso.
Aquele Abs.

Últimos comentários

Boa matéria quando os fundos entrarem vendendo descoberto quero ver a pessoa física segurar.
Faltou falar...se o Trump perder eleição...como fica a bolsa americana...sem Sassá?
#orar?, "matéria interessante", bo(m) comentário(s). Acho que o Sassá Mutema não é o pequeno investidor, mas sim o apostador sem objetivos, seja ele técnico ou fundamentalista.
Matéria interessante. Não curto novela e essas comparações mas os dados são bons. Em relação ao "contra fluxo não há argumentos", o fluxo é intenso para bolsa e a recuperação rápida. Se não tiver um driver para uma virada me parece que a bolsa volta aos 120k rápido.
bom comentários! tomemos cuidado, bancos, corretoras e gestores vendendo ilusões
Boa visão!
Verdade, pura falta de opção. Nunca ví tantos poupadores arrepiados e perdidos perguntando: - O que eu faço com meu dinheiro parado? R: 1) Monta um negócio; 2) Investe na renda variável. Resultado: Cabelos mais arrepiados ainda. É até engraçado. A nós a certeza de estarmos preparados. Chegou nossa vez. 🤣
Boa coletânea de dados. Temos uma nova geração de youtuber, isso muda muito a percepção. Atrelado às rarefeitas opções em renda fixa. Prever comportamento é impossível. Brasileiro possui síndrome de ganhar dinheiro rápido, daí seus vícios em jogos de azar, loteria, etc. Quem se mantiver provavelmente pega uns 100 a 110k, para depois lateralizarmos por um bom tempo. Tudo esta apenas antecipado.
E poucos que estão saindo eu entrei e fiz investimento pra longo prazo comprei ações da gol por 12,40 cvc paguei 20 a hora está 17 e pouco mas é pra longo prazo a petro também paguei barato então não vou me desesperar que venha segunda onda da covid que vamos segurar essa novamente
Isso mesmo; bem precavida. Sucesso!
perfeito
Esse pelo jeito tava otimista nos 120k, é pessimista nos 60k
Te convido a ler as outras tônicas semanais escritas por mim e em especial o relatorio enviado no dia 23 de março, coincidentemente a mínima do mercado. Nele chamava atenção aos exageros que omercado comete. Exatamente o oposto do teu comentário amigo. abs
Te convido a ler as outras tônicas semanais escritas por mim e em especial o relatorio enviado no dia 23 de março, coincidentemente a mínima do mercado. Nele chamava atenção aos exageros que omercado comete. Exatamente o oposto do teu comentário amigo. abs
Ótimo final.
sério que pensam que as pessoas fisicas que estao segurando a bolsa? ai já é muita ingenuidade, a hora que os institucionais forem realizar, quero ver PF segurar a bomba, a 2º onda de queda virá principalmente pelo psicologico causado da 1º queda, pois a hora que o mercado começar a cair, vai criar o efeito manda em cascata, pois os que recuperaram suas perdas momentaneas, nao vao querer passar pelo mesmo sentimento novamente, e criarão a esperança de pegar novamente os ativos a preços encontrados em março, pois terão esse sentimento de recuperação rápida da bolsa...
veja os dados de fluxo e entenderás. abs
Oremos!!
Salvadores? Só tem aproveitadores. Gráfico Manypull (Bolsa asiática) indicando corredor diagonal HELL. Melhor ponto bolsas americanas. Pior ponto FP SR 66.665 Ibovespa.
Problema agora são os próprios analistas e influencers que outrora imploravam para mais pessoas entrarem na bolsa e agora com frequência fazem terrorismo dizendo que pode cair, que a recuperação é fantasiosa, que não temos força para uma recuperação igual lá fora, entre outros comentário do tipo, o investidor inesperiente fica com medo disso e acaba saindo, tanto trabalho para esses novatos entrarem e agora parece que estão fazendo de tudo para eles saírem.
🤦🏻‍♂️
Amem. A parte mais imprtante veio no final. Oremos
Bons comentários, sigo acompanhando
muito bon William!
Muito bons!!!Pessoa e artigos!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.