Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Tônica da Semana: PERIGO! OIL ON THE ROAD

Publicado 09.03.2020, 12:33
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Semana passada um amigo esteve me visitando aqui em Miami, o Sr. K. Em meio à turbulência do mercado, ele me deixou um presente: sua playlist do Spotify que se chama “ObrigadoPagoded” - assim mesmo, tudo junto.

Não sou pagodeiro, mas respeito e gosto de um samba. Então, na semana que passou, enquanto o mercado desmoronava, eu ouvia uma música que me ajudou… e que talvez nos ajude hoje:

Não vou desistir,
Nem desanimar,
Sei que a vida passa
Se a gente parar de lutar

Bom, o assunto do momento é o petróleo. Então vamos a ele.

O que ocorreu?

Eu olho pra você
E você não me quer mais
Eu pego em suas mãos,
Você não quer tentar, tentar
Recomeçar do abraço
E do primeiro beijo

Tudo isso porque Rússia, Arábia e os demais países produtores de petróleo não chegaram a um acordo sobre a produção. Moscou se recusou a apoiar cortes mais profundos na produção e isso, aparentemente, desencadeará um certo desarranjo no mercado, com a OPEP tendo uma menor capacidade de atuar como um estabilizador de preços. Vale lembrar que, em dezembro de 1985, a Arábia Saudita foi contra as medidas da OPEP e aumentou produção do petróleo para ganhar marketshare. O petróleo caiu 57% em 7 meses, o que levou uma série de empresas americanas à falência e causou a queda na confiança dos consumidores, culminando na Black Monday de 1987.

Essa matéria resume o que se passou: Petróleo tem maior queda em em mais de uma década com divergência entre Rússia e Opep

Isso, aliado à escalada de casos do coronavírus na Itália, ajudou a derrubar as bolsas no mundo (link para acompanhar), com destaque para os mercado no Oriente Médio - ah, na Itália bolsa cai 10%!

O quão sério é?

Hoje acordei tão cedo
Pensando em você,
Ensaiei aquelas velhas frases
Pra te convencer, não
Não dá pra entender

Sinceramente, meus amigos… eu acho o assunto bem sério! Vocês que me acompanham aqui sabem que eu vinha relativizando a importância do coronavírus em trazer impactos mais relevantes e duradouros para o mercado. Sigo achando que o coronavírus afeta o curto prazo…1 ou 2 trimestres e deu.

Mas essa questão do petróleo me soa bem séria e preocupante. #notgood! Três motivos me geram essa preocupação.

Três motivos de preocupação

O mercado teme agora que venhamos a reviver 2014, quando Arábia Saudita e Rússia batalhavam por fatias de mercado com os produtores de “shale” dos Estados Unidos.

  • Preços de petróleo muito baixos tornam a produção e a exploração insustentáveis para muitas empresas. Isso tem um impacto gigantesco na cadeia de petróleo como um todo. Se isso se mantiver, tendemos a ver demissões e quebradeira no setor, o que não é nada bom! Se empresas quebram, eventualmente instituições financeiras tomariam um calote. Ou seja, o contágio poderia ir além do mercado de petróleo.
  • Preço de petróleo muito baixo afeta a sustentabilidade e solvência fiscal de diversos países do Oriente Médio. A @Helocruz fez uma thread que ficou boa sobre, em especial, os seguintes gráficos:

.

  • Como de praxe, sempre quando falamos de petróleo e Oriente Médio, a possibilidade de uma escalada de tensões sociais e guerra é uma realidade. Esse é meu terceiro receio, que isso desencadeie alguma guerra.

Impactos

Além desses três motivos de preocupação, alguns impactos são imediatos.

A VIX explodiu para o maior nível desde o primeiro shut-down de dívida dos EUA lá em 2011.

E as moedas dos países produtores estão todas despencando contra o dólar. Abaixo gráfico do peso mexicano e o rublo russo (ps: o gráfico está com a escala invertida para facilitar o entendimento; a queda significa desvalorização da moeda ante o dólar).

E os investidores correm para o ouro.

E as treasuries…com os yields caindo à medida que os preços dos títulos sobem, com o mercado colocando na conta que o FED vai cortar ainda mais os juros.

Fonte: Bloomberg

E, obviamente, as commodities lideradas pelo petróleo assumem o menor valor desde 1986:

Acabando...

Não importa o que eu penso ou o que eu escreva aqui…o mercado vai panicar! Talvez seja o primeiro circuit braker de muitos. Já passei por alguns, acho que uns 7, sendo a maioria em 2008, obviamente. Sobrevivemos… e o mundo não vai acabar! Estejam calmos enão esqueçam do mantra do dia:

Não vou desistir,
Nem desanimar,
Sei que a vida passa
Se a gente parar de lutar

O que pode acontecer daqui para frente?

E eu é que sei?? Rs

  • Mas me arrisco a dizer que haverá uma ação dos governos e BCs para tentar conter os impactos na economia em especial evitar quebras de agentes financeiros importantes. Acredito que isso traga alguma calma para o mercado.
  • Preços de gasolina e commodities baixos pressionam inflação para baixo e deixam o terro livre e fértil para cortes de juros e incentivos monetários.
  • Os casos de coronavírus vêm diminuindo na China. Isso, aliado a preços de commodities baixos, pode ser uma “delícia” para a retomada do dragão chinês, e isso poderia ajudar numa retomada econômica mais à frente.

Estou aqui pra dar minha opinião mesmo, e sempre posso estar errado…mas é o que penso:

Aos comprados: não se torturem vendo a tela do PC. Desligue e vá fazer algo mais útil. Penso que não é hora de fazer hedge, pois esse deve ser feito quando você nem pensa a respeito. Vender agora? Acho burrada.

Comprar ouro? Pode até comprar como proteção, mas saiba que está comprando na máxima histórica, o que a meu ver não é um bom momento.

Comprar dólar? Já tinha que ter dólar na carteira!

Aos que ainda têm caixa e estômago: comprem algo de forma moderada. Petróleo? Acho muito arriscado porque o mercado não está racional. Mas vão ter muitos ativos despencando. Não sei quando irão se recuperar mas, a julgar pelo que vimos ao longo da história, cedo ou tarde irão.

O que eu vou fazer? Provavelmente nada. Acabou meu caixa e não gosto de alavancagem. Vender agora? Pra mim não faz sentido. Esse sou eu sobrevivendo…

Enfim, não sabemos de nada… mas:

Não vou desistir,
Nem desanimar,
Sei que a vida passa
Se a gente parar de lutar

Era isso.
Aquele Abs.

Últimos comentários

É fundamento!!!! É Fundamento!!! excelente Crônica, útil, sincera e apavorante!!! Essa crise parece ser de “Itu”!!!!
doce alento, obrigado!
tônica crônica esqueveu errado depois vala sobre a iq opition a melhor vantagem e rico da corretora.
Scorrer o bicho pega, se ficar o bicho come! muita tranquilidade nessa hora. Sei que vai passar! entoando o samba: Vai passar nessa avenida um samba popular.....
Excelente Will, parabéns pelo artigos, sempre trás boas reflexões!
Parabens pelo artigo, inteligente e bem humorado, ajuda a descontrair nesse momento tenso.
Adorei a análise de vender agora é burrice, e q ouro já bateu a máx, e dólar já era p ter. Like 🖒
oloko o bicho tá pegando para todo mundo
ótimo artigo, compartilho da mesma opinião. 👏👏👏👏👏
Willllllll....BYND......crash
vendido , deveria ser feito no final do ano , agora é esperar, confesso que tem q ter estômago de avestruz pra aguentar a carnificina.
ótimo
Toda crise passa. Por isso é melhor esperar o mercado acalmar. Pânico gera irracionalidade.
muito bom, as suas atitudes são semelhantes as minhas, confesso que quase me posicionei na semana passada, mas pensei com mais racionalidade. parabéns pelo artigo ficou show.
Ótimo post!
Excelente.
comentários bem esclarecidos
Tô o dia inteiro buscando alento em vcs analistas kkkkk tô aguentando não. pressão lá em cima. Tô 100% comprado em bolsa e fundos (fundos de acoes) ou seja.. 100% em bolsa. torcer para meus gestores terem hedges.. acho que não são tão burros. São fundos bem conhecidos por seus resultados. Mas em ações direto. Tá dando vontade de chorar
Justo!!!!
excelente meu caro...perfeito seu texto...meus parabéns !!! penso 100% igual!!?
Excelentes comentarios!
espetacular, e pra ri não pra chorar, desculpem, o trocadilho, mas é mesmo.
Eu tô só escutando pagode mesmo!
Muito bom! Parabéns pelo artigo.
Show parabens pelo artigo..Nao sei se choro ou doi risada, tentei pular do 20andar, mas preferi seguir firme... quem venha os fiscais da receita, to zerado ... #voltalulaNo mais, somos marionetes... Acho que tem gente ganhando ou nao? Se nao comentar mais, ja sabem, fui dessa para melhor! Boa sorte amigos..
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.