Tônica da Semana: Se Comprei ou se Vendi, o Importante é que Emoções eu Vivi

Tônica da Semana: Se Comprei ou se Vendi, o Importante é que Emoções eu Vivi

William Alves  | 16.12.2019 12:04

Eis que chegamos a última Tônica do ano!

Como assim Will e o dia 23 e 30?

Calma, vou escrever algo, mas já adianto que o mercado que deve ficar esvaziado nas últimas 2 semanas do ano. Além disso, vamos ser sinceros, vocês estarão mais preocupados com o peru do Natal e com o show da virada do Roberto Carlos do que com o mercado não é?

Aliás sigam a dica do Rei: “quando eu estou aqui eu vivo esse momento lindo”.

Quando estiverem com seus amigos e família, vivam aquele momento lindo, sem se preocupar com o mercado, o Trump, o Xi Jinping, etc.

Bull? Bear? Não sei?

Voltando ao mercado, me chamou atenção o indicador reverso do BofA, ele é um termômetro que mede o sentimento dos investidores. Quando a galera está mega bullish é um ótimo sinal, para você vender! kkk. Quando o pessoal está pessimista (bearish) é hora de comprar. O indicador varia de 0 (muito bearish, hora de comprar) a 10 (muito bullish, hora de vender). Na verdade, compra quando chega a 2 e vende quando chega no 8, grosso modo. Bom, o gráfico atual para o mercado americano não me parece indicar P nenhuma!

Bullish ou bearsish?

Aquela Curva…

O mais interessante é que o mercado está nas máximas. Abaixo o S&P 500 (semanal) que não se cansa de renovar máximas históricas!

O mercado americano vem dando uma bela “curva” nos vendidos, tipo aquelas que a bola fazia quando outro Roberto Carlos famoso quando batia faltas.

S&P Semanal

Uma explicação bem simples, básica, mas bem verdadeira e que ajuda a explicar o momento vem de Thorsten Polleit, Economista-chefe da Swiss Metals Trader Degussa. Basicamente ele comenta que ainda há espaço para cortes de juros nos EUA e enquanto esse espaço existir, ele acredita que o mercado americano seguirá forte. Abaixo os gráficos das curvas de juros (diferentes vencimentos) e o S&P.

Sobe no boato e desce no fato?

Juros para baixo, ações para cima

Nas últimas semanas, o mercado foi colocando na conta que teríamos um final feliz para a Trade War, ou pelo menos um final temporário com a resolução positiva. Não só pelo S&P como coloquei acima, mas também nos preços dos ativos dos mercados emergentes – abaixo gráfico do EEM (índice que agrega mercados emergentes), chamando atenção para o desempenho nos últimos dias, bem como o volume de negociação.

O acordo fase 1 foi anunciado, mas as primeiras análises já na sexta mostraram certa decepção com o escopo do acordo que foi visto como limitado e ainda deixando algumas questões sem ser respondidas. São aqueles:

ETF de Emergentes negociado em NY EEM

Detalhes tão pequenos de nós dois

São coisas muito grandes pra esquecer

E a toda hora vão estar presentes

Você vai ver

Mercado adora isso né, levantar as expectativas, sabe como é. Comento isso somente pela importância que isso exerce para o desempenho da bolsa no curto prazo, eu disse CURTO PRAZO…CURTO PRAZO!

Guerra Comercial

Olhando mais à frente…

Olhando um pouco além e pensando em 2020, apesar de todos os Nostradamus que vemos por aí profetizando o caos na economia americana, o fato é que ela segue saudável! Se você não acredita em mim acredite, no Barclays (LON:BARC) (Fonte: Outlook 2020 Barclays):

Olhando um pouco além e pensando em 2020, apesar de todos os Nostradamus que vemos por aí profetizando o caos na economia americana, o fato é que ela segue saudável! Se você não acredita em mim acredite, no Barclays (Fonte: Outlook 2020 Barclays (LON:BARC)):

Previsão do Barclays para os EUA

Eles estimam que o país cresça 1.6%, menos que os últimos anos quando o país cresceu mais de 2% a.a., mas ainda assim ajudando a sustentar um crescimento de mais de 3% para o mundo.

Crescimento global está desacelerando

Eles estimam que o país cresça 1.6%, menos que os últimos anos quando o país cresceu mais de 2% a.a,, mas ainda assim ajudando a sustentar um crescimento de mais de 3% para o mundo.

E o Brasil nisso tudo?

Taxa Selic

Seguindo o que comentei acima dos juros nos EUA, aqui também não é muito diferente. Essa semana mais um corte, tudo dentro do esperado, é verdade! Ainda assim importante!

Importante porque essa é uma das relações mais importantes e simples que aprendi até hoje!

Ibovespa 2013-2016

Você pode não saber nada de bolsa, mas guarde isso: juros e bolsa tem relação inversa! Juros para cima, bolsa para baixo (2013 a 2016):

Ibovespa 2016-2019

Juros para baixo, bolsa para cima (2016 até a hoje)! Simples assim!

Como é grande o meu amor por essa relação inversa!

Nem mesmo o céu nem as estrelas

Nem mesmo o mar e o infinito

Nada é maior que o meu amor

Nem mais bonito

Trocando o telhado?

“O Brasil está trocando as telhas da sua casa macroeconômica, então é muito melhor você fazer isso num momento de sol brilhando lá fora, de estabilidade econômica, do que num momento de trovoadas e chuva pesada”.

Seguindo também o que falei de um cenário ok para 2020, achei simplesmente genial a analogia usada pelo secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo, para descrever o momento vivido:

Esse é o ponto principal! Do ponto de vista externo, mercados emergentes precisam de 4 coisas para andarem:

1) um cenário tranquilo no exterior

2) economias desenvolvidas crescendo sim, mas com um crescimento moderado para que não atraiam, ou que não compitam pelos recursos que poderiam ser direcionados para cá!

3) apetite a risco

Aparentemente, teremos isso para 2020!

4) O quarto fator é justamente o cenário interno, algo que também temos!

Projeção de crescimento para o Brasil e emergentes

Eu voltei agora pra ficar

Porque aqui, aqui é meu lugar

Eu voltei pras coisas que eu deixei

Eu voltei

Veja que no relativo estamos inclusive muito bem posicionados! Brasil é um dos países com maior inflexão em sua economia na atualidade! É a ideia aquela de estarmos saindo do buraco sabe!

Apesar das máximas na bolsa, confesso que não consigo ver um grande problema que venha mudar completamente o humor com a bolsa. Confesso que isso me dá certo medo na real, tenho medo de estar sendo influenciado por esse clima festivo de final de ano.

Ainda assim meu foco é mais longo prazo, então sigo achando que está tudo ok. Um ou outro soluço sempre vamos ter, isso é mercado, como diz o Rei:

Se comprei ou se vendi, o importante é que emoções eu vivi!

Quando eu estou aqui

Eu vivo esse momento lindo

Olhando pra você

E as mesmas emoções sentindo

E não se esqueçam da lição dele.

Era isso.

Aquele Abs.

William Alves

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Jose Antonio Lourenço
Jose Antonio Lourenço

Meu perú já está no ponto. Feliz Natal pra todos e que bons ventos nós soprem pra 2020.  ... (Leia Mais)

17.12.2019 09:43 GMT· Responder
Paulo Almeida
Paulo Almeida

Vlw Willlll Bom Natal.  ... (Leia Mais)

17.12.2019 02:57 GMT· Responder
Gustavo Leal Martins
Gustavo Leal Martins

essa parte do juros e bolsa sao proporcinalmente inversos foi formidavel! ta de parabens! e feliz natal!  ... (Leia Mais)

17.12.2019 00:14 GMT· Responder
Ismael Carlos
Ismael Carlos

show de post. juntou poesia, mercado e economia. coenrência no que escreveu, só perdeu quem não leu.  ... (Leia Mais)

16.12.2019 19:46 GMT· Responder
Jose Guilherme Ana Carolina
Jose Guilherme Ana Carolina

um dos melhores textos que li aqui. parabéns  ... (Leia Mais)

16.12.2019 18:40 GMT· Responder
Lucimara Garcia
Lucimara Garcia

Maravilhoso texto e vvi muitas emoções   ... (Leia Mais)

16.12.2019 18:19 GMT· Responder
Roney Barbosa Frajola
Roney Barbosa Frajola

Tônica da Semana: Se Comprei ou se Vendi, o Importante é que Emoções eu Vivi !! esse era meu jargão do pregão e quando falava na e´poca da XP no chat !! Frase do Roberto Carlos da Bolsa !!! kkk Forte abraço Will saudades da velha guarda vc, Sasaki, Marta, Guto, Tito e o Lauro  Pastor  ... (Leia Mais)

16.12.2019 18:08 GMT· 1 · Responder
Isaac Freitas
Isaac Freitas

que texto fantástico. parabéns willian alves. seguindo a partir de agora!!!! muito bem embasado, pé no chão, objetivo e simples.   ... (Leia Mais)

16.12.2019 17:58 GMT· Responder
Isaac Freitas
Isaac Freitas

que texto fantástico. parabéns willian alves. seguindo a partir de agora!!!! muito bem embasado, pé no chão, objetivo e simples.   ... (Leia Mais)

16.12.2019 17:58 GMT· Responder
camilo castilho
camilo castilho

Comecei agora na bolsa com 18 anos. Estou alocando cerca de 50% em ETF ( Bova11 ) e o resto em ENBR3, FLRY3 e WEGE3. Com uma aposta na OIBR3... Estou com muitas expectativas para os próximos anos!!!  ... (Leia Mais)

16.12.2019 17:56 GMT· Responder
Wemerson Santos
Wemerson Santos

Top de linha   ... (Leia Mais)

16.12.2019 17:51 GMT· Responder
Rose Pivetta
Rose Pivetta

São tantas emoções!!!  ... (Leia Mais)

16.12.2019 17:50 GMT· Responder
Adriano Mattos
Adriano Mattos

muito bom!!   ... (Leia Mais)

16.12.2019 16:47 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.