Garanta 40% de desconto
🚨 Os mercados estão em baixa. Descubra ações subvalorizadasDescubra ações agora mesmo

Tônica da Semana: Surfando os Juros

Publicado 24.06.2019, 12:08
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Bom dia a todos e bem vindo os novos leitores!

Aqui nessa tônica você não vai encontrar os fatos que vão mexer com a semana, ou a agenda econômica ou nem mesmo o noticiário da semana passada, para isso existem vários noticiosos por aí! Aqui você vai encontrar opinião sincera, exposição de ideais que eventualmente fazem sentido..rs.

Então vamos lá!

EU AVISEI…

Não digam que não avisei: semana passada comentei que acreditava que a bolsa brasileira tinha todos ingredientes para “andar”. Comentei que havia chegado nossa hora! EU AVISEI!

Pois bem, passado uma semana vimos a bolsa brasileira andar bem, inclusive bem descolada dos demais emergentes do mundo. Dá uma olhada (Ibov linha verde e EEM (NYSE:EEM) linha vermelha):

Gráfico Ibov x EEM - Powered by TradingView

A Tal Confiança…

E aí nos enchemos de confiança, afinal, sabíamos que cedo ou tarde ia subir, não é mesmo? Sabíamos que tínhamos que investir em ações, e agora nos 102 mil pontos não há dúvida, não é mesmo?

Errado! Esse é o tipo de coisa que o investidor deve realmente treinar! Sua preparação mental para comprar quando tudo ao redor lhe aponta para o contrário e eventualmente se desfazer de uma posição quando tudo aponta para você comprar ainda mais!

Dia 20 de maio, a menos de 1 mês, a bolsa estava nos 90 mil pontos e o mundo parecia desabar. Não havia motivo para se “arriscar” em ações, por isso escrevi a Tônica da semana numa alusão à Sessão da Tarde e aquela sensação de JA VI ESSE FILME! Afinal de contas, na realidade tínhamos, na média, ações 10% mais baratas do que temos agora, mas ninguém queria comprar?! Vai entender?!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

MAS, O QUE MOVE AS AÇÕES?

Resposta simples: compradores e vendedores atuando no mercado…rs.

Okey…mas indo além, fiz 2 posts onde mostro visualmente como é fácil ver o que move as ações. Dê uma olhada:

AÇÕES DE 100% E A REGRA DE OURO; A REGRA DE OURO

Os modelos de precificação de ações, em geral, se baseiam na seguinte ideia: uma ação vale o quanto ela consegue gerar de fluxos de caixa futuros para os seus detentores. Esses fluxos de caixa podem ser dividendos, lucros ou mesmo a própria geração de caixa livre da empresa. Esses “dinheiros” gerados no futuro podem crescer e isso deve ser levado em conta também. Feito isso, esses “dinheiros” devem ser trazidos a valor presente descontados por uma taxa de desconto que tem a ver com o risco da economia ou do mercado como um todo, beeeeem a grosso modo é isso. A fórmula abaixo ajuda a visualizar isso.

Precificação de uma ação

Não se preocupe com a matemática, mas sim com o conceito de “dinheiros” sendo gerado no futuro descontados por uma taxa.

Então, no Brasil atual o que temos?

Ora, os resultados trimestrais das empresas tende a ser muito ruins, pois a economia não cresce, ao contrário, desacelera. Veja que a projeção de PIB (crescimento da economia) vem definhando e hoje o crescimento esperado para esse ano já está abaixo de 1%:

Gráfico Projeção Crescimento do PIB em 2019

Logo o componente crescimento da equação fica restrito a 2020 e aos anos futuros os quais temos menos capacidade de estimar. Afinal, quem conhece o futuro?!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Então, se os “dinheiros” serão menores no futuro próximo, porque as ações sobem?

Pela redução da taxa de desconto! Simples assim. O que estamos vendo no Brasil é uma reprecificação de uma taxa de juros menor em nível global e que também se reflete aqui. Os juros de 10 anos no Brasil atingiram 7,68%, algo nunca antes visto! Isso tem um impacto direto nas ações. Veja a comparação do IBOV (linha verde) com os juros:

Gráfico Ibov x Juros a 10 anos

Os valores do eixo são irrelevantes, o que quero mostrar é a relação inversa de juros para baixo e bolsa para cima que explica bem o movimento atual.

SETORIALMENTE…

Setorialmente isso também foi bem visível com as ações de empresas sensíveis a taxas de juros tendo boa performance na bolsa.

Veja a comparação do IMOB (linha verde), que pega as construtoras, shoppings e empresas de properties com o IBOV nessa alta recente:

Gráfico Ibov x Imob

Semelhantemente as ações do setor elétrico (IEE – linha vermelha) que tradicionalmente funcionam como bond proxies também tiveram um bom momento em bolsa:

Gráfico Ibov x IEE

E as ações de consumo (ICON-linha rosa)

Gráfico Ibov x Ações de Consumo

E o que não andou? Os ativos menos sensíveis as taxas de juros, aqueles mais cíclicos os quais o impacto de uma economia mundial mais ou menos aquecida é o que dita o ritmo. Ou, ainda, aqueles que dependem de uma retomada da economia nacional para perceberem melhora de resultados e lucros. Abaixo a comparação do IMAT na linha azul (materiais básicos como minério, petroquímicos, celulose, etc), o INDX na linha vermelha (industria), ambos comparados ao Ibovespa.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Gráfico Ibov x IMAT x INDX

É ISSO QUE VAI ANDAR AGORA?

Não faço ideia!

Olhando para o cenário macro, não dá para ficar tão otimista. Dado da Sondagem industrial continua indicando percepção cautelosa de empresários em junho. A leitura preliminar da Sondagem da Indústria do mês mostrou recuo de 1,4 ponto do índice de confiança do setor em relação ao número já fraco de maio. A queda refletiu tanto a piora da percepção dos empresários em relação à situação atual, quanto em relação à perspectiva futura de negócios.

Internacionalmente, China e EUA brigam comercialmente e isso não é bom para os setores cíclicos. Mas a reunião do G-20 ao fim dessa semana pode trazer uma alento para os papeis mais cíclicos.

“O melhor que o mercado pode esperar do G20 é um aperto de mão e um compromisso de retomar a conversa”, disse Paul Christopher, diretor de estratégia de mercado global do Instituto de Investimento Wells Fargo em St. Louis, Missouri. (Fonte: Investing.com)

O QUE EU PENSO DE TUDO ISSO?

Confesso que não esperava tamanho otimismo do mercado quanto aos juros no Brasil. Estamos falando de algo como 3,68% a.a. de juros reais para um prazo longo de 10 anos onde temos inúmeras incertezas.

Há espaço para cair mais? Até acredito que sim. Seria razoável termos um juro real de 3% a.a.? Dado o cenário externo de juros inclusive negativos em diversas partes do globo, me parece ser.

Sendo assim, sigo otimista e achando que a bolsa vai precificar antecipadamente o grande evento do ano que é a reforma da previdência. Quanto mais próximos chegamos da aprovação e seguindo com uma economia nessa linha do que tem sido dito, penso que o Ibov tende a caminhar para aquilo que já comentei aqui várias vezes:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Tabela Tipo de Reforma x Potencial Ibovespa

Caminhamos para cumprir a máxima do sobe no boato e cai no fato, ou seja, quando a reforma da previdência for aprovada, acredito que o mercado já terá colocado isso nos preços. Por ora seguimos surfando o otimismo e antecipando um crescimento que poderá começar a acontecer na economia real só lá pelo 4º trimestre na minha humilde opinião.

Ainda assim, salvo algum evento externo muito nocivo, penso que o mercado deve seguir ignorando os dados macro e focando na contagem de votos da previdência, apostando todas fichas que nossos problemas serão resolvidos com ela, o que não é verdade. Mas, tudo bem, deixa isso para outra tônica, por ora vamos surfar esse otimismo.

Era isso.

Aquele Abs.

Últimos comentários

Excelente artigo .
uma vez me disseram, que quando todo mundo diz para comprar, está na hora de vender. Será?
Parabéns Willian, o artigo está ótimo!
top
Muito bom Willian.
Muito interessante a análise, uma visão fora do praticado normalmente, parabéns pelo artigo!
Muito bom, motivante com os pés no chão.
Show, Will !
Boa Will forte abraço!!
Frase típica de matéria comprada por corretoras: Sabíamos que tínhamos que investir em ações, e agora nos 102 mil pontos não há dúvida, não é mesmo?
E a BPAN4 que não para dw subir ??
Enquanto isso, BPAN4 dispara para a lua ! Vai entender !
Blz Willllll....vqv
Vai entender WEGE3? O cavalinho alemao disparou na frente de todo mundo! Maxima encima de maxima por quase 10 dias consecutivos!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.