Tônica da Semana: Um Pesadelo Virando Realidade?

Tônica da Semana: Um Pesadelo Virando Realidade?

William Alves  | 17.08.2020 12:49

Olá, Srs e Sras! Tenho que ser sincero e dizer que começamos a semana com um dos meus piores pesadalos….

É o fim do mundo?

Sim e não. Afinal, o Brasil já sobreviveu a tanta coisa!

Não sou o Paulo Guedes ou o Jair Bolsonaro para dizer o quanto o teor dessas especulações são verdade, mas o simples fato de haver fumaça me deixa deveras preocupado. Guedes tem um discurso e uma atitude que precisávamos na economia, mas é um fato que tem esbarrado na morosidade de Brasília.

Mas me entristece perceber que os mais pessimistas estariam corretos acerca do nosso país, pois sou otimista e teimoso. Me entristece pensar em admitir que o melhor para o Brasil seria um presidente comprometido com o status quo e com os esquemas de Brasília como Michel Temer. Admitir que não há outra alternativa nesse parlamentarismo de coalizão que vivemos.

A ideia subjacente à briga com Guedes é a de furar o teto de gastos. Gastar um pouqunho mais, afinal, o mundo inteiro está fazendo isso, não é mesmo? Não lembro agora onde li, mas achei genial. É uma comparação a década de 70 quando por 2 anos o então ministro da economia Mario Henrique Simonsen lutou contra a ideia de se gastar mais mantendo o controle fiscal, contra uma ala dita “desenvolvimentista” liderada pelo então ministro da agricultura Delfim Neto. Depois de 2 anos, Simonsen jogou a toalha e Delfim se tornou ministro e pavimentou a economia para a hiperinflação da década de 80, o elevado endividamento e o colapso econômico do modelo militar.

Os caminhos do Brasil entre o Pibão e o Pibinho nas últimas quatro ...

Furar o teto de gastos manda uma mensagem horrorosa para o mundo e mercado. Furar o teto é cavar um buraco para saída de Guedes. Não consigo pensar em uma saída pior que a decorrente desse motivo!

Juros e Dólar dizendo algo

Não por acaso os juros já vieram ajustando a isso essa semana. A “embicada” na curva de 10 anos não acontece por acaso, ela representa um sentimento de maior risco que exige mais prêmio para investir no Brasil. Afinal, se de fato o comprometimento fiscal não é uma de nossas bandeiras, o preço pago para se financiar é outro! Veja que recentemente o estresse da pandemia + Moro + desarranjo fiscal empurrou os juros lá pra perto de 10%! Isso num mundo de juro longo próximo a zero! No auge da crise recente o juro americano equivalente chegou a 1,76% e atualmente está lá em 0,7%!

E o dólar? Não é de hoje que muitos falam num “desajuste” do câmbio. O dólar vem perdendo valor contra uma cesta e moedas ao redor do globo …

O Real apresenta uma das piores performances entre diversos países. Abaixo, a comparação com pares nossos. Temos reservas, nossa balança comercial está se beneficiando com os produtos agrícolas vendendo água e a vertente de saída de recursos do turismo se reduziu muito, afinal os brasileiros mal conseguem viajar por conta do coronavírus. Ainda assim, a moeda é uma das piores do mundo!

Em vermelho o Rublo russo, em verde o Peso Mexicano, em amarelo o Rand Sul-africano e em azul o nosso Real – vale lembrar que enquanto mais pra cima, mais o dólar é que se valoriza. Isso, a meu ver, significa total falta de confiança do investidor. E se tá ruim com Guedes, imagina sem ele?! Eventos como esse acabam por justificar isso não é mesmo?!

Problema disso tudo a meu ver é que juros e dólar normalmente te dizem algo, te indicam algo. Se juros e dólar estão “corretos” ou precificados corretamente, me parece que a bolsa é que estaria muito “alegrinha” e não reflete o real momento que vivemos. Esse é o problema! Sim, eu sei que a bolsa tem tido uma força extra com a entrada das pessoas físicas que, como eu e você, têm investido. Muitos novatos nunca investiram antes e estão fazendo não por convicção, mas por falta de opção. Os milhares de novos CPFs que tem ajudado a sustentar a bolsa. Ainda assim, esses sinais me preocupam.

Que mais?

Mas não só de bad news vivemos. TODOS indicadores econômicos da semana passada surpreenderam positivamente!

Atividade mostra recuperação, IBC-Br que é uma proxy para o PIB (fonte)!

Imagem

Com destaque para vendas no varejo que mostraram uma bela revuperação em “V”:

O importante setor de serviços continua patinando o que a meu ver é um reflexo do isolamento social. A medida que as mortes forem caindo e as coisas voltarem ao normal esse é um setor que tende a se recuperar que, quiçá, ajudar na continuidade de recuperação da economia. Abaixo o gráfico de mobilidade social comparado com EUA e Europa. Penso que a medida que isso volte ao normal, esse é um setor que tenderia a se beneficiar. E nisso concordo com o pessoal da Versa que fez esse gráfico (fonte).

Imagem

E em relação ao mercado americano?

Nos EUA, a safra de balanços se aproxima do fim e a tônica foi de números horrorosos (obviamente que isso varia muito de setor a setor). Gráfico abaixo compara o lucro operacional das empresas do S&P com outros trimestre e suas projeções para os próximos trimestres (fonte).

Mas tudo é relativo não é mesmo? E relativamente os números desse trimestre surpreenderam e muito as projeções do mercado. Essa safra de balanços ficou caracterizada por um erro muito grande por parte dos analistas. As cias surpreenderam positivamente o mercado.

E os dados econômicos tem sustentado a tese de uma recuperação em “V” alicerçada por forte estímulos monetários.

Logo, a ordem no mercado americano tem sido: Buy! Buy! Buy! Buy!

Aqui nos EUA, mais e mais vejo indicadores de euforia que me dão calafrios! Rs. Mas devo estar errado mesmo! Abaixo o indicador da NAAIM (National Association of Active Investment Managers) que mostra que os gestores de investiemento estão extremamente bullish com o mercado (fonte)…

Imagem

E o tradicnional “Fear&Greed Index” da CNN que essa semana chegou a tocar no “extreme greed” novamente…

E a relação entre Put e Call Ratio que negocia a níveis bastante baixos indicando que o mercado não anda muito preocupado com possíveis quedas, ignorando o seguro. Para que comprar PUT se o mercado apenas sobe não é mesmo? Rs.

Imagem

E os múltiplos vão se esticando mais e mais…(fonte)

Mas eu devo estar errado mesmo, não acreditem em mim. Acreditem nos analistas mega fodões do Goldman Sachs, que revisaram target para o S&P e agora enxergam mais upside para o índice americano.

“Goldman Sachs has raised its S&P 500 price target to 3600 by the end of 2020 & its 12-month S&P 500 price target to 3800”. (fonte)

Imagem

Era isso.
Aquele Abs.

William Alves

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Warley Dias Rodrigues
Warley Dias Rodrigues

O que eu sempre fico refletindo é que não são jornalistas que movimentam o mercado e sim investidores, então o Bull/Bear passa e depois tudo volta ao normal.  ... (Leia Mais)

20.08.2020 14:02 GMT· Responder
Waldir Crema
Waldir Crema

Salve meu amigo Wil! Seus post são ótimos! Barbas de molho.  ... (Leia Mais)

20.08.2020 12:44 GMT· Responder
Waldemar Geteski
Waldemar Geteski

Indicadores. Que nos fazem repensar o futuro!  ... (Leia Mais)

20.08.2020 12:22 GMT· Responder
Thiago Henrique
Thiago Henrique

Gostei dessa análise, vai me guiar daqui para frente!  ... (Leia Mais)

18.08.2020 19:58 GMT· Responder
Mauricio Soares
Mauricio Soares

Quando sobe e TODOS estão comprando, quem está vendendo? Quando cai e TODOS estão vendendo, quem está comprando?  ... (Leia Mais)

18.08.2020 18:34 GMT· Responder
Geison Alves Do Rosário
Geison Alves Do Rosário

comecei a te sequir ,não pelo Paulo quedes ,mas porque o amigo foi sucinto nós indicadores  ... (Leia Mais)

18.08.2020 02:18 GMT· Responder
Augusto Pedrosa
Augusto Pedrosa

O simples fato de a análise acima enaltecer a atuação de Paulo Guedes já a faz perder a credibilidade.  ... (Leia Mais)

17.08.2020 23:06 GMT· Responder
Seixas
Seixas

Estou completamente de acordo com  William Alves, mas é aquilo, quem quer acreditar nos fodões do BOFA e GOLDMAN que acredite. Mas pela minha simples analise o mercado esta alegrinho de bobeira. Acredito fialmente que uma recuperação em W é sem sombra de dúvidas o que podemos esperar. Então acho que um novo mergulho esta para chegar.  ... (Leia Mais)

17.08.2020 22:44 GMT· Responder
Danilo Ferreira
Danilo Ferreira

Quem quer ganhar dinheiro com a Bolsa tem que torcer contra o país?. Não sou Bolsonaro, mas acho que ele está certo e tem que abrir a carteira mesmo, apesar dele estar fazendo isso porque quer se perpetuar no poder, como Evo Morales e Hugo Chávez fizeram. Todos os países do mundo vão fazer isso, assim sairão da recessão muito mais rápido. Estrangular a população vai ser pior.. O Guedes vai sair, o "mercado", vai esquecer disso em dois ou três dias e bola pra frente.   ... (Leia Mais)

17.08.2020 22:18 GMT· Responder
Jose Araujo
Jose Araujo

Eu quero saber quando foi que p investidor internacional acreditou no bla bla de Guedes?  ... (Leia Mais)

17.08.2020 20:46 GMT· Responder
João Muzzi
João Muzzi

Investing com mais um de seus pseudoartigos...  ... (Leia Mais)

17.08.2020 20:39 GMT· Responder
joao paulo
joao paulo

só blá blá blá. matéria comprada? quanto custou??  ... (Leia Mais)

17.08.2020 20:37 GMT· 1 · Responder
Freediver
Freediver

Quem é Guedes? Esse cara nunca escreveu um livro na vida. Liberaloide verborragico que só engana os incautos com seu discurso cheio de embustes. A verdade é que essa república das bananas acabou. Será eternamente governada por mentecaptos e corruptos . Nada mudou  ... (Leia Mais)

17.08.2020 20:12 GMT· Responder
Carlos Nascimento
Carlos Nascimento

Vamos lá, galera! Sem fanatismo, também não concordo com o jornalismo de O Antagonista (investigativo e especulativo), mas vamos concordar que com o nosso histórico político corrupto, mentiroso e cheio de lobby, um trabalho deste tipo é importante sim. Eles eram assim com Dilma também, não é uma particularidade do Bolsonaro. Parabéns pela reportagem Will, opiniões "desemocionadas" e sem fanatismo são sempre importantes nesses momentos  ... (Leia Mais)

17.08.2020 19:04 GMT· 2 · Responder
Gustavo Falcão
Gustavo Falcão

Infelizmente Bolsonaro não tem mais credibilidade. Muda de opinião mais do que troca de camisa de time de futebol. Fritaram Mandetta, Moro e agora Guedes. Deus nos acuda  ... (Leia Mais)

17.08.2020 18:38 GMT· 2 · Responder
Carlos Queiroz
Carlos Queiroz

Esperemos pelos esclarecimentos... reuniões hoje a tarde que deve terminar amanhã, o after market será interessante.  ... (Leia Mais)

17.08.2020 18:28 GMT· Responder
José Oliveira
José Oliveira

Empíricus, dona do antagonista, operando vendida e tentando espalhar o pânico.  ... (Leia Mais)

17.08.2020 18:12 GMT· 1 · Responder
Rodrigo Mello
Rodrigo Mello

Ministros são substituíveis, o presidente NÃO! Quantas possibilidades de ministros temos, por exemplo para Paulo Guedes temos o cara do Banco Central e para Presidente quem teríamos???? Tirando presidiários que não vale lógico, Dilma, Temer, Haddad, Luciano huck, Dória, tiririca, Aécio, alcolumbre, Maia, alguém do STF... Não! Só temos o presidente Bolsonaro e ele precisa de pessoas de confiança e dentro da sua linha como sempre pregou.   ... (Leia Mais)

17.08.2020 17:49 GMT· 3 · Responder
Luiz Gouvea
Luiz Gouvea

Bom artigo, infelizmente voltamos a agenda desenvolvimentista pois no Brasil nada é mais importante que eleições se manter no poder. Já enxergo a política de Dilma voltando e o rompimento contínuo do teto. Salve se quem puder!  ... (Leia Mais)

17.08.2020 17:32 GMT· Responder
José Artur Medina
José Artur Medina

Antagonista não tem credibilidade  ... (Leia Mais)

17.08.2020 17:25 GMT· Responder
welington felix
welington felix

Ganhou notoriedade colunista...ate o presidente vir a publico e falar que foi tudo especulacao  ... (Leia Mais)

17.08.2020 17:19 GMT· Responder
Ricardo Bueno
Ricardo Bueno

Buffet vendeu tudo de Goldman & Sacs por este motivo apresentado ai acima. #ficaadica  ... (Leia Mais)

17.08.2020 16:52 GMT· Responder
Herlano Andrade
Herlano Andrade

A moeda Brasileira não vale nada porque não temos reservas em OURO, como todo país decente faz, mas sim socadas em títulos podres da dívida americana que não irão serrvir logo pra porra nenhuma  ... (Leia Mais)

17.08.2020 16:44 GMT· 3 · Responder
JoãoS
JoãoS

Todos são substituíveis, só não pode sair atirando, pode acabar acertando. E isso ele não parece que faria  ... (Leia Mais)

17.08.2020 16:41 GMT· Responder
FRANCISCO NUNES
FRANCISCO NUNES

Querem derrubar a bolsa a qualquer custo, querem ganhar dinheiro dos sardinhas kkkkk.... Meus dinheiro estes venderes de susto não ganham....kkkkkk olhos abertos com os manipuladores  ... (Leia Mais)

17.08.2020 16:40 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी