Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Tônica da Semana: Um Pesadelo Virando Realidade?

Publicado 17.08.2020, 12:49
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Olá, Srs e Sras! Tenho que ser sincero e dizer que começamos a semana com um dos meus piores pesadalos….

É o fim do mundo?

Sim e não. Afinal, o Brasil já sobreviveu a tanta coisa!

Não sou o Paulo Guedes ou o Jair Bolsonaro para dizer o quanto o teor dessas especulações são verdade, mas o simples fato de haver fumaça me deixa deveras preocupado. Guedes tem um discurso e uma atitude que precisávamos na economia, mas é um fato que tem esbarrado na morosidade de Brasília.

Mas me entristece perceber que os mais pessimistas estariam corretos acerca do nosso país, pois sou otimista e teimoso. Me entristece pensar em admitir que o melhor para o Brasil seria um presidente comprometido com o status quo e com os esquemas de Brasília como Michel Temer. Admitir que não há outra alternativa nesse parlamentarismo de coalizão que vivemos.

A ideia subjacente à briga com Guedes é a de furar o teto de gastos. Gastar um pouqunho mais, afinal, o mundo inteiro está fazendo isso, não é mesmo? Não lembro agora onde li, mas achei genial. É uma comparação a década de 70 quando por 2 anos o então ministro da economia Mario Henrique Simonsen lutou contra a ideia de se gastar mais mantendo o controle fiscal, contra uma ala dita “desenvolvimentista” liderada pelo então ministro da agricultura Delfim Neto. Depois de 2 anos, Simonsen jogou a toalha e Delfim se tornou ministro e pavimentou a economia para a hiperinflação da década de 80, o elevado endividamento e o colapso econômico do modelo militar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os caminhos do Brasil entre o Pibão e o Pibinho nas últimas quatro ...

Furar o teto de gastos manda uma mensagem horrorosa para o mundo e mercado. Furar o teto é cavar um buraco para saída de Guedes. Não consigo pensar em uma saída pior que a decorrente desse motivo!

Juros e Dólar dizendo algo

Não por acaso os juros já vieram ajustando a isso essa semana. A “embicada” na curva de 10 anos não acontece por acaso, ela representa um sentimento de maior risco que exige mais prêmio para investir no Brasil. Afinal, se de fato o comprometimento fiscal não é uma de nossas bandeiras, o preço pago para se financiar é outro! Veja que recentemente o estresse da pandemia + Moro + desarranjo fiscal empurrou os juros lá pra perto de 10%! Isso num mundo de juro longo próximo a zero! No auge da crise recente o juro americano equivalente chegou a 1,76% e atualmente está lá em 0,7%!

E o dólar? Não é de hoje que muitos falam num “desajuste” do câmbio. O dólar vem perdendo valor contra uma cesta e moedas ao redor do globo …

O Real apresenta uma das piores performances entre diversos países. Abaixo, a comparação com pares nossos. Temos reservas, nossa balança comercial está se beneficiando com os produtos agrícolas vendendo água e a vertente de saída de recursos do turismo se reduziu muito, afinal os brasileiros mal conseguem viajar por conta do coronavírus. Ainda assim, a moeda é uma das piores do mundo!

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Em vermelho o Rublo russo, em verde o Peso Mexicano, em amarelo o Rand Sul-africano e em azul o nosso Real – vale lembrar que enquanto mais pra cima, mais o dólar é que se valoriza. Isso, a meu ver, significa total falta de confiança do investidor. E se tá ruim com Guedes, imagina sem ele?! Eventos como esse acabam por justificar isso não é mesmo?!

Problema disso tudo a meu ver é que juros e dólar normalmente te dizem algo, te indicam algo. Se juros e dólar estão “corretos” ou precificados corretamente, me parece que a bolsa é que estaria muito “alegrinha” e não reflete o real momento que vivemos. Esse é o problema! Sim, eu sei que a bolsa tem tido uma força extra com a entrada das pessoas físicas que, como eu e você, têm investido. Muitos novatos nunca investiram antes e estão fazendo não por convicção, mas por falta de opção. Os milhares de novos CPFs que tem ajudado a sustentar a bolsa. Ainda assim, esses sinais me preocupam.

Que mais?

Mas não só de bad news vivemos. TODOS indicadores econômicos da semana passada surpreenderam positivamente!

Atividade mostra recuperação, IBC-Br que é uma proxy para o PIB (fonte)!

Imagem

Com destaque para vendas no varejo que mostraram uma bela revuperação em “V”:

O importante setor de serviços continua patinando o que a meu ver é um reflexo do isolamento social. A medida que as mortes forem caindo e as coisas voltarem ao normal esse é um setor que tende a se recuperar que, quiçá, ajudar na continuidade de recuperação da economia. Abaixo o gráfico de mobilidade social comparado com EUA e Europa. Penso que a medida que isso volte ao normal, esse é um setor que tenderia a se beneficiar. E nisso concordo com o pessoal da Versa que fez esse gráfico (fonte).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Imagem

E em relação ao mercado americano?

Nos EUA, a safra de balanços se aproxima do fim e a tônica foi de números horrorosos (obviamente que isso varia muito de setor a setor). Gráfico abaixo compara o lucro operacional das empresas do S&P com outros trimestre e suas projeções para os próximos trimestres (fonte).

Mas tudo é relativo não é mesmo? E relativamente os números desse trimestre surpreenderam e muito as projeções do mercado. Essa safra de balanços ficou caracterizada por um erro muito grande por parte dos analistas. As cias surpreenderam positivamente o mercado.

E os dados econômicos tem sustentado a tese de uma recuperação em “V” alicerçada por forte estímulos monetários.

Logo, a ordem no mercado americano tem sido: Buy! Buy! Buy! Buy!

Aqui nos EUA, mais e mais vejo indicadores de euforia que me dão calafrios! Rs. Mas devo estar errado mesmo! Abaixo o indicador da NAAIM (National Association of Active Investment Managers) que mostra que os gestores de investiemento estão extremamente bullish com o mercado (fonte)…

Imagem

E o tradicnional “Fear&Greed Index” da CNN que essa semana chegou a tocar no “extreme greed” novamente…

E a relação entre Put e Call Ratio que negocia a níveis bastante baixos indicando que o mercado não anda muito preocupado com possíveis quedas, ignorando o seguro. Para que comprar PUT se o mercado apenas sobe não é mesmo? Rs.

Imagem

E os múltiplos vão se esticando mais e mais…(fonte)

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Mas eu devo estar errado mesmo, não acreditem em mim. Acreditem nos analistas mega fodões do Goldman Sachs, que revisaram target para o S&P e agora enxergam mais upside para o índice americano.

“Goldman Sachs has raised its S&P 500 price target to 3600 by the end of 2020 & its 12-month S&P 500 price target to 3800”. (fonte)

Imagem

Era isso.
Aquele Abs.

Últimos comentários

O que eu sempre fico refletindo é que não são jornalistas que movimentam o mercado e sim investidores, então o Bull/Bear passa e depois tudo volta ao normal.
Salve meu amigo Wil! Seus post são ótimos! Barbas de molho.
Indicadores. Que nos fazem repensar o futuro!
Gostei dessa análise, vai me guiar daqui para frente!
Quando sobe e TODOS estão comprando, quem está vendendo? Quando cai e TODOS estão vendendo, quem está comprando?
comecei a te sequir ,não pelo Paulo quedes ,mas porque o amigo foi sucinto nós indicadores
O simples fato de a análise acima enaltecer a atuação de Paulo Guedes já a faz perder a credibilidade.
Estou completamente de acordo com  William Alves, mas é aquilo, quem quer acreditar nos fodões do BOFA e GOLDMAN que acredite. Mas pela minha simples analise o mercado esta alegrinho de bobeira. Acredito fialmente que uma recuperação em W é sem sombra de dúvidas o que podemos esperar. Então acho que um novo mergulho esta para chegar.
Quem quer ganhar dinheiro com a Bolsa tem que torcer contra o país?. Não sou Bolsonaro, mas acho que ele está certo e tem que abrir a carteira mesmo, apesar dele estar fazendo isso porque quer se perpetuar no poder, como Evo Morales e Hugo Chávez fizeram. Todos os países do mundo vão fazer isso, assim sairão da recessão muito mais rápido. Estrangular a população vai ser pior.. O Guedes vai sair, o "mercado", vai esquecer disso em dois ou três dias e bola pra frente.
Eu quero saber quando foi que p investidor internacional acreditou no bla bla de Guedes?
Investing com mais um de seus pseudoartigos...
só blá blá blá. matéria comprada? quanto custou??
foi de graça Joao. abs
Quem é Guedes? Esse cara nunca escreveu um livro na vida. Liberaloide verborragico que só engana os incautos com seu discurso cheio de embustes. A verdade é que essa república das bananas acabou. Será eternamente governada por mentecaptos e corruptos . Nada mudou
Vamos lá, galera! Sem fanatismo, também não concordo com o jornalismo de O Antagonista (investigativo e especulativo), mas vamos concordar que com o nosso histórico político corrupto, mentiroso e cheio de lobby, um trabalho deste tipo é importante sim. Eles eram assim com Dilma também, não é uma particularidade do Bolsonaro. Parabéns pela reportagem Will, opiniões "desemocionadas" e sem fanatismo são sempre importantes nesses momentos
Acrescentando adjetivos sobre O Antagonista:  jornalismo investigativo, especulativo, parcial e ideológico, mas, no meu ponto de vista, importante. Pois isso aqui é política brasileira meus amigos, que definitivamente "não é para amadores".
Acrescentando adjetivos sobre O Antagonista:  jornalismo investigativo, especulativo, parcial e ideológico, mas, no meu ponto de vista, importante. Pois isso aqui é política brasileira, que definitivamente "não é para amadores".
Infelizmente Bolsonaro não tem mais credibilidade. Muda de opinião mais do que troca de camisa de time de futebol. Fritaram Mandetta, Moro e agora Guedes. Deus nos acuda
discordo de vc, as pessoas no trocam de camisa de time toda hora... por exemplo quem é flamenguista nasce e morre flamenguista
Quando foi que ele teve credibilidade?O Paulo Guedes é uma farsa,um juvenil.Se for embora, já vai tarde. Qual foi o plano concreto apresentado por este desgoverno?
Esperemos pelos esclarecimentos... reuniões hoje a tarde que deve terminar amanhã, o after market será interessante.
Empíricus, dona do antagonista, operando vendida e tentando espalhar o pânico.
mais uma vez
Ministros são substituíveis, o presidente NÃO! Quantas possibilidades de ministros temos, por exemplo para Paulo Guedes temos o cara do Banco Central e para Presidente quem teríamos???? Tirando presidiários que não vale lógico, Dilma, Temer, Haddad, Luciano huck, Dória, tiririca, Aécio, alcolumbre, Maia, alguém do STF... Não! Só temos o presidente Bolsonaro e ele precisa de pessoas de confiança e dentro da sua linha como sempre pregou.
Como não?Podemos por um cone ou um chimpanzé no lugar do seu mito
É claro que Bolsonaro é substituível! Basta ir a um hospício, escolher qualquer louco que estiver nele, coloca-lo na presidência e dá um pé na bunda do Bolsonaro. Pelo menos não teremos que aguentar mais aqueles três filhotes de cruz credo dando palpites no governo e nem aquele velho dos infernos do Olavo de Carvalho doutrinando farsas incompetentes para ocupar cargos no governo. Me veio um nome para um bom louco: Adélio Bispo de Oliveira.
O Jair não é só substituível, é extremamente dispensável tb.
Bom artigo, infelizmente voltamos a agenda desenvolvimentista pois no Brasil nada é mais importante que eleições se manter no poder. Já enxergo a política de Dilma voltando e o rompimento contínuo do teto. Salve se quem puder!
Antagonista não tem credibilidade
Ganhou notoriedade colunista...ate o presidente vir a publico e falar que foi tudo especulacao
Buffet vendeu tudo de Goldman & Sacs por este motivo apresentado ai acima. #ficaadica
A moeda Brasileira não vale nada porque não temos reservas em OURO, como todo país decente faz, mas sim socadas em títulos podres da dívida americana que não irão serrvir logo pra porra nenhuma
rsrsrs.. Venezuela é um dos países emergentes que mais tem reservas em Ouro... Da América Latina é o que mais tem...inocente.
não esqueça que apesar da Venezuela ter as reservas de ouro elas estão em cofre na Inglaterra e por alinhamento com os EUA não podem acessar. Então é como não tivessem. Mais uma vez os EUA não permitem a emancipação de nenhum povo que possua riqueza. O Brasil incluso.
Compare o PIB dos EUA com o PIB brasileiro e entenda a diferença do câmbio. Polvilhe ouro por cima para decorar.
Todos são substituíveis, só não pode sair atirando, pode acabar acertando. E isso ele não parece que faria
Querem derrubar a bolsa a qualquer custo, querem ganhar dinheiro dos sardinhas kkkkk.... Meus dinheiro estes venderes de susto não ganham....kkkkkk olhos abertos com os manipuladores
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.