Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Touros Cantam em Seus Megafones: "Máximas Históricas"

Publicado 11.08.2020, 17:57
Atualizado 15.02.2024, 05:10

Conforme discutido anteriormente, notamos que o mercado permaneceu confinado ao seu canal de consolidação, mas o viés dos touros foi de alta.

“Embora o mercado não tenha conseguido ultrapassar as altas recentes de julho, o suporte está se mantendo na linha de tendência de alta. Com os "sinais de compra" de curto prazo em jogo, a tendência no momento é de alta.

No entanto, como discutimos nas últimas semanas, julho manteve suas tendências históricas de força. Com a maior parte da temporada de balanços do S&P 500 ficando para trás, suspeitamos que os dados econômicos enfraquecidos começarão a pesar sobre o sentimento em agosto e setembro.”

SPY Diário

Embora os dados econômicos mais fracos ainda não tenham afetado o "sentimento de alta" neste momento, isso não significa que não o farão. No entanto, como discutimos nas últimas semanas, um rompimento do intervalo de consolidação, que foi limitado pelas máximas de junho, colocaria as máximas de todos os tempos em foco.

Uma Distorção Ponderada

A preocupação é que o que você vê no mercado não seja necessariamente o que você irá obter. O gráfico abaixo mostra o número de ações negociadas acima de 200-dma contra o S&P 500 negociando acima de 200-dma.

SPX Semanal

Em teoria, se o “mercado” está acima de 200 dma, então um grande número de ações, geralmente cerca de 80%, também deveria estar. No entanto, não é o caso, pois atualmente apenas 55% estão.

O mercado está atualmente sendo levado a novas máximas pela “perseguição” às maiores ações de megacapitalização. O Sentiment Trader notou isso na sexta-feira:

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

“A maior ação dos EUA e de quase todo o mundo, a Apple (NASDAQ: NASDAQ:AAPL), continua aumentando sua potência. No final de junho, o valor da Apple sozinho era quase 80% da capitalização de mercado do índice Russell 2000. Hoje, é quase 90%. Isso é impressionante - nos últimos 40 anos, nenhuma ação sequer chegou perto de diminuir o valor de tantas outras empresas.“

S&P 500

Por si só, este ponto de dados não tem muita relevância histórica. No entanto, tende a ser mais uma indicação da “exuberância” subjacente no mercado.

O ponto aqui, entretanto, é que as cinco principais ações estão distorcendo a participação geral no mercado.

Deixe-me Explicar a Matemática

Atualmente, as cinco principais ações do S&P por capitalização de mercado (AAPL, AMZN, GOOG, FB e MSFT) compõem o mesmo valor do S&P 500 que as 394 ações inferiores. Essas mesmas cinco também representam 26% do índice.

Pesos de Capitalização

O que os investidores estão perdendo é que as cinco ações mais importantes estão distorcendo os movimentos do índice geral.

Para cada US$ 1 colocado em cada uma das cinco ações mais importantes, o impacto no índice é o mesmo que colocar US$ 1 em cada uma das 394 ações mais baixas. Essa claramente não é uma representação verdadeira do mercado ou da economia.

Como observamos recentemente, se você possui algo diferente das cinco principais ações, seu portfólio provavelmente está tendo um desempenho inferior ao do mercado este ano.

Exuberância em Abundância

Na semana passada, discutimos os perigos de perseguir os mercados, que se desviaram extremamente de seus meios de longo prazo. O risco, claro, é que os mercados sempre, sem exceção, voltem à média. A única questão é o “momento” do evento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Especificamente, observamos o desvio do Nasdaq de seu 200-dma, que permanece próximo a um recorde.

“As médias móveis, especialmente as de longo prazo, são como a gravidade. Quanto mais os preços se desviam das médias de longo prazo, maior se torna a ‘atração gravitacional’. Uma ‘média’ exige que os preços sejam negociados acima e abaixo do nível ‘médio’. O risco de reversão aumenta com o tamanho do desvio.

O Nasdaq atualmente opera mais de 23% acima de seu dma 200. A última vez que tal desvio existiu foi em fevereiro deste ano. O Nasdaq também opera 3 desvios-padrão acima do dma 200, que é outra indicação extrema.

Isso não significa que o mercado esteja prestes a quebrar. No entanto, isso sugere que o ‘elástico’ está tão esticado que qualquer pequena decepção pode levar a uma contração nos preços.”

QQQ Diário

Novamente, esse desvio é impulsionado pelos maiores nomes de limite ponderado. Ainda assim, há também sinais mais extremos de apetite especulativo atualmente fluindo para os mercados.

O Fator Ganância

O medidor de sentimento do RIAPro, que se baseia no posicionamento real do investidor, está em níveis mais extremos.

Medidor Ganância/Medo do S&P 500

O índice de venda/compra também está em uma mínima histórica, o que sugere que os investidores desistiram totalmente de hedge de risco nas carteiras. Eu marquei os pontos anteriores em que a relação de venda/compra estava desequilibrada.

Índice de Compra/Venda CPC

É importante ressaltar que tudo isso é muito “otimista” por enquanto.

A questão sobre esses indicadores é que, no curto prazo (alguns dias a algumas semanas), isso sugere que os mercados provavelmente continuarão a subir. Isso porque “momento” é uma coisa difícil de matar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

No entanto, a longo prazo, eles têm um longo histórico de sugerir níveis crescentes de risco, o que acaba levando a resultados menos agradáveis.

O Megafone

No curto prazo, parece haver pouca preocupação. Achei que esse sentimento foi resumido da melhor maneira por Jeffrey Marcus, que gerencia o portfólio de longo prazo da TPA Analystics, para a RIAPro:

Twitter

"Eu acho que eu descobri - todos os resultados são bons para os ativos. Ou a economia se recupera - bom ou a Covid piora, mais estímulos, nenhum despejo, execuções, mais Fed - bom. É sempre bom quando há uma impressora infinita."

No entanto, no longo prazo, os touros podem cair em uma armadilha.

Enquanto os touros estão gritando "máximas de todos os tempos", isso se enquadra no contexto de um processo de cobertura contínuo conhecido como um padrão de "megafone". Aqui está a definição:

“Uma formação ampliada é um padrão de gráfico de preços caracterizado pelo aumento da volatilidade dos preços e diagramado como duas linhas de tendência divergentes, uma subindo e outra caindo.

Essas formações são relativamente raras durante as condições normais de mercado no longo prazo, uma vez que a maioria dos mercados tende a ter uma tendência em uma direção ou outra ao longo do tempo. As formações são mais comuns quando os participantes do mercado começam a processar uma série de tópicos de notícias inquietantes. Tópicos como conflitos geopolíticos, mudanças na política do Fed ou uma combinação dos dois provavelmente coincidem com essas formações.

As formações em expansão são geralmente de baixa para a maioria dos investidores de longo prazo, uma vez que são caracterizadas por uma volatilidade crescente sem um movimento claro em uma única direção.”

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

É Apenas um Gráfico

Esse padrão de ampliação, ou megafone, é visto abaixo no gráfico mensal. É importante ressaltar que, apesar da “correção”, em março, o “mercado em alta” que começou em 2009 permanece intacto, já que o fechamento mensal de baixa não quebrou a média móvel de 4 anos.

Além disso, este é um gráfico “mensal”, por isso é muito lento para se formar. Como tal, é fundamental considerar esta análise no contexto. O gráfico não significa que os mercados estão prestes a quebrar, nem é uma ferramenta útil para tentar "cronometrar" o mercado.

SPX Mensal

O mercado atingirá novas máximas ao atingir o topo da linha de tendência superior, em que encontrará uma resistência mais formidável. Com o mercado de volta a uma condição mais extrema de sobrecompra, o “fruto mais fácil” já foi colhido.

Faixas de Risco/Recompensa

No entanto, conforme discutido abaixo, os níveis atuais de "sentimento de alta" e "momento" mantêm nossas carteiras alocadas para o "risco". No entanto, estamos nos aproximando da "saída", então não seremos os últimos a tentar sair do teatro quando alguém gritar "fogo".

Com os mercados fechando apenas em máximas históricas, só podemos adivinhar qual será o próximo pico. Portanto, para avaliar as faixas de risco e recompensa, definimos metas em 3.500, 3.750 e 4.000 ou 4,4%, 12,2% e 19,5%, respectivamente.

SPY Diário

Aqui estão as faixas de risco/recompensa atuais:

  • + 4,4% para 3500 vs. -4,3% para suporte de fuga da alta de junho.
  • + 4,4% para 3500 vs. -5,7% para 50-dma.
  • + 12,2% para 3750 vs. -9,6% para 200-dma
  • + 12,2% para 3.750 contra -11,5% para as mínimas de consolidação de junho.
  • + 19,5% para 4000 contra -22,17% para a baixa do fechamento de março (não mostrado).
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Dado que não há uma boa medida para justificar o potencial de crescimento de um rompimento para novas máximas, você pode pessoalmente realizar muitos exercícios mentais. Embora haja certamente um potencial de que o mercado suba 19,9%, para 4000, também é razoável que o mercado caia 22,2% no teste das baixas de fechamento de março. A conclusão do “padrão de megafone” discutido acima representaria um declínio de 37,43%.

Caso você ache que isso não pode acontecer, lembre-se de que ninguém esperava uma queda de 35% em março também.

Como dissemos na semana passada, “o risco acontece rápido”.

Posicionamento de Portfólio

Deixe-me reafirmar nossa posição nas últimas semanas.

“Com nossas carteiras quase inteiramente alocadas para o risco de ações no curto prazo, continuamos incrivelmente desconfortáveis.”

Esse continua o caso esta semana. Embora certamente gostemos dos mercados elevando os valores da carteira de nossos clientes, estamos cientes do risco.

Como Chuck Prince, CEO do Citigroup, afirmou certa vez:

“Quando a música parar, em termos de liquidez, as coisas ficarão complicadas. Mas, enquanto a música estiver tocando, você tem que se levantar e dançar. Ainda estamos dançando, ”- julho de 2007

Observe a data.

Exatamente como então, as ações continuaram em alta em 2008. Mas, finalmente, a música parou e o pobre Chuck ficou sem uma cadeira.

Dado que agora estamos tendo condições de sobrecompra de curto prazo mais extremas, o risco de uma reversão de curto prazo aumentou.

Conforme observado na semana passada, continuamos a manter nossa exposição ao mercado de ações. Ainda assim, continuamos a “proteger as bordas”, ajustando a duração do nosso título, adicionando uma posição comprada em dólar para proteger nossas exposições ao ouro e adicionando nomes mais “defensivos” à nossa alocação de ações.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Nosso trabalho continua o mesmo, proteger o capital do nosso cliente, reduzir o risco e tentar sair inteiros do outro lado.

Embora estejamos certamente mais otimistas nos mercados atualmente, como o momento ainda está em jogo, isso não significa que não estejamos cientes do risco.

Preste atenção no que você possui e em quanto risco está correndo para gerar retornos. No futuro, esse mercado provavelmente terá o péssimo hábito de mordê-lo quando você menos espera.

Últimos comentários

Bela análise
👏👏👏👏
Tanta conversa fiada estes comentarios ninguem sabe para aonde vai , estas analises desse nosso amigo e a mesma coisa quando a bolsa aqui estava em 80 mil pontos e NY uns 10 %a 15 % abaixo a materia e boa mais e preciso ver o que o mundo mudou tem empresas que cresceram muito com a crise e se cresceu e logico que valorizou
Excelente análise!Bastante realista e com muitas informações importantes!Excelentes gráficos!Parabéns!
Como sempre, este articulista, é preciso nas análises, nos dá muitas informações, algumas até que não conseguimos compilar, mas amplia o horizonte do que possa vir e, humildemente também acho que não poderá ser coisa boa. A porta é estreita quando a manada disparar em busca de se tornar líquido.
No Brasil, com a Selic na mínima histórica, as pessoas não sabem o que fazer com o dinheiro e, sem opções e nem educação financeira, estão alocando na renda variável sem ter trilhado a jornada de aprendizado necessária no mercado financeiro. Selic baixa, pandemia e máximas históricas criam um "trap" perfeito. Que Deus me dê discernimento.
Os gananciosos, crentes de que a Bolsa só vai continuar subindo, preferem não ler ou ignoram esse texto, mas as últimas semanas mostram que é preciso ter cautela. A Bolsa não está descolada da realidade. Subiu até aqui para recuperar o estrago sem fundamentos que sucedeu logo depois do surgimento da pandemia, mas é só. Agora serão voos de galinha até uma mostra real de recuperação econômica. Calma, gente! Ponham o pé no freio e calculem bem os riscos. Boa sorte!
O que ele quis dizer é que Bolsa virou balão e está bem alto, acaso ele sempre sobe?? Uma hora estoura e como cai??🙈🙉
pedeu todo o rally de alta, né cicero? foda..
 Não, não, mas aumentei minha posição em ouro e dólar!
muito boa matéria . estamos vivendo o atipico mas risco é risco e temos que pisar no lugar certo na hora certa para nao quebrarmos os ovos.
ouro caiu bem. alguem lembra de 2007 para 2008. dumping no ouro
Precisa ser formado em economia pra ler essa matéria.
Nada, se não entendeu o conteúdo lhe oriento a estudar antes de investir seu dinheiro a chance de você tomar pau é grande.
Ou as cinco corrigem ou as 394 sobem para acompanhar, ou todas sobem ou caem...nada disso, seguir a tendência, que neste momento é: Alta!
ou seja, eles manipulam com muitos contratos o mercado futuro, e compram algumas empresas no mercado presente. Manipulação pura
Homi..ações é para 10...20...30 anos. Pergunto a você que escreveu. O mercado de ações estará abaixo do patamar atual daqui há 10 anos?
Não confundir prazos. Ele se refere no texto ao curto e médio prazos. Quem é B&H não sai de posição comprada.
Parabéns pelo comentário embasado!.
Enfim. falou falou e resumindo: pode subir mas tbm pode cair. Em 1min d leitura ja desisti do texto desse nobre profeta gráfico.
o texto está correto, falta vontade desse povo até pra ler um artigo.
Elaborou uma crítica sobre o artigo sem ler todo o artigo? O brasileiro....
Imagina se essas ações pequenas do S&P começarem a decolar. Ai que o megafone vai queimar. O jeito é aguardar a cena dos próximos capítulos.
Execelente analise!
o que seria a 200 dma?
Mediar móvel de 200 períodos
oque temos que fazer e surfar o movimento
Que matemática é essa? "Para cada US$ 1 colocado em cada uma das cinco ações mais importantes, o impacto no índice é o mesmo que colocar US$ 1 em cada uma das 394 ações mais baixas."  Não entendi... agora US$ 5 = US$ 394 ??? Não sei muito coisa, mas acho que papéis com maior peso nos índices significa que são mais negociados, tem maior liquidez. Não que o "dólar" delas vale mais.
Angu(polenta), de 1 dia, não engorda cachorro magro!.
Num ano em que todas as economias estão com baixas de PIB enormes, os indices estão já positivos no ano!!! Vai fazer BUMMMM vai vai
As I cannot predict the future, thats why I use stop loss. All the rest is bullshit
A análise é válida mas vamos la. Dow: "A tendência atual é válida até ser revertida". Se ficar tentando, uma hora acerta o topo, mas até lá..
só tem vendido aqui
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.