Fracasso da “Onda Azul” Afunda Rendimento dos Títulos do Governo Americano

Fracasso da “Onda Azul” Afunda Rendimento dos Títulos do Governo Americano

Investing.com  | 05.11.2020 08:24

Publicado originalmente em inglês em 05/11/2020

Os rendimentos dos títulos do tesouro americano, os chamados treasuries, afundaram na quarta-feira diante da possibilidade de que os republicanos mantenham o controle do Senado, mesmo que o presidente Donald Trump não seja reeleito, diminuindo as esperanças de que um grande pacote de estímulo seja aprovado no Congresso.

Treasuries de 10 Anos - 300 minutos

O título referencial de 10 anos mergulhou abaixo de 0,8% depois de atingir 0,892% na terça-feira, antes da divulgação dos primeiros resultados eleitorais, superando brevemente 0,9% no fim do dia.

Os investidores correram para comprar títulos do governo (os preços se movem na direção inversa aos rendimentos), na medida em que as esperanças de um estímulo se desvaneceram e a incerteza com o resultado da corrida presidencial os fez cobrir suas posições.

Treasuries de 30 anos - 300 minutos

O título de 30 anos superou 1,75% na terça-feira, mas depois caiu mais de 20 pontos-base na quarta-feira, para menos de 1,55%.

A corrida pela Casa Branca entre Trump e seu opositor democrata Joe Biden está sendo decidida por uma pequena margem em alguns estados indecisos, que podem garantir a um dos candidatos a maioria de 270 delegados no Colégio Eleitoral.

Diversos senadores republicanos considerados vulneráveis conseguiram se desvencilhar de obstáculos importantes. Ao que tudo indica, o partido manterá a maioria no Senado e o controle legislativo da casa, mesmo que essa margem se estreite de 53 para 52 ou 51. O líder da maioria Mitch McConnell foi reeleito em Kentucky e, por isso, manterá sua posição quando o novo congresso se reunir em janeiro.

Uma vitória dos democratas na presidência e em ambas as casas do congresso não se materializou, porém, mesmo com os republicanos ganhando cadeiras na Câmara dos Representantes, os democratas permanecerão no controle. As operações baseadas na chamada “onda azul” foram desfeitas na quarta-feira, impulsionando grande parte do movimento nos treasuries.

Além da menor esperança de um estímulo fiscal, um governo dividido provavelmente bloquearia os US$ 2 trilhões em gastos com energia verde propostos por Biden, mesmo que ele vença a presidência. Da mesma forma, as ações registraram um forte rali, já que um Senado controlado pelos republicanos evitaria a aprovação de novos impostos e taxas de carbono.

Uma prolongada contestação da presidência pode impulsionar os preços dos treasuries ainda mais e reduzir seus rendimentos. A campanha de Trump já entrou com um pedido de recontagem dos votos em Wisconsin, onde Biden, ao que tudo indica, venceu com uma margem de menos de 1%, além de abrir um processo para interromper a contagem das cédulas em Michigan e Pensilvânia, até que os observadores republicanos tenham acesso. O presidente sugeriu que a votação pode acabar parando na Suprema Corte, como ocorreu nas eleições contestadas de 2000.

Esse tipo de incerteza mantém os investidores na defensiva e os leva a buscar portos seguros, como os treasuries.

Enquanto isso, as atenções também estarão voltadas ao desempenho econômico, já que estão aumentando as preocupações com o ressurgimento da pandemia de covid-19 na Europa e com a possibilidade de novas restrições nos EUA, que podem impactar os dados da economia e desacelerar o crescimento. Na semana passada, o relatório oficial mostrou que o PIB do terceiro trimestre cresceu 33% anualizados, o que gerou a sensação de que a economia norte-americana estava voltando a se levantar.

As autoridades do Federal Reserve ficarão reunidas na quarta e na quinta-feira, por causa da eleição, e terão de lidar com a perspectiva de menos estímulo. Os pedidos do presidente do Fed, Jerome Powell, por um auxílio fiscal mais generoso não surtiram efeito no senado republicano, fazendo com que o banco central tivesse de lidar a desaceleração econômica através da política monetária. Esse é mais um fator responsável por reduzir os rendimentos dos títulos do governo americano.

Investing.com

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
elton szweryda santos
elton szweryda santos

excelente artigo, deixando clara a compreensão dos fatos no usa  ... (Leia Mais)

05.11.2020 11:55 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.