Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Três Interrupções Regionais no Abastecimento de Petróleo Podem Impactar os Preços

Publicado 17.01.2019, 09:11
Atualizado 09.07.2023, 07:31

Artigo publicado originalmente em inglês no dia 17/1/2019

Embora o foco da maioria dos traders de petróleo esteja voltado aos três grandes produtores da atualidade – Arábia Saudita, Rússia e shale nos EUA –, não podemos ignorar os produtores que passam por dificuldades. Os barris perdidos também afetam o mercado e os preços, no final das contas.

Petróleo Gráfico 300 minutos

Confira alguns fatos importantes a esse respeito:

1. México

A crise da gasolina no México provocou um grande acúmulo de estoques do combustível nos Estados Unidos nesta semana. O México não consegue produzir gasolina suficiente para atender sua demanda. Para compensar, o país tem importado gasolina dos EUA. De fato, o México é o maior importador da gasolina norte-americana.

O problema, neste momento, é que o México fechou diversos oleodutos importantes para interromper a disparada nos roubos. De acordo com o governo mexicano, US$ 3 bilhões em produtos petrolíferos foram desviados das tubulações e roubados das refinarias no ano passado. Essas tubulações também transportam produtos petrolíferos importados dos EUA, e seu fechamento provocou uma acumulação de navios que ficaram presos nos portos mexicanos sem poder descarregar a gasolina. O impacto disso pôde ser visto nos dados semanais da EIA divulgados na quarta-feira, que mostraram um grande acúmulo de gasolina.

Se os atrasos no México continuarem, eles podem impactar a operação das refinarias norte-americanas e afetar os estoques de petróleo nos EUA. (Para uma análise aprofundada das origens da questão envolvendo a gasolina e os roubos no México, confira esta reportagem da RBN Energy).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

2. Irã

As sanções dos EUA estão tendo um impacto significativo nas exportações petrolíferas do Irã. De acordo com um representante especial dos EUA para o Irã, as sanções reduziram as exportações de Teerã para menos de 1 milhão de barris por dia. De acordo com o site TankerTrackers.com, as exportações reais do país árabe estão levemente mais altas. Em dezembro, a média foi de 1,1 milhão de barris iranianos por dia. TankerTrackers.com calcula que a produção de petróleo no Irã foi de cerca de 2,738 milhões de barris por dia em dezembro. Trata-se de uma queda de 3,6% em relação a novembro, quando as sanções entraram em vigor. Não parece que, neste momento, o governo Trump precise exercer mais pressão caso queira reduzir as exportações iranianas para menos de 1 milhão de barris por dia, portanto há uma boa possibilidade de não haver mais deslocamentos significativos pelo menos até abril.

3. Venezuela

Em vista da efetividade das sanções dos EUA sobre a indústria petrolífera do Irã, os traders devem agora prestar atenção na Venezuela. De acordo com algumas reportagens, o governo Trump também está considerando aplicar sanções à indústria petrolífera do país sul-americano. S&P GlobalI Platts relatou que a Venezuela produziu 1,17 milhão de barris por dia em dezembro. A Venezuela vende atualmente um pouco menos da metade disso para os EUA, portanto as sanções afetariam gravemente as refinarias sediadas no país norte-americano (incluindo aquelas que pertencem à Venezuela) que importam o petróleo de Caracas. As sanções à indústria petrolífera da Venezuela também poderiam afetar a distribuição de misturas de petróleo bruto no mercado, já que a maior parte da produção venezuelana é de petróleo pesado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Venezuela também possui dívidas enormes com a Rússia e a China. Uma quantidade significativa de caixa proveniente da venda de petróleo bruto vai para pagar juros de empréstimos desses países. Se os EUA cortarem essa fonte de recursos da Venezuela, poderia provocar a apreensão de ativos petrolíferos venezuelanos fora do país como forma de garantir os interesses russos e chineses. Para os EUA isso poderia ter grandes implicações, já que a Citgo vem sendo usada como garantia das dívidas perante a Rosneft (OTC:OJSCY).

A Citgo é o braço norte-americano da empresa petrolífera estatal da Venezuela, PdVSA, e possui refinarias em Corpus Christi, Texas e outros locais dos Estados Unidos. Caso isso aconteça, o governo norte-americano pode tentar impedir que a Rosneft, empresa petrolífera estatal da Rússia, adquira a Citgo sob o argumento de segurança nacional, através do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês).

A questão tem estado no radar das autoridades há cerca de um ano. Em fevereiro passado, um grupo de investidores, liderados pela Mercuria, empresa de negociação de commodities e energia da Suíça, solicitou um licença para comprar a dívida da Rosneft junto à PdVSA ao Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, em inglês) do Tesouro Americano. Não há qualquer indicação de que uma decisão tenha sido tomada ou como o CFIUS ou OFAC poderiam responder a uma mudança no controle da Citgo.

Últimos comentários

Que materia Show
muito bom artigo
Quando você achava que a Venezuela já tinha chegado ao fundo do poço, descobre que o inferno não é o limite... Excelente artigo, como sempre.
As matérias da Ellen R. Wald são as únicas que prestam desses comentaristas.
O preço pode subir no ativo da PETR4 ?
O preço pode subir no ativo da PETR4 ?
Excelente matéria!!! Geo política no mercado de petróleo.
Excelente matéria.
Muito bom!
Muito bom,parabéns!
Parabéns.Excelente!
Parabéns.Excelente!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.