Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Turbulência no Exterior e a Força do Dólar - O Que Esperar nesta Semana?

Publicado 02.09.2019, 10:48
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Panorama de Mercado

Encerramos a semana e também o mês de agosto, mês marcado pela volatilidade, com nosso mais importante índice de ações, o Ibovespa, fechando a semana com uma recuperação de mais de 3,5%. Mesmo com o cenário otimista do nosso índice, o mês de agosto fechou com queda de mais de meio ponto percentual após quatro meses fechando positivo. O cenário internacional é, sem sombra de dúvidas, o protagonista dessa instabilidade toda. A guerra comercial EUA e China segue sendo o foco da atenção dos investidores, pois a atitude de aumento de tarifas de importação de ambos os lados, pode confirmar a temida recessão, além de agravar o quadro de fraqueza da economia no mundo todo. Os bancos mundiais já têm adotado medidas para estimular a economia, porém as incertezas tomam conta do mercado, e os investidores só querem saber de proteger seus patrimônios. Isso significa que investidores estrangeiros tendem a se retirar de mercados emergentes, como o Brasil por exemplo, devido o risco. E realocam seus investimentos em ativos mais sólidos como dólar e o ouro. A consequência dessa saída de capital é a desvalorização das principais moedas emergentes frente o dólar. O real está sofrendo fortemente essa desvalorização pois a taxa Selic está muito baixa, o que faz com que investidores estrangeiros não se interessem em colocar dinheiro em nossa economia neste momento. Assim sendo, nosso índice fechou a semana na casa dos 101134.61 pontos e seu derivativo, o índice futuro, fechou a semana em 102220 pontos.

No cenário nacional, os resultados do PIB do segundo trimestre surgiram como a luz no fim do túnel. Houve um aumento de 0,4% em relação ao trimestre anterior. Lembrando que a projeção era de uma alta de apenas 0,2%. Apesar dos resultados serem humildes e lentos, isso animou os mercados e trouxe um impulso para vários ativos domésticos. Isso porque com uma taxa de juros mais baixa, o dinheiro está mais acessível para o consumidor, acelerando a recuperação econômica nacional. Infelizmente, a repercussão global negativa em relação as queimadas na Amazônia não podem deixar de ser citadas. Um dos trending topics mundiais foi a hashtag #prayforamazonia. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram registrados um aumento de 85% de incêndios na Amazônia em relação ao mesmo período de 2018. A repercussão mundial que o fato tomou é uma tentativa para que a pressão de outras nações e investidores possa ajudar a brecar o desmatamento e as queimadas no Brasil. Além disso, blocos e nações que negociam acordos comerciais com o Brasil, cogitaram impor a conservação das florestas como pré-requisito na negociação. Ou seja, além do meio ambiente, a economia também pode ser afetada. Para “ajudar” essa semana o governo mudou um decreto que permite queimadas para agricultura fora da Amazônia.

No mercado internacional, fora o conflito que já estamos cientes entre China e EUA, temos também a crise na Argentina, os PIBs caindo na Alemanha e Reino Unido… A acadêmica Isabel Schnabel, integrante do comitê de especialistas que assessora o Governo Merkel disse “A Alemanha é muito penalizada pelo conflito comercial, devido à sua dependência em relação às exportações. Se a Alemanha cair na recessão, é muito provável que o mesmo aconteça no resto da zona do euro”. Os danos da guerra comercial entre China e EUA já estão afetando a todos, além do risco de uma guerra cambial também vir à tona.

A seguir, temos o fechamento de alguns ativos e índices:

Índice Bovespa – 101134.61 pontos;

Índice Futuro de IBOVESPA - 102220 pontos

Petrobras PN (SA:PETR4) – 25,50 reais

Vale do Rio Doce (F:VALE3) ON – 45,57 reais

Banco Itaú (SA:ITUB4) PN - 33,94 reais

Banco Bradesco (SA:BBDC4) PN – 32,95 reais

Ambev (SA:ABEV3) ON – 18,72 reais

Dólar Futuro – 4138.50 reais

Índice Dow Jones – 26403.28 pontos

Índice S&P 500 – 2926.46 pontos

O que esperar para próxima semana...

Iniciamos a semana com vencimento quadrimestral da carteira teórica do Ibovespa. A nova carteira do Índice Bovespa entra em vigor já na segunda-feira (02/09) e vencerá apenas em 03 de janeiro de 2020. A nova carteira conta com a entrada de GNDI3 (SA:GNDI3) (INTERMEDICA ON) e BPAC11 (SA:BPAC11) (BTGP BANCO UNT), totalizando 68 ativos de 65 empresas. Comparando as carteira que venceu com a nova, os ativos de maior peso na composição seguem sendo: Itaú Unibanco (SA:ITUB4) PN, Vale ON (SA:VALE3), Bradesco (SA:BBDC4) PN, Petrobrás PN e a B3 ON. Lembrando ainda que na segunda-feira é feriado nos EUA, dia do trabalho, por isso a Bolsa de valores de Nova York estará fechada o dia todo e sabendo do peso que os gringos representam no nosso mercado, nossa liquidez tende a diminuir. Na sexta-feira (06/09) primeira sexta do mês, como de costume, teremos payroll. Sejam cautelosos devido a alta volatilidade que traz ao mercado quando é divulgado, além de ser um termômetro da economia norte-americana.

Fique atento para esses eventos (três touros):

  • Terça-feira - PMI Industrial ISM (Ago) às 11h;
  • Quinta-feira - Variação de Empregos Privados ADP (Ago) às 9h15, PMI ISM Não-Manufatura (Ago) às 11h e Estoques de Petróleo Bruto às 12h;
  • Sexta-feira - Relatório de Emprego (Payroll) não-agrícola (Ago) e Taxa de Desemprego (Ago) às 9h30;
  • Tenham uma excelente semana.

    Liora Vanessa

    Este conteúdo visa ambientar/informar os investidores de uma forma simples sobre como o mercado tem se comportado, jamais devendo ser considerado como indicação de compra ou venda de qualquer ativo.

    Últimos comentários

    Muito bom o conteúdo ! Parabéns pelo seu trabalho!
    Ótima análise. Perdi mais tempo na foto do que na leitura.
    Artigo excelente parabéns Liora, com todo o respeito além de bonita, és muito inteligente!!
    Gratidão pelo seu feedback! Volte sempre! :)
    Instale nossos aplicativos
    Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
    Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
    A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
    É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
    A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
    A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
    © 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.