Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Tweets de Trump Promovem Realização Nos Mercados Mundiais

Publicado 06.05.2019, 07:57
Atualizado 11.10.2023, 23:02

ÁSIA: As bolsas da região Ásia-Pacífico recuaram na sessão de segunda-feira com temores de que as negociações comerciais entre os EUA e a China estivessem à beira de um colapso.

O presidente Donald Trump divulgou tweets na tarde de domingo que os impostos atuais de 10% sobre o valor de US $ 200 bilhões em produtos chineses subirão para 25% na sexta-feira. Ele também ameaçou impor tarifas de 25% sobre um adicional de US $ 325 bilhões em produtos chineses “em breve”.

Autoridades norte-americanas indicaram na semana passada que houve progressos nas negociações em Pequim e disseram que era possível chegar a um acordo até o final desta semana, mas a súbita linha dura de Trump assustou os investidores.

O índice MSCI Ásia-ex Japão caiu 1,76%. O composto de Xangai caiu 5,58%, enquanto o Shenzhen Composite despencou 7,38%. O CSI 300 index, que acompanha as maiores ações listadas no continente, caiu 5,84%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng recuou 2,90%. As ações da empresa chinesa de equipamentos de telecomunicações ZTE, cotadas em Hong Kong, despencaram 8,82%, com a empresa sendo pega de surpresa no fogo cruzado entre Pequim e Washington. Sua contraparte listada em Shenzhen caiu 9,98%.

O yuan chinês caiu para 6,7790 em relação ao dólar, ante 6,72 na semana passada. Sua contraparte onshore mudou de mãos em 6,7655 contra o dólar, ante 6,73 na semana passada.

Em contrapartida, fontes dizem que a China está considerando cancelar suas negociações comerciais com os EUA nesta semana, diante das recentes ameaças de Trump.

Na Austrália, o ASX 200 caiu 0,82%, com quase todos os setores em baixa. Entre as mineradoras, BHP caiu 0,5%, Fortescue Metals recuou 2,2% e Rio Tinto (LON:RIO) caiu 0,7%.

Os mercados no Japão e na Coréia do Sul ficaram fechados por conta de feriados.

EUROPA: Os mercados europeus caem acentuadamente na segunda-feira, depois que o presidente Donald Trump disse que os EUA aumentariam as tarifas sobre produtos da China.

O DAX da Alemanha e o CAC da França caem mais de 2% no meio da manhã. No Reino Unido, os mercados estão fechados devido feriado público.

ThyssenKrupp disse que ainda está buscando um acordo com os reguladores antitruste europeus sobre uma joint venture com a Tata Steel, informou a Reuters.

Enquanto isso, a Comissão Europeia está preparada para lançar uma investigação formal sobre a Apple (NASDAQ:AAPL) nas próximas semanas. De acordo com o Financial Times, isso se deve a uma denúncia feita pela Spotify (NYSE:SPOT) no início deste ano.

A leitura do índice PMI para a zona do euro continua mostrando fraqueza na região. O índice PMI da IHS Markit chegou a 51,6 em abril, ante uma leitura em março de 51,6. A produção industrial ainda está sob pressão da queda da produção e de novos pedidos e está afetando o crescimento do emprego. Nos setor de serviços, no entanto, as condições dos negócios estão melhores.

EUA: Futuros das ações dos EUA despencam nesta segunda-feira, em meio à temores de que as negociações comerciais entre os EUA e a China estejam à beira do colapso, depois que o presidente Donald Trump ameaçou aumentar as tarifas de US $ 200 bilhões.

Os futuros do Dow Jones Industrial Average cai 1,89%, enquanto o S & P 500 futuros cai 1,78%, enquanto os futuros do Nasdaq 100 cai 2,21%.

Na sexta-feira, o Nasdaq Composite Index fechou com alta de 1,58%, alcançando um recorde histórico. O índice S & P 500 subiu 0,96%, enquanto o Dow subiu 0,75% ou 197,16 pontos, para 26.504,95 pontos.

Em um par de tweets surpresa no domingo, Trump expressou frustração com a velocidade das conversações com a China e ameaçou aumentar as tarifas sobre US $ 200 bilhões de produtos chineses na sexta-feira. “O acordo comercial com a China continua, mas muito devagar, enquanto tentam renegociar. Não!”, escreveu ele.

As negociações comerciais, que foram retomadas na semana passada entre os dois países, as autoridades dos EUA pareciam esperançosas com um acordo iminente. Pequim, que no passado rejeitou as pressões dos EUA, disse que a viagem do vice-primeiro-ministro Liu He a Washington nesta semana pode ser cancelada, segundo um relatório do South China Morning Post, citando fontes.

Não está prevista a divulgação de dados econômicos importantes.

ÍNDICES FUTUROS - 7h35:

Dow Jones Futuros: -1,88%

SP500: -1,73%

NASDAQ: -2,18%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Últimos comentários

Muito bom o texto, dá uma visão dos acontecimentos, facilitando a compreensão.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.