Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Um Cheque em Branco Para Via Varejo (VVAR3)?

Publicado 05.06.2020, 11:20
Atualizado 04.10.2023, 15:59

Uma história antiga

A depender de há quanto tempo você acompanha a Nord, é bem provável que já tenha me visto falar de Via Varejo (SA:VVAR3) diversas vezes.

Não é para menos: as Ações entraram para a carteira há quase 1 ano e meio, em janeiro de 2019. De lá para cá, manifestei-me publicamente sobre a tese em diversas ocasiões — e, na maioria delas, com um viés bastante positivo com relação à atratividade da tese de investimento.

E, de fato, muita coisa aconteceu desde lá: os Klein reassumiram o protagonismo da Companhia; a nova gestão mudou o rumo; inconsistências contábeis foram descobertas e superadas… e todos esses movimentos foram amplamente escrutinados por mim e pelo restante da minha equipe.

Toda história chega a um fim

O que talvez você não saiba é que recomendei VENDA de VVAR3 na última terça-feira (2).

Com isso, encerramos a recomendação com ganho de +163,0 por cento.

Em relatório extraordinário, expliquei a decisão: por mais que aplaudamos a evolução operacional recente da Companhia, entendíamos que, nos níveis de preço atuais, o risco-retorno já não compensava. Víamos (e continuamos vendo) o mercado tão empolgado com a tese quanto antes da eclosão da Covid-19 — que, inevitavelmente, trará impactos expressivos aos resultados do 2T20 e, provavelmente, aos trimestres subsequentes.

Tudo uma questão de preço.

E acrescentamos:

.

Veio a galope...

Na noite seguinte, da quarta-feira (3), a empresa anunciou a operação. Se quisesse, conscientemente, acertar o timing, não teria conseguido.

A companhia pretende emitir entre 220 e 297 milhões de novas ações, com captação estimada entre 3 e 4 bilhões de reais. O efetivo montante dependerá do preço que for estipulado na operação, que ocorrerá na modalidade esforços restritos — ou seja, só poderão participar atuais acionistas e um número predefinido (e limitado, em comparação a uma oferta tradicional) de investidores institucionais.

A opção por esforços restritos denota que a companhia prefere uma emissão rápida e menos burocratizada. O porquê da pressa não está claro para mim: só o tempo dirá.

Tendo em vista que a primeira data de corte para participação de acionistas era justamente 02/06 — mesma data em que recomendei vender as ações —, entendi que era meu papel opinar sobre a operação.

Os motivos

A companhia alega que investirá os recursos da oferta em i) tecnologia e logística, ii) otimização da estrutura de capital e reforço de capital de giro.

Entendíamos (e continuamos entendendo) que a trajetória operacional recente da Via Varejo (SA:VVAR3) justificaria, mediante a apresentação continuada de bons resultados pela nova gestão (o que de fato ocorreu até o 1T20), vir a mercado reivindicar novos recursos para acelerar seu processo de transformação digital. Tudo isto era (e é) muito coerente com os movimentos da empresa ao longo do último ano.

Com relação especificamente à otimização da estrutura de capital e ao reforço do capital de giro, acredito que tenha mais: pontuamos que constatamos, no 1T20, um movimento importante de formação de caixa mediante a antecipação de recebíveis como medida preventiva à deterioração de cenário que se avizinhava no trimestre seguinte.

É fato que o expediente era recorrentemente utilizado pela Empresa, mas o percebemos com maior intensidade naquele momento.

Minhas preocupações

Tem-se então que, em se concretizando um cenário difícil no 2T20 — nosso cenário-base é substancialmente pior do que o que vem sendo sugerido pelos executivos da Companhia em suas recentes declarações públicas —, entendemos que é altamente provável que Via Varejo esteja queimando caixa significativo neste trimestre.

Com menores possibilidades de recurso a novas antecipações de recebíveis (porquanto as ampliou substancialmente no trimestre passado), acreditamos que a companhia lance mão de parte da oferta para melhorar seu nível de caixa no curtíssimo prazo.

Trata-se, enfatizo, de uma hipótese: à medida que a companhia optou por dar prosseguimento à oferta neste momento, não dispomos de dados econômico-financeiros posteriores ao 1T20, mas tão somente declarações esparsas do management em eventos recentes — que, no nosso entender, são insuficientes para uma avaliação adequada da operação.

Ou seja, estamos às escuras.

Aliás, lamento que as circunstâncias nos levem a ter que opinar com relação a uma emissão dessa magnitude (ressalto que estamos falando de algo entre 3 e 4 bilhões…) dessa maneira.

Preferência versus Prioridade

A emissão ocorrerá com exclusão do direito de preferência aos atuais acionistas, mas a eles será dada prioridade na alocação. O efeito prático da iniciativa é que eventuais desinteressados na oferta não poderão negociar direitos de subscrição proporcionais à sua atual participação.

No final das contas, as opções são: i) participar na proporção de 0,169267 da posição detida em 02/06 (por exemplo: quem tinha 1.000 ações pode subscrever 169 novas VVAR3); ou ii) não fazer nada. Caso o lote adicional seja colocado, a proporção em (i) aumenta para 0,228511 (228 novas Ações para cada 1.000 títulos detidos).

valuation

Com as informações das quais dispomos, estimamos que, na melhor das hipóteses, VVAR nos patamares atuais esteja negociando entre 13 e 15 vezes EBITDA em 2021 — sim, já deixamos 2020 de lado, por razões óbvias. Isto representa prêmio em relação a operações de varejo muito mais consistentes, como Lojas Renner (SA:LREN3) e Lojas Americanas (SA:LAME4) — que, pelo consenso de mercado, negociam ambas na casa das 13 vezes.

Quando dizemos na melhor das hipóteses, fazemos referência i) à atual situação de caixa da companhia, que desconhecemos e, por outro lado, ii) à magnitude das potenciais evoluções operacionais, traduzidas em margens, que nos parecem passíveis de ocorrer nos próximos 18 meses.

Desnecessário dizer que o risco de execução de VVAR é muito maior do que Renner ou Americanas. Portanto, um desconto substancial no valuation deveria se apresentar. Não é o caso.

Conclusão

Tendo em vista que:

  1. Considero o momento da oferta inoportuno: a companhia atravessa um trimestre dificílimo e temos quase nenhuma visibilidade sobre sua real situação financeira no momento;
  2. O procedimento de oferta pública por esforços restritos se traduz em ainda mais opacidade em relação à situação da empresa;
  3. Em assumindo que a oferta se dê em preços similares aos de mercado, consideramos o múltiplo injustificadamente elevado frente aos pares e ao risco de execução da tese de investimento.

Recomendo não participar da oferta.

Faço-o com tristeza.

Talvez, se fossem outras as circunstâncias e me fosse possibilitado enxergar o real momento atual, a opinião fosse outra. Via Varejo é uma bonita história de superação.

Mas sem números, em meio ao coronavírus, com muitas lojas fechadas… desculpem-me, mas não dá.

Cronograma

A quem ainda assim se interessar, informo:

O período de subscrição prioritária (em outras palavras, o período de reserva destinado aos atuais acionistas) teve início neste dia 04/06 e vai até o próximo dia 10/06. Para participar da oferta, entre em contato com sua corretora. O preço por ação será fixado no próximo dia 15/6; as novas Ações passarão a ser negociadas a partir do dia 17/6 e a liquidação financeira da oferta ocorrerá no dia 18/6.

Últimos comentários

ISSO VAI PRA 100,00
O Ricardo acertou lá no final de 2018, quando o papel custava por volta de  3,00 e ninguem queria. Na crise voltou lá para os 4,50, papel já deu muita oportunidade.  A 15,00 sem chance.......
100% de lucro na VVAR...Seguimos o mantra: “facam tudo diferente do que falam”.Sigo comprado e vendo o lucro crescer diariamente.
Isso msm Marcus, ibovespa em queda e a VVAR3 estavel. e bombando em alta.
Com tantas opções mais certeiras prefiro so observar a VVAR.... Quem muito quer nada tem.
boa resposta e ainda mais a inadimplência e desemprego subindo em breve veremos boas correções no mercado global . Vamos se atentar nos dados do próx. pay roll pq o dessa sexta feira foi um fale news vergonhoso
Não é a toa que o CEO da companhia participou do podcast do Primo Rico, que, atualmente está mais para Primo MerchanRico do que tudo.
Concordo
Excelente e séria análise 👏👏👏
Concordo.
Quem vendeu perdeu muito...não foi levado em conta iniciativas administrativas que projeta os preços das ações para 21,00 por diversos analistas...ainda temos ganho aproximado de 35%...está na hora de comprar...
Sigo comprado!
Boa Schweitzer, vendi tudo em Vvar semana passada com 136% de lucro, e estou liquidando todas posições compradas esta semana. Ficarei só 15% posicionado em bova11 e vou esperar mercado se acomodar um pouco agora que o FED vai reduzir o volume das operações de liquidez quase infinita, a ver
sabe nada em Ricardo sai da nord por causa das suas ideias. vender agora via varejo. o tempo vai mostrar a besteira que vc fez. mais respeito a sua opinião, porém não sigo.
Concordo com vc.
A melhor pessoa que cuida do seu dinheiro é vc mesmo...
essa empresa é ridícula. Vai entrar no follow on pra pagar aluguel pra os kleins.
a liquidez era 50.000 ações por dia antes da compra a liquidez artificial de milhões de ações a preços de 13 a 15 tinham a única finalidade específica de distribuir parte das ações compradas a valor baixo
Se Renato Breia foi na dele deve tá puto. kkk
Se o Breia foi na dele deve tá puto. kkkk
Cada coisa temos que ler
vvar3 é 30 quem saiu se arrependera por nao ter ganhado mais kkkkk
Quem saiu já colocou o lucro no bolso e pode voltar a hora que quiser.
Torcedores nunca aceitam opiniões contrárias. A paixão por ação está ficando igual de time de futebol, política e religião. O importante é ganhar dinheiro... lendo os comentários parece que só existe via varejo pra ganhar dinheiro.
Falou tudo ! 👏👏👏👏
Conga é 10, Vara é 20, Bia é 30 e Ibov é 120!
Conga? Vara? Vix....
kkkkkkkkk deus te ouça
Vvar3 é igual Bosolnaro, quanto mais bate, mais cresce .
comprar ações da via varejo é igual comprar uma mercadoria do Paraguai, vc n sabe a qualidade do q está levando...
Lucro mensal da via varejo é maior do que magalu kkkk do que cê tá falando
Mas se souber onde comprar é lucro. kkkk
Pra quem sabe ler, um pingo eh letra. Se a família Klein que eh controladora da companhia, que tem membros no conselho de administracao, não participará do aumento de capital nesses patamares de precos. Sinceramente, só mesmo um idiota teria coragem de aportar agora. Está na cara que via varejo hj eh uma grande bolha prestes a estourar. Mais uma bola dentro do Ricardo. Esse, sim, tem todo o meu respeito. Parabéns pela análise sóbria, sincera e realista da situação da companhia.
Esse preço foi antes dos investimentos em tecnologia, acredito que vai subir ainda!
tô comprado com o médio em 7 reais, se cair com o follow on compro mais, simples assim.acredito que subirá muito ainda. sucesso a todos🤑
somos dois!!
comprem , perder ninguém perde, qto mais o Brazil investir em bolsa melhor para o país , se falir alguém compra, ou Luiza ou amazon
...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.