Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Um Pouco de Tudo

Publicado 25.09.2020, 19:41
Atualizado 14.05.2017, 07:45

O mercado futuro de açúcar em NY encerrou o pregão de sexta-feira, com os dois primeiros vencimentos, outubro/20 e março/21 valorizando 26 e 15 pontos respectivamente, fechando a 13.03 e 13.53 centavos de dólar por libra-peso.

O dólar se valorizou em relação ao real em mais de 5% na semana, encerrando cotado a R$ 5,5600. Com isso, abre espaço para a elevação do preço da gasolina e consequentemente melhora o preço do etanol eventualmente estreitando a arbitragem com o açúcar. No entanto, pelo fechamento do etanol B3 (SA:B3SA3) (antiga BM&F) o hidratado negocia aproximadamente a 200 pontos de desconto em relação ao açúcar em NY.

Devido à seca, a Tailândia espera a maior redução na produção de açúcar ao longo de uma década. Os números mostram uma produção entre 7.1 e 7.25 milhões de toneladas. No entanto, com o Brasil retomando parcialmente sua fatia de mercado e o covid-19 responsável por uma retração no consumo mundial de mais de 3 milhões de toneladas de açúcar, difícil acreditar que os preços do açúcar em NY podem reagir de maneira positiva à situação daquele país.

Os números divulgados pela UNICA referentes à primeira quinzena de setembro/2020 apontam para uma produção acumulada de açúcar de 29 milhões de toneladas, um acréscimo de 45% em relação ao mesmo período da safra passada. Nas cinco últimas safras, a produção total de açúcar acumulada na primeira quinzena de setembro representou em média 72.9% do total de açúcar produzido naquele ano safra. Se tomarmos as últimas dez safras, a diferença não é tão grande: 71.8%. Dessa forma, podemos inferir que a produção total de açúcar será de quase 40 milhões de toneladas?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Não, não dá para usarmos essa lógica, pois a moagem vai sofrer enorme redução – segundo muitos agrônomos – a partir do final de outubro. A estimativa da Archer Consulting para esta safra, publicada em 11 de abril de 2020, apontava para 35.8 milhões de toneladas de açúcar. O mercado acredita hoje em mais de 37 milhões de toneladas.

Semana que vem expira o contrato de setembro de 2020 e com ele as especulações acerca da entrega. O mercado fala entre 1.0 e 1.5 milhão de toneladas de açúcar. O mercado físico de exportação assistiu a uma melhora do basis, segundo alguns corretores, estreitando 10-15 pontos.

Os fundos compraram mais de 35,000 lotes na semana atingindo uma posição comprada, com base na terça-feira passada, de 172,279 contratos. No período o mercado subiu 81 pontos, ou aproximadamente 438 contratos para cada ponto de elevação. Antes, os fundos precisariam de mais lotes para conseguir mover o mercado dessa maneira. Isso mostra, ou pelo menos parece mostrar, que os fundos encontram menos resistência (menos vendas sendo feitas?) na subida ou as usinas estão receosas que problemas climáticos possam afetar a próxima safra. Apenas conjecturando.

Você, cara leitora e caro leitor, que acompanha nossos comentários, que se dedica ao estudo do mercado de futuros, opções e derivativos e se debruça, ainda que de maneira inconstante, nos livros e relatórios para entender as nuances do mercado futuro, deve –  coberto de razão – ficar estarrecido com a notícia do próximo parágrafo. Sim ou não? Uma vergonha.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Segundo a Bloomberg, o JPMorgan Chase & Co estão prestes a anunciar um acordo com as autoridades americanas do CFTC (Commodity Futures Trading Commission), agência independente do governo que regula os mercados de futuros e opções das commodities, de cerca de US$ 1 bilhão pela manipulação nos mercados de metais e títulos do Tesouro. O acordo encerraria as investigações da agência. Uma das “estratégias” usadas é chamada de spoofing, que consiste em inundar o mercado de derivativos com ordens que os operadores não intencionam executar, mas o fazem objetivando levar o mercado para determinada direção e lucrar com isso. Obviamente que não é proibido dar uma ordem e cancelá-la em seguida, ocorre que esse tipo de ordem é ilegal por fazer parte de uma estratégia destinada a enganar outros operadores. Está cada vez mais difícil para o profissional de mercado olhar o valor que está sendo negociado na tela e discernir que aquele valor é justo ou manipulado.

Tenham um excelente final de semana.

Últimos comentários

o acordo parece imoral, porem eu gostaria de fazer um contra-ponto. o mercado deveria refletir o pensamento medio sobre o valor definido de qualquer ativo. se o “manipulado” se deixa envolver pelo “manipulador” ele esta contribuindo para a tal media dentro das regras vigentes e o que pode ser considerado manipulador eh apenas um vies mercaodlogico. os especialistas quando veem um mercado livre atuando e criando estas (e outras) situacoes, tentam criar barreiras para evitar que elas ocorram novamente e caso ocorram, que alguem seja punido. quando isto acontece o mercado deixa de ser livre. infelizmente isto acaba engessando algumas cadeias produtivas e estas ficam sem instrumentos para eliminar de seus negocios os aventureiros, os manipuladores e acabam por prejudicar os membros da mesma cadeia produtiva. nao existe resposta unica para este problema, mas mesmo que me prejudique, prefiro o mercado livre de regras e barreiras e cada um que participe (ou nao) dentro de seus limites.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.