Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Entenda O Uso Correto das Opções Sobre Ações em Seus Investimentos

Publicado 21.05.2019, 11:01
Atualizado 09.07.2023, 07:32

A maior parte dos investidores que tem seu primeiro contato com as opções, acaba conhecendo e utilizando essa ferramenta do mercado de maneira equivocada e desastrosa - causando prejuízos grandes para o seu patrimônio e correndo riscos excessivos em suas posições.

Aquele discurso de que nos derivativos do mercado financeiro você pode perder tudo e até se endividar, não é mentira! Mas temos que dizer também que não é algo tão “horrível” assim, já que nos dias atuais, grandes e pequenos investidores assumem exposição ridiculamente arriscada em mini índice e mini dólar, e nem fazem ideia do risco que estão correndo.

No texto de hoje, vamos explicar melhor o que são as opções sobre ações e como você pode se proteger para não cometer esses erros. Confira!

O risco das opções

No primeiro parágrafo, eu quis dizer que o risco não está no mercado de opções ou no mercado futuro e sim na utilização de qualquer uma dessas ferramentas da forma errada. A simples venda de ações descoberta, por meio do BTC, por si só já possui um risco infinito. Imagina alavancar isso?

O mercado de opções, assim como qualquer uma das modalidades de investimentos mencionadas acima, se utilizado da maneira correta, se torna extremamente rentável a até mesmo mais seguro que muitos investimentos, e com muita liquidez.

Na minha experiência de quase 10 anos com esse tipo de “ferramenta”, cheguei a conclusão que existem apenas duas formas de utilizar os derivativos do mercado de ações: como estratégia de especulação e como estratégia de investimentos, sem nunca realizar alavancagem em nenhuma das duas formas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Estratégias especulativas

As estratégias especulativas envolvem a utilização apenas das opções, as famosas travas, borboletas, calendar spread, condor - e mais um monte de nomes estranhos.

Essas são as estratégias onde você sabe exatamente quanto que você pode ganhar desde o início e quanto é o possível prejuízo máximo. É o tipo de estratégia tudo ou nada, ou seja: ou você tem o lucro estipulado, ou você leva o prejuízo máximo.

Mas não se assuste, pois se esse tipo de estratégia for montada da maneira correta, a relação risco ganho fica sempre positiva, 2 para 1, 3 para 1, 4 para 1. Isso quer dizer que esse tipo de estratégia deve ser montada sempre buscando, tentando ganhar 2,3,4 vezes o seus risco máximo na operação. Esse é o tipo de estratégia que antes de montar em sua conta, você deve se perguntar: Qual a relação risco ganho dessa operação?

Opções na modalidade de investimentos

Existe também uma outra forma de utilização das opções, na modalidade de investimento. Nesse caso, na maior parte das vezes, a compra ou a venda de uma opção está relacionada com a compra ou a venda do ativo objeto.

No caso das opções sobre ações, está sempre relacionada com a compra de ações de VALE3, PETR4, ITUB4 e USIM5, por exemplo, podendo estar relacionada com muitas outras diferentes, dependendo do interesse do investidor.

Contudo, a diferença crucial entre esse modelo de estratégia em comparação com a mostrada anteriormente é que, nesse caso, a estratégia de investimento não é tudo ou nada, não se trata de uma operação que pode “ir para o pó”.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Nessa operação, você executa a compra ou venda das opções, e em paralelo, você executa a compra ou a venda das ações, na mesma quantidade ou em quantidades diferentes, dependendo da estratégia.

O fato é que, a montagem desse tipo de operação está muito ligada a necessidade do investidor de proteger sua posição antiga ou nova posição em ações. Ou de maximizar os lucros da sua carteira de ações, sem elevar sua exposição ao risco de um revés. Normalmente, nesse seguimento, o investidor monta as operações conhecidas como Fence, Collar, Lançamento Coberto, Delta Hedge e muitos outros nomes desse tipo.

Conclusões

No texto de hoje, quis deixar claro que as opções não são tão assustadoras como muitas pessoas pensam mas, ao mesmo tempo, devem ser pensadas e analisadas com calma por um investidor ou empresa capacitada para realizar esse tipo de investimento com segurança.

Últimos comentários

Boa tarde Luis.Tenho uma duvida cruscial.Se eu comprar uma ação por exemplo Vale3.Qual é a melhor forma de eu me proteger com opçoes caso a ação caia.Venda coberta seria uma ? Ou existe outro tipo de operação.Obrigado.
Excelente artigo; sanou algumas dúvidas. Passei a segui-lo.
Olá Francisco!. Obrigado pela participação, ficamos muito felizes em saber que nos acompanha.. Abraço!
Parabéns Luis, seus artigos sempre são construtivos. Sucesso!!
Agradeço Carolini! Abraço.
Parabéns Luis, seus artigos sempre são construtivos. Sucesso!!
Gerador de Lero lero
Disponha!
Gostaria muito de aprender a operar opções com essa segurança !!!!
Silvaldir, não é tão fácil trabalhar com renda variável, seja lá qual for a modalidade. As operações com opções necessitam de um certo conhecimento sim! Afinal é uma das modalidades mais "trabalhosas" que existem no mercado, devido às diversas estratégias que se pode montar. Recentemente gravei algumas aulas devido à grande demanda de perguntas que recebemos em nosso canal no youtube, e isso deu um direcionamento correto para o nosso "Treinamento de Opções". O Conteúdo é bem didático e com certeza será bom para abranger o seu conhecimento atual. Pesquise por "Investidor Independente" em seu navegador. Ou Caso queira assistir os nossos vídeos, pesquise por "Luis Outi - Canal do Investidor" no Youtube. Será um prazer lhe ajudar, abraço!
Poderia criar uma continuação desse texto, dando exemplos práticos e algumas estratégias para entendermos melhor. De qualquer forma é um ótimo texto!
Olá Rodrigo, agradeço pelo mentário! Tenho alguns videos em meu canal que com certeza vai ajudar a esclarecer melhor. Infelizmente não vou conseguir encaminhar os links dos videos por aqui. Mas pesquise por Luis Outi - Canal do Investidor > "Trava de Alta - Invista em opções e ações arriscando muito pouco". E também "Ganhe na Alta das Ações e se Proteja das Quedas". Caso o seu interesse seja apenas com opções "Fence - Invista em Opções de Ações com Segurança" e "Estratégia com opções - Lançamento Coberto ou Financiamento?". Abraço!
Vou checar agora mesmo! Obrigado pelas dicas e pela informação.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.