Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Vale a Pena Investir em Tenda?

Publicado 16.08.2019, 06:05
Atualizado 09.07.2023, 07:32

Fusão e IPO

Em 2008, visando entrar no mercado de baixa renda, a construtora Gafisa (SA:GFSA3) adquiriu 60% da Tenda (SA:TEND3) e iniciou um processo de expansão e reestruturação que culminou na fusão das duas empresas, em 2010.

Após arrumar a casa, a Gafisa (SA:GFSA3) resolveu segregar Tenda (SA:TEND3) e fez o IPO da empresa em 2017. Neste intervalo a empresa adequou seu modelo de negócio visando aumentar a eficiência na construção, apostando forte na padronização e nos ganhos de escala.

ROE - TEND (laranja) e MRVE (azul). Fonte: Bloomberg.

Tenda (SA:TEND3) fez bem o dever de casa.

Tenda (SA:TEND3) é hoje a segunda maior construtora focada em baixa renda do país e recentemente tem apresentado um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) maior do que o de MRV (SA:MRVE3), maior do setor e que sempre apresentou boa rentabilidade.

Baseada no modelo de formas de alumínio, a companhia consegue construir 2 apartamentos por dia, atualmente. Desde 2012, a companhia focou em reduzir fortemente os custos - o segredo foi a padronização.

Custos de Produção. Fonte: Tenda

É praticamente uma linha de produção fabril.

E, como sempre, o preço que se paga pela padronização é a perda a flexibilidade. O crescimento da companhia hoje é limitado a apenas a fazer mais do mesmo.

A especialização de Tenda (SA:TEND3), por bem ou por mal, a deixa "presa" ao Minha Casa Minha Vida.

Cenário atual desafiador

O alto nível de padronização só foi possível porque a empresa decidiu focar exclusivamente no Minha Casa Minha Vida (MCMV) faixas 1,5 e 2.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Isso reduz o risco e a necessidade de capital empregado no negócio.

Mas, aí começam os desafios futuros da companhia. O primeiro e mais importante deles é que o orçamento do MCMV, que vinha se expandindo ano após ano, daqui pra frente terá um orçamento estável.

Orçamento FGTS. Fonte: Tenda

A própria companhia admite que o crescimento médio de receita, acima dos 30 por cento observado nos últimos 4 anos, não será mais alcançável daqui pra frente.

Ela acredita que poderá crescer sua receita entre 10 e 15 por cento nos próximos anos.

Mas para entregar este crescimento, além de aumentar sua participação em São Paulo, precisará expandir sua atuação, adicionando 1 nova praça por ano (das 8 praças atuais).

Logicamente, esta expansão envolve riscos de execução e, a própria companhia, espera retração de sua margem. Os 36 por cento de margem bruta atuais, deverão cair para 33 por cento nos próximos anos.

O setor é cheio de casos de empresas que tiveram ENORMES perdas diversificando sua região de atuação.

E, com o mercado de construção voltando do buraco, os custos de produção também deverão subir - mão de obra e materiais. Resultado, pressão na margem.

Para completar, o preço não ajuda

Tenda (SA:TEND3) teve ótimos resultados, desde 2017. E as ações não ficaram para trás:

TEND3; Fonte: Bloomberg

Com a forte alta das ações desde o IPO, a ação já acumula quase 300 por cento de alta. Parte da alta, veio das enormes recompras de ações.

É a própria empresa "puxando" suas ações para cima.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Afinal, Tenda (SA:TEND3) tem um fundo de Private Equity, que sempre tem data de saída, como acionista controlador - provavelmente já estão pensando em sair.

E, um ponto interessante, TEND3 (SA:TEND3) negociando a mais de 2x patrimônio líquido, já não demonstra tanto interesse em continuar sua recompra de ações.

Tenda (SA:TEND3) foi um ótimo investimento. Mas, hoje, já não é mais. Quem pegou, pegou. Quem não pegou, não pega mais.

Cenário desafiador, menor crescimento, menores margens, maior risco de execução e - o terror de quem trabalha com o governo brasileiro - mudança de regras.

O Investidor de Valor não pegou. E, aqui em cima, não pegará mais. Aqui em cima, continuamos de fora de TEND3 (SA:TEND3).

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Publicação Original

Últimos comentários

Opa, ótima posição... Agora o negócio é ficar vivo nos stops...
pode ser mesmo...
Estou nela desde o início do ano e a maioria dos indicadores fundamentalistas, como o P/L, sugerem manter ou comprar. Vou manter caso ela diminua receita ou lucros e perca performance eu saio.
Tem alguma empresa que esse cara gosta?
Itub/itsa
 Vulc3, Prio3, BBas3
Lcam3
Saiu hoje a noticia de que o Presiddente Jair Bolsobaro pretende lancar uma nova linha d ecredoto pela Caixa Economica, indexada ao IPCA e com reducao de juros de ate 31%. Talvez aqui uma oportunidade....
pode ser mesmo...
bom dia bruce...manda uma análise que que dê tempo de pegar
bom dia bruce...manda uma análise que que dê tempo de pegar
Ele tem, só que no Investidor de Valor. Tem umas 12 ações ali.
Sim, ele só comenta o que está ruim, o que passou a oportunidade, o que não serve mais! É o Comentarista da Negação! Assim não dá mais para ler esses artigos.
Eu acho é que neste momento de terror mundial não é hora é de comprae ações de ninguém. Mas só achômetro.
Mas penso o mesmo que você.
quando a bolsa estava em 80 mil pontos pouca gente comprava acoes achando q nao tinha espaco pra chegar nos 100mil pontos. E o fato eh que a bolsa ainda ta barata, aproveitem as ofertas agora pois em 2020 vai chegar a 140mil pontos. Querem comprar acoes com desconto? entao comprem agora, porque qndo o mercado voltar pra cima soh vao ficar assistindo os outros subirem junto.
S&P VIX está oscilando entre 18 e 22 não começamos nem a brincadeira do mercado. Deixa o mercado trabalhar porque o alerta ainda está longe, o mundo só está começando a desacelerar.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.