Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Vale a Pena Investir na SmallCap LLIS3?

Publicado 25.01.2020, 08:24
Atualizado 09.07.2023, 07:32

A Restoque, é uma empresa brasileira que se concentra no design, desenvolvimento, fabricação e comercialização de roupas e acessórios para mulheres e homens. Distribui produtos por meio de lojas próprias e multimarcas, rede atacadista, franquia e outlet, além de plataforma online. As marcas de vestuário da Companhia incluem Le Lis Blanc Deux, Dudalina, Bo-Bô (Burguês Boheme), John John, Noir Lelis, Individual e Rosa Chá. É uma SmallCap que pertence ao setor de consumo e subsetor de comércio.

Agora vamos as comparações. Em relação ao Ibovespa, a LLIS3 está atrativa? Vamos inicialmente comparar o P/L e P/VPA das duas:

· IBOV: P/L = 18,77, P/VPA = 2,35 (Fonte: Bloomberg)

· LLIS3: P/L = 45,52, P/VPA = 0,43 (Fonte: ComDinheiro)

O resultado não é claro correto? Se por um lado temos um P/L elevado e não atrativo (acima do Ibovespa), por outro temos um P/VPA muito atrativo e bem abaixo do Ibovespa.

Então vamos aprofundar um pouco mais a análise, fazendo um comparativo de P/L, P/VPA e D/E (Divida Liquida/ Patrimônio Líquido) com uma LargeCap similar do setor LREN3. Vale ressaltar que ambas são pertencentes a categoria Novo Mercado:

· LREN3: P/L = 46,02, P/VPA = 11,11, D/E = 0,44 (Fonte: ComDinheiro)

· LLIS3: P/L = 45,52, P/VPA = 0,43, D/E = 0,75 (Fonte: ComDinheiro)

Podemos perceber que ficou bem mais atrativo correto? Se por um lado temos um P/L parecido para as duas do setor (~46,00), com índices de solvência D/E atrativos (abaixo de 1,00), por outro temos um atrativo de P/VPA com um desconto considerável (25x menor). Se está tudo bem, então por que o desconto, ou onde está o problema?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Receita e Lucro, a dobradinha que justifica o preço da empresa

Obviamente, o problema da LLIS é a receita e o lucro que caíram drasticamente em 2019. O LPA caiu de 1,87 em 2018 para 0,47 em 2019, redução de 74%. A pergunta que fica é se isso é permanente ou não?

Utilizando uma técnica conhecida do Peter Lynch, autor do livro “O jeito Peter Lynch de Investir”, adicionei duas análises de marca práticas:

· Visitei pessoalmente duas das lojas da Le Lis Blanc com minha mulher.

· Conversei sobre a percepção da marca tirando minha própria conclusão.

A conclusão é que a marca é muito forte e tem bastante potencial de venda, aparente as outras marcas da Restoque, John John, Dudalina e Bo-Bô também. Somado a isso a recuperação da economia brasileira, do setor do varejo, a resposta à pergunta anterior é não. Vamos tentar precificar isto.

Precificação da Restoque

Fazendo uma avaliação pelo modelo de dividendos de dois estágios utilizando as seguintes premissas:

· Crescimento de 2x a LREN3 (já que estamos falando de uma SmallCap)

· Lucro de 70% do que era o lucro de 2018

· Payout similar à da LREN3.

Com isto chegamos no preço de 28,29 (42%). Este número é bem menor que o divulgado pela média das casas de análise que chegam em 37,37 ou 107% de alta (fonte: Investing).

Minha opinião final é de que existe sim o desconto atrativo na ação, motivado pela perda de receita e lucro no ano passado. Mas por estas análises e ainda teleconferências da direção da empresa, percebi que foi um movimento estratégico de verticalização, com o objetivo de aumentar a lucratividade da empresa através de vendas no próprio canal online e lojas próprias, ou uma perda de receita calculada. Como as marcas são fortes, aumento de vendas não deve ser um problema dada uma recuperação econômica. Mas como toda tese, existe sempre o risco de falha.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Vale lembrar que em dezembro de 2019 a companhia fez uma oferta primaria de ações, e aumentou o capital em R$ 258 milhões com objetivo de melhoria da liquidez da companhia, o que é uma boa notícia.

Últimos comentários

Estamos em junho de 2021 e cotação em 4;30. Ainda acredito no case. Bora ver o que o futuro nos dirá
nao e judicial  nao aonde vc viu essa palavra ??  Extrajudicial      vai estudar e ver qual e a diferença
Aqui quem fala é do Futuro ação está 8,50 e em recuperação judicial
Kkk ja estou com 100% de lucro entao tem como melhorar ?
Excelente Fabio, sua análise esta bem fundamentada.
excelente análise
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.